Northrop YB-49

Dois YB-35 foram modificados substituindo os quatro Pratt & Whitney R-4360
motores radiais que acionam hélices duplas contra-rotativas com oito
Motores de turbojato Allison TG-180 (J35). As Forças Aéreas do Exército aprovaram o requisição de mudança em junho de 1945 para o programa de conversão. Além do jato instalações de motores, outras modificações incluíram a adição de quatro estabilizadores verticais - dois em cada asa instalados nos dois lados do escapamentos de motores a jato. As asas foram equipadas com quatro barragens de ar que se estendiam avançar do estabilizador vertical para minimizar o fluxo de ar na asa varrida (redução de sustentação) ao invés de sobre a asa. O concluído aeronaves foram redesenhadas YB-49.

O primeiro projeto de conversão de aeronaves levou cerca de dois anos e o
aeronave estava pronta para testes de vôo em outubro de 1947. O primeiro vôo
YB-49 No. 1 (S / N 42-102367) ocorreu em 21 de outubro. Resultados do voo
os testes mostraram geralmente um bom desempenho; no entanto, estabilidade durante simulações de bombas e problemas políticos condenaram a asa voadora.
A segunda aeronave estava pronta para seu primeiro vôo em 13 de janeiro de 1948. Testes continuou com as duas aeronaves até o segundo YB-49 cair em 5 de junho, 1948. A tripulação da infeliz missão incluía o major Daniel H. Forbes
Jr., piloto; Capitão Glen W. Edwards, co-piloto; Tenente Edward L. Swindell,
engenheiro de voo; Clare E. Lesser e C.C. La Fountain. Força Aérea de Edwards Base, Califórnia, é nomeado em homenagem ao Capitão Edwards.

Após o acidente do segundo YB-49, a primeira aeronave foi modificada
com instrumentos adicionais de medição de desempenho de voo antes dos testes foram retomados. Em 15 de março de 1950, uma equipe da Força Aérea estava testando o resposta do estabilizador da aeronave durante um táxi de alta velocidade quando o nariz roda começou um tremendo violento. Antes que a aeronave pudesse ser submetida controle, o trem de pouso do nariz desabou e o número 1 do YB-49 quebrou dois e foi destruído. O conceito de bombardeiro de asa voadora permaneceria dormente até o aparecimento do bombardeiro furtivo Northrop B-2 "Spirit" quase 40 anos após o último vôo do YB-49.













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