Horten Ho 229 (IX)

Horten Ho-IX (designação do RLM: HO 229 e para fabricação em massa Gotha GO 229) foi um avião experimental alemão do final da Segunda Guerra Mundial criada por Reimar e Walter Horten com planos de ser usados em massa pela Gothaer Waggonfabrik. Foi a primeira aeronave com o formato de um voadora a usar motores a jato
.

História

Foi projetado pelo Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão Oberimartnant Reimar Horten, que tiveram experiências com planejadores sem cauda desde 1931. os irmãos Horten estavam convencidos de que "asa voadora" seria um desenho de aeronaves fora de série, uma vez que fosse oferecida a versão única arrasto. Eles descobriram que, se tivessem uma curvatura correta (em forma de sino), ela seria tanto estável como controlável. Seus primeiros protótipos propelidos foram construídos no final da década de 1930 e foram equipados com dois motores voltados para ré.
Durante o início da década de 1940, eles tentaram obter suporte financeiro oficial para seu projeto, até que registros de inteligência sobre os Estados Unidos revelaram que a Northrop Co. estava desenvolvendo sua própria "asa voadora".
Em 1943, os irmãos Horten iniciaram o trabalho de protótipo de uma turbina impulsionada por turbo-jatos, ou Horten Ho IX V2. Este caça-bombardeiro foi feito de acordo com as especificações gerais da Hermann Göring, que toda nova aeronave deve carregar 1.000 kg de bombas, voar 1.000 km / h e ter um alcance mínimo de 1.000 km. Devia também pode carregar canhões de 30mm.
O primeiro protótipo desta aeronave foi feito com madeira compensada e cola, principalmente na seção das asas, para o seu peso diminuto, além do que os suprimentos de alumínio durável já estavam escassos e os custos de produção precisamente reduzidos. Os irmãos Horten também acreditavam que uma madeira seria menos danificada que uma de metal quando atingida por um disparo de canhão. Uma construção em madeira, pintada com uma mistura de cola e carvão difundida como ondas de radar, produzindo o Ho-229 indetectável aos radares da época. Uma vez que o protótipo do Ho IX V2 não possuía cauda, ​​dois flaps de mergulho, acima e abaixo de cada parte de asa, fornecido ou controle direcional.
O piloto obtém controle lateral e longitudinal movendo placas centrais e distais montadas no painel de fuga da asa. Para melhor visibilidade, o compartimento do piloto foi colocado o mais adiante possível. Os primeiros testes com o protótipo designado Ho-229V1 ainda sem motores, foram feitos em Göttingen em março de 1944. Após esses testes, uma aeronave viria a ser equipada com motores Jumo 004B.
Como piloto de testes foi escolhido pelo tenente Erwin Ziller, e após o primeiro voo do protótipo Ho-229V2, em 2 de fevereiro de 1945, ou piloto relacionado a uma aeronave que possuía excelentes características aerodinâmicas. Satisfeito com o voo inicial ou Ministério do Ar alemão, encomendou 40 exemplos que foram utilizados pela Gothaer Waggonfabrik e 8-229. Contudo, ainda em fevereiro de 1945, outro dia de testes tendo novamente como piloto o Leutenant Ziller, uma aeronave durante o voo, falhou uma falha no motor de partida e na tentativa de pouso, uma aeronave tocou o solo, deslizou e tombou, ocasionando uma morte de Ziller.
Apesar do protótipo Ho-229V2 ter acumulado apenas duas horas de voo, o projeto foi posto em produção na fábrica de Gotha para ser avaliado pela Luftwaffe, onde seria possivelmente de Gotha Go 229. Várias séries produzidas, incluindo caças e aeronaves de treinamento biposto qualquer condição de tempo, bem como os monopostos A-0 caça-bombardeiros, estavam quase completos incluindo os modelos Ho-229V3 e V4, quando uma fábrica foi capturada pelo exército americano em abril de 1945. O protótipo Ho-229V3 foi usado para os Estados Unidos e hoje encontram-se na coleção do Museu Smithsonian para fins de restauração.
Os irmãos Horten também foram contratados para desenvolver um bombardeiro propelido por seis turbojatos com alcance de 6.500 km, bem como trabalhar em um projeto de voadora super-sônica e outro número para transporte de passageiros. Se a guerra com a Alemanha já tiver sido prolongada, o Go 229A-0 provavelmente entrará em vigor na Luftwaffe no final de 1945 ou no início de 1946. O modelo Go 229A-0 (estimado) algumas duas turbinas Jumo 004B-1. Uma era de 13,50 me comprimento de 7,20 m. Suportaria peso máximo de decolagem de 7.506 kg; atingindo uma velocidade máxima de 959 km / h, com alcance de 2.800 km e teto de 15.750m. Uma aeronave seria armada por dois ou quatro canhões MK108 de 30mm.










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