Escaravelho robusto de 1936: a primeira minivan do mundo?


O Stout Scarab de 1936 surgiu no início da década de 1930, quando William B. Stout, chefe dos Laboratórios de Engenharia Stout em Dearborn, Michigan, sonhava com tração traseira. "Quando finalmente desacoplarmos o Old Dobbin" do automóvel ", escreveu ele na Scientific American," o motorista terá uma visão infinitamente melhor sob todos os ângulos. O automóvel será mais leve, mais eficiente e ainda mais seguro, o percurso será mais fácil e o corpo será mais espaçoso, sem sacrificar a capacidade de manobra. ”

O Stout Scarab era um sedan aerodinâmico, aerodinâmico e sem pára-choques para seis passageiros, que pode ser uma das reivindicações como a primeira minivan do mundo. Com um front-end atarracado, um meio quadrado e uma traseira gloriosamente curvada, o carro certamente lembrava seu xará, o escaravelho.
A embalagem foi provavelmente a maior contribuição do Scarab para o desenvolvimento do carro moderno. As rodas foram colocadas nos cantos, o que não é incomum para a época, mas, em vez de seguir a convenção de expressar os pára-lamas e estribos como elementos de design separados, a carroceria do carro se estendia sobre elas de uma forma única e elegante.
O motor estava localizado na parte traseira e o capô e o conjunto frontal foram minimizados. Isso permitiu que a cabine de passageiros fosse esticada entre as rodas, fornecendo o volume de uma pequena sala e os compromissos correspondentes. O motorista sentou-se imediatamente atrás da roda dianteira, criando a primeira arquitetura de avanço da cabine.
Os detalhes do design Art Déco incluíam o bigode alado entre os dois faróis oculares e sobre uma tampa sorridente do pára-choque, pára-choques cromados envolventes e uma grade épica em cascata que se estendia da parte superior da janela traseira do motor até o para-choques abaixo .
O interior era acessado pela porta do motorista ou por uma única porta do meio no lado do passageiro. O banco do motorista e o banco traseiro estavam fixos, mas outros lugares podiam ser movidos um para o outro, criando um espaço social itinerante, completo com uma pequena mesa
Os assentos podiam ser removidos e a mesa dobrada para permitir espaço para um pequeno escritório portátil para o empresário viajante, completo com uma cama. Os assentos eram de couro e cromo, e os acabamentos interiores eram de painéis de madeira clara e uma forro de vime polido.
A engenharia criativa do Scarab era igual à embalagem, empregando um dos primeiros exemplos de construção monocoque e suspensão independente nas quatro rodas.
O primeiro protótipo em execução Scarab foi construído em 1932 e os carros subsequentes foram construídos ao longo da década. A Stout nunca pretendeu fabricar mais de 100 carros por ano, a um preço de US $ 5.000 (ou cerca de US $ 89.000 hoje) e eles deveriam ser vendidos com base apenas em convite. Faltam registros e histórias conflitantes, mas foram construídos entre seis e nove escaravelhos, cada um diferente de acordo com o gosto do proprietário.
Stout abandonou seu projeto Scarab quando a Segunda Guerra Mundial interveio e ele vendeu sua empresa e serviços para a Consolidated Vultee Aviation Aircraft (Convair). No entanto, após a guerra, ele desenvolveu mais um escaravelho - o Experimental. Trabalhando com a Owens-Corning, o carro foi o primeiro do mundo a apresentar um corpo de fibra de vidro ou uma suspensão pneumática.
Hoje, milagrosamente, cinco escaravelhos ainda existem e dois deles estão em condições de funcionamento. O Scarab e William Stout continuam sendo uma inspiração para os designers, especialmente agora, porque consideramos novamente o espaço interior do carro sem motorista. Terá a flexibilidade e a funcionalidade do Scarab?
Os talentos de Stout para transferir tecnologia entre um meio de transporte para outro devem nos inspirar a procurar tendências e inspiração em lugares improváveis. E, por último, o lema pessoal de engenharia e design de Stout, "Simplicar (em oposição a complicar) e adicionar leveza" - muitas vezes atribuídos erroneamente a Colin Chapman - nos inspira em uma era de objetos e ambientes super projetados.









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