Escaravelho robusto de 1936: a primeira minivan do mundo?
O Stout Scarab de 1936 surgiu no início da década de
1930, quando William B. Stout, chefe dos Laboratórios de Engenharia Stout em
Dearborn, Michigan, sonhava com tração traseira. "Quando finalmente
desacoplarmos o Old Dobbin" do automóvel ", escreveu ele na
Scientific American," o motorista terá uma visão infinitamente melhor sob
todos os ângulos. O automóvel será mais leve, mais eficiente e ainda mais
seguro, o percurso será mais fácil e o corpo será mais espaçoso, sem sacrificar
a capacidade de manobra. ”
O Stout Scarab era um sedan aerodinâmico,
aerodinâmico e sem pára-choques para seis passageiros, que pode ser uma das
reivindicações como a primeira minivan do mundo. Com um front-end atarracado,
um meio quadrado e uma traseira gloriosamente curvada, o carro certamente lembrava
seu xará, o escaravelho.
A embalagem foi provavelmente a maior contribuição
do Scarab para o desenvolvimento do carro moderno. As rodas foram colocadas nos
cantos, o que não é incomum para a época, mas, em vez de seguir a convenção de
expressar os pára-lamas e estribos como elementos de design separados, a
carroceria do carro se estendia sobre elas de uma forma única e elegante.
O motor estava localizado na parte traseira e o capô
e o conjunto frontal foram minimizados. Isso permitiu que a cabine de
passageiros fosse esticada entre as rodas, fornecendo o volume de uma pequena
sala e os compromissos correspondentes. O motorista sentou-se imediatamente
atrás da roda dianteira, criando a primeira arquitetura de avanço da cabine.
Os detalhes do design Art Déco incluíam o bigode
alado entre os dois faróis oculares e sobre uma tampa sorridente do
pára-choque, pára-choques cromados envolventes e uma grade épica em cascata que
se estendia da parte superior da janela traseira do motor até o para-choques
abaixo .
O interior era acessado pela porta do motorista ou
por uma única porta do meio no lado do passageiro. O banco do motorista e o
banco traseiro estavam fixos, mas outros lugares podiam ser movidos um para o
outro, criando um espaço social itinerante, completo com uma pequena mesa
Os assentos podiam ser removidos e a mesa dobrada
para permitir espaço para um pequeno escritório portátil para o empresário
viajante, completo com uma cama. Os assentos eram de couro e cromo, e os
acabamentos interiores eram de painéis de madeira clara e uma forro de vime
polido.
A engenharia criativa do Scarab era igual à
embalagem, empregando um dos primeiros exemplos de construção monocoque e
suspensão independente nas quatro rodas.
O primeiro protótipo em execução Scarab foi
construído em 1932 e os carros subsequentes foram construídos ao longo da
década. A Stout nunca pretendeu fabricar mais de 100 carros por ano, a um preço
de US $ 5.000 (ou cerca de US $ 89.000 hoje) e eles deveriam ser vendidos com
base apenas em convite. Faltam registros e histórias conflitantes, mas foram
construídos entre seis e nove escaravelhos, cada um diferente de acordo com o
gosto do proprietário.
Stout abandonou seu projeto Scarab quando a Segunda
Guerra Mundial interveio e ele vendeu sua empresa e serviços para a
Consolidated Vultee Aviation Aircraft (Convair). No entanto, após a guerra, ele
desenvolveu mais um escaravelho - o Experimental. Trabalhando com a
Owens-Corning, o carro foi o primeiro do mundo a apresentar um corpo de fibra
de vidro ou uma suspensão pneumática.
Hoje, milagrosamente, cinco escaravelhos ainda
existem e dois deles estão em condições de funcionamento. O Scarab e William
Stout continuam sendo uma inspiração para os designers, especialmente agora,
porque consideramos novamente o espaço interior do carro sem motorista. Terá a
flexibilidade e a funcionalidade do Scarab?
Os talentos de Stout para transferir tecnologia entre
um meio de transporte para outro devem nos inspirar a procurar tendências e
inspiração em lugares improváveis. E, por último, o lema pessoal de engenharia
e design de Stout, "Simplicar (em oposição a complicar) e adicionar
leveza" - muitas vezes atribuídos erroneamente a Colin Chapman - nos
inspira em uma era de objetos e ambientes super projetados.
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