Chevrolet completa 100 anos de existência





História da Chevrolet

1. A 3 de Novembro de 1911, Louis Chevrolet e William C. Durant fundaram a Chevrolet Motor Company. A Chevrolet comemora no dia 3 de Novembro o seu 100simo aniversário.

2. Piloto automóvel experiente e engenheiro autodidacta muito respeitado, Louis Chevrolet nasceu a 25 Dezembro de 1878 na Suiça e ainda criança mudou-se para França juntamente com a família. Em 1900 emigrou para a América do Norte. Em 1902 os irmãos mais jovens, Arthur e Gaston juntaram-se-lhe. Já em 1905, Louis Chevrolet tinha fama de piloto temível ao volante de carros de competição primitivos dessa época. Em 1909 tornou-se membro da equipa da escudaria William C. Durants famosa pelos seus Buicks. Durante o ano 1910, num apartamento alugado trabalhou juntamente com um designer e Louis Chevrolet projectou os planos para o novo carro protótipo que viria a ser baptizado com o seu nome.

3. O neto de um antigo Governador, William C. "Billy" Durant nasceu em 1861. Já em 1890 era proprietário de uma fábrica de sucesso que construía carroças puxadas por cavalos. No fim de 1904, Durant mudou para o fabrico de automóveis quando os sócios o convenceram a ficar à frente da Buick Motor Co. O sucesso espectacular alcançado na Buick deu-lhe os meios necessários para constituir a General Motors em 1908. Durant juntou a Cadillac, Oldsmobile, Oakland e outras marcas ao grupo GM. A crise bancária de 1910 levou-o a abandonar a GM.

4. Depois de ter saído da GM, tem agora o objectivo construir um novo veículo e por isso chega a acordo com Louis Chevrolet para a produção dum conhecido carro de corrida de sonho. Em 1912, o luxuoso modelo Serie C "Classic Six", de seis cilindros e de elevado desempenho Louis Chevrolet faz a sua estreia em Detroit, custando na altura 2.150$

5. No final de 1913 , Louis Chevrolet separa-se de Billy Durant e fica com os direitos para produzir carros com o seu nome. Louis muda-se para Indianapolis, onde ele e os irmãos mais novos Arthur e Gaston se tornaram lendas no Indy 500. O logo em formato de gravata da Chevrolet, projectado ainda sob a direcção Durant, surgiu pela primeira vez num anúncio em 1913 e foi retirado ainda nesse ano. O logo do tipo gravata surgiu nos novos modelos da Chevrolet de 1914, os mais modestos em termos de preço e da responsabilidade de Durant.

6. A gama do modelo H lançada com um motor resistente de quatro cilindros ajudou a construir a reputação da Chevrolet como um veículo confiável. O design básico catapultou a marca Chevrolet para a frente durante o ano de 1928.

7. Billy Durant andava atento ao mercado desde o início do seu envolvimento com Louis Chevrolet e, no final de 1915 lançou o Chevrolet 490 no mercado de veículos de gama baixa. O preço de tabela de $490 fez dele um directo concorrente do modelo Ford T daquela época. No decorrer de 1916, Durant alcançou o sucesso necessário com o seu Chevrolet, conquistando o controlo da General Motors.

8. Em 1916 no Indianapolis 500, Louis Chevrolet pilotou um carro de competição desenhado pelos irmãos Chevrolet e designado por Frontenac. Quatro anos mais tarde, Gaston Chevrolet conduziu um Monroe-Frontenac à vitória na corrida de Indy. Depois da morte de Gaston num acidente num carro de competição, Louis e Arthur constituíram uma empresa para produção de equipamento de velocidade, percursores dos actuais carros de competição. Louis também desenhou motores para aviões no final de 1920. Juntamente com outros milhares de pessoas, em 1929 Louis sofreu perdas avultadas com o crash da bolsa de Wall Street. Regressou a Detroit onde trabalhou durante vários anos na fábrica Chevrolet. Louis Chevrolet faleceu a 6 de Junho de 1941 em Detroit na sequência de complicações com a diabetes. Tinha 63 anos de idade.

9. Em 1918 foram lançados os primeiros comerciais Chevrolet: um modelo ligeiro baseado no chassis do modelo 490 e um chassis pesado de 1 tonelada. As carroçarias eram fornecidas por carroçadores comerciais.

10. A Chevrolet passou formalmente a fazer parte da General Motors Corporation em 1918 e a companhia era na altura dirigida pelo fundador Billy Durant que assumiu o cargo pela segunda e última vez. Durant criou a Durant Motors depois de abandonar a GM em finais de 1920. A companhia produzia automóveis Durant, Star, Flint e Locomobile, e ainda camiões Mason antes de ficar refém da Grande Depressão em 1933. Em 1940, Durant, já perto dos 80 anos, construiu e geriu um bowling em Flint, Michigan Após ter sofrido um avc durante uma viagem de negócios em 1942, Durant mudou-se com a mulher para a cidade de Nova York onde veio a falecer a 18 de Março de 1947.

11. Em 1921, o sucessor de Billy Durant na General Motors, Pierre S. duPont, nomeou Alfred P. Sloan para futuro administrador da GM de modo a assessorá-lo na avaliação do futuro da Chevrolet. Ignorando as opiniões contrárias, o estudo de Sloan convenceram-no que a Chevrolet podia vir a tornar-se uma marca globalmente acessível e com sucesso. Em 1922 William S. Knudsen foi contratado para gerir a Chevrolet e introduzir medidas necessárias que iriam levar ao crescimento da Chevrolet. O resultado foi o topo de gama de 1924 muito bem recebido no mercado. Nesta altura, a GM estava a montar o novo Chevrolet na nova fábrica em Copenhague, Dinamarca - a primeira de muitas fábricas GM a estabelecer-se para construir veículos nas regiões e países onde seriam comercializados.

12. Em 1927, Chevrolet pela primeira vez ultrapassou a Ford com mais de um milhão de veículos vendidos - o dobro das vendas registadas em 1925. Os acabamentos coloridos Duco foram um meio de atrair compradores para os modelos Chevrolet.

13. Em 1920 a Chevrolet afirmava-se como marca líder a nível global e dispunha de unidades de montagem em vários países. A General Motors India foi criada em 1928, e rapidamente arrancou com a montagem de veículos Chevrolet, camiões e autocarros na nova linha situada nos arredores de Bombaim (actualmente Mumbai). No mesmo ano saíram novos Chevrolets da fábrica GM de Varsóvia, Polónia.

14. Em 1929 o Chevrolet Six era designado por "seis pelo preço de quatro", uma vez que na altura os maiores concorrentes americanos ofereciam motores com apenas quatro cilindros pelo preço aproximado do de seis.

15. Com o lançamento da série modelos 1934, a Chevrolet introduziu a suspensão dianteira independente "acção-joelho" no mercado americano a preços competitivos.

16. A GM México estabeleceu-se durante 1935 com a uma fábrica construída num então campo rural fora da cidade do México. A marca Chevrolet veio a gozar de grande entusiasmo entre os mexicanos amantes de carros e camiões. (Na foto, funcionários com a pickup Chevrolet de 1938.)

17. A capota de aço em torreta, desenvolvida pela GM para o Chevrolet Master de 1935, constituiu na época uma novidade nos automóveis americanos de preço acessível .

18. O Chevrolet Suburban Carryall, lançado em 1935, constituiu a primeira carrinha americana com carroçaria de aço e um dos primeiros SUV do mundo. Este lançamento fez a Chevrolet inventar um segmento automóvel completamente novo.

19. Em 1940, o argentino Juan Manual Fangio, que mais tarde veio a consagrar-se o condutor de grandes prémios muldialmente conhecido, pilotou o seu Chevrolet 1940 até à vitoria num evento que durou 13 dias desde Buenos Aires até Lima, Peru e regresso.

20. A produção de carros civis Chevrolet foi interrompida a 30 de Janeiro de 1942 por motivo da segunda Guerra Mundial. A produção de camiões para uso militar, incluindo Carryall Suburbans continuou durante os anos de guerra. A produção de carros civis foi retomada a 3 de Outubro de 1945.

21. O novo camião Chevrolet 1948 com "design avançado" foi lançado no mercado no Verão de 1947 e marcou o primeiro redesenho significativo da gama de camiões Chevrolet desde antes da segunda Guerra Mundial. A nova ventilação da cabine dos camiões 1948 melhorou o conforto de condução.

22. A Chevrolet foi o primeiro carro americano de baixo preço a oferecer caixa automática, quando o Powerglide foi introduzido com opção nos modelos 1950. O primeiro Chevrolet Bel Air introduziu o tecto rígido no segmento dos veículos de baixo preço do mesmo ano modelo.

23. A Chevrolet lançou o Corvette em 1953, sendo primeira na indústria automóvel a produzir carroçarias em fibra de vidro.

24. Bel Air passou a designar os topo de gama dos Chevrolets 1953 renovados Nesse ano, o vidro colorido E-Z da GM foi montado pela primeira vez em carros e camiões Chevrolet.

25. A 23 de Novembro de 1954, o 5º milionésimo veículo da General Motors, um Chevrolet Bel Air 1955 dourado, foi acontecimento televisivo.

26. O engenheiro chefe da Chevrolet, Eduard N. Cole, introduziu o legendário minibloco V8 em todos os modelos 1955. Desde então, o minibloco V8 da Chevrolet sumou mais vitórias em carros de competição que qualquer outro motor de série. É considerado um dos mais significativo desenvolvimento de engenharia nos 100 anos de história da Chevrolet.

27. Sendo um dos melhores anos da sua história,a Chevrolet lançou a nova gama de camiões leves em Março de 1955. O Cameo Carrier era um dos novos modelos, uma produção limitada da "pickup para gentlemans" que suportava apenas uma único estilo de caixa. A caixa de seis velocidades ou o novo minibloco V8 faziam parte do equipamento base.

28. Em 1956, teve início o "Dinah Shore Chevy Show", um programa televisivo com a duração de uma hora em que Shore cantava "See the USA in your Chevrolet" no final de cada edição. O programa começara por ter a duração de 15 minutos e Shore foi a primeira mulher a ter o seu próprio programa de televisão. Shore cantava "See the USA"desde o início da década de cinquenta, tendo a canção sido utilizada na publicidade da Chevrolet depois de o programa ter acabado em 1963.

29. Em 1957, a Chevrolet introduziu a injecção mecânica de combustível, Ramjet, como equipamento opcional, nos modelos Chevrolet e Corvette. Foi o primeiro sistema de injecção disponível nos carros americanos de produção em série.

30. Em 1957, os camiões Chevrolet dispõem pela primeira vez da transmissão às quatro rodas de série e são equipados com o famoso sistema "Pacote Potência" NAPCO.

31. O Impala foi lançado em 1958 e viria a ser o automóvel tradicional mais vendido, com mais de 13 milhões de unidades vendidas até à introdução, em 1996, dos Impalas com tracção às rodas traseiras. O nome Impala foi reaproveitado para baptizar o maior e mais moderno sedan da Chevrolet em 2000 e mantém a sua produção até aos dias de hoje.

32. A primeira pickup ligeira El Camino foi introduzida como derivado do Chevrolet de 1959. Lançado em 1964 e mantendo-se em produção até ao início de 1987, o El Camino tinha como base as plataformas intermédias do Chevelle/Malibu da mesma época. Existiram cinco gerações de design do El Camino. Produção conforme segue - 1959-60, 1964-67, 1968-72, 1973-77 e 1978-87.

33. O Chevrolet Corvair original foi o primeiro (e único) carro americano a ter equipado um motor de seis cilindros refrigerado a ar montado atrás e em 1960 foi nomeado o "veículo motorizado do ano".

34. Em 1961 foram lançados a carrinha Corvair 95 van e o desportivo Greenbrier Sports Wagon. Os acessórios disponíveis para o modelo Greenbrier transformavam-na numa camping.

35. Chevrolet lançou o modelo Chevy II em 1962, convencionalmente mais compacto que Corvair No topo de gama do Chevy II contamos com os modelos de luxo "Nova 400", onde se destacava a versao descapotável. Depois da alteração de design do modelo compacto da Chevrolet verificada em 1968, só havia disponível estilos sedan e coupé. Todos os modelos de "68" eram modelos "Chevy II Nova", e subsequentemente edições comercializadas de 1969 até final de 1979 foram simplesmente designadas por modelos Nova. A designação Chevrolet Nova reapareceu na Primavera de 1984 numa versão subcompacta 1985 com tracção dianteira. Este modelo foi produzido uma fábrica joint venture entre GM-Toyota e mantido até ao ano modelo 1988.

36. Em 1962, os Beach Boys gravaram "409" – uma ode aos modelos Chevrolet com motor 409, que queimavam o quarto de milha nas pistas de competição de todo o país.

37. 1963 ficou marcado pelo aparecimento do vidro dividido Corvette Sting Ray Coupé. O design popular Sting Ray foi produzido até 1967, no entanto os coupés 1964-67 tinham equipados vidro traseiro de peça única (integral).

38. Chevelle, um Chevrolet "intermédio" foi lançado em 1964 pelo preço e com tamanho que se fixava entre o Chevrolet tradicionalmente grande da época e o Chevy II/Nova compacto. Disponível com motor de seis cilindros ou V8, o Chevelle apresentava-se com a versão base "300" e a versão topo da série Malibu. As versões desportivas SS do Malibu Sport Coupé e descapotável também estavam disponíveis.

39. No final de 1966, o Chevrolet Camaro entrou em produção como modelo 1967. Em Maio de 1967, um Camaro SS descapotável com detalhe especial serviu como pace car nas milhas de Indianapolis 500. Dois anos depois, a Chevrolet regressou para participar no clássico Indy com um descapotável Camaro SS de 1969, hoje acarinhado como Pace Car de referência. Em 2011, a Chevrolet e Indianapolis 500 celebram o seu aniversário partilhado. Foi criado um novo carro Indy Pace Car Camaro SS descapotável segundo o espírito da edição de 1969 para honrar a raça histórica. Desde 1948 que a Chevrolet ganhou o Indy 500 num total de 22 vezes, participando mais vezes que qualquer outra marca. Camaro ganhou a corrida 500 sete vezes, incluindo a corrida deste ano.

40. Totalmente novo, o Chevrolet 1967 um camião de meia tonelada incluiu o novo Suburban equipado com um equipamento exclusivo de três portas, uma porta apenas no lado do condutor e porta dianteira e traseira no lado do passageiro. A configuração do Suburban granjeou-lhe popularidade junto das empresas de ambulâncias , e o novo design adequava-se também para o reboque de equipamento RV.

41. No final de 1967, a terceira geração do Corvette foi lançada como modelo 1968. O Corvette 1968 equipava-se regularmente com os primeiros tectos removíveis "T-top".

42. Em 14 de Novembro de 1969, os três astronautas da Apollo 12 estacionaram os seus Corvettes 1969 com as cores personalizadas escolhidas por cada um deles no recinto de onde partiram para a segunda missão americana de expedição à Lua.

43. A era dos carros ligeiros musculados atingiu o seu apogeu em 1970 com o lançamento do Chevelle SS 454 nesse ano equipado com o legendário motor RPO LS-6 V8 debitando 450 cv.

44. Em Fevereiro de 1970, estreou-se a segunda geração do Camaro, agora mais comprido, mais baixo e mais largo. O novo modelo surge equipado com um pacote desporto de rali que inclui um para-choques dianteiro dividido. A opção "RS" podia ser encomendada em combinação com o pacote especial de performance RPO Z28.

45. Em Monte Carlo, o Chevrolet luxuoso designado por "personal coupé" fez a sua estreia no Salão da Chevrolet como modelo 1970. O capot do novo modelo media 1,80 m de comprimento, sendo assim o mais longo de sempre em qualquer Chevrolet.

46. Já uma lenda das corridas, Bill "Grumpy" Jenkins venceu a primeira corrida NHRA Pro Stock nos Winternationals de 1970 ao volante de um Camaro de 1968.

47. A Chevrolet foi uma das primeiras marcas a beneficiar do uso pioneiro, por parte da GM, de dummies antropomórficos, denominados Hybrid I, para os testes de colisão nas décadas de sessenta e setenta. Em 2010, a GM doou ao Museu Smithsonian de História Americana um dummy Hybrid III em final de vida .

48. "Baseball, Hot Dogs, Apple Pie & Chevrolet data de 1975 e é um dos anúncios comerciais americanos que lembramos com saudade. Baseball, Hot Dogs, Apple Pie & Chevrolet

49. O Chevette - o mais pequeno Chevrolet de todos os tempos - foi introduzido no mercado em 1976, em resposta ao interesse dos consumidores por veículos mais eficientes Identificado como um subcompacto nos Estados Unidos, o Chevette foi construído com medição mética e firmou-se como primeiro "carro mundial" da marca Chevrolet.

50. Estreados para 1977, foram lançados novos modelos Impala e Caprice com motores menos potentes com o slogan "Now that's more like it!" O comprimento total foi reduzido para 28 cm e o peso desceu para 550 Ibs, enquanto que o habitáculo para os passageiros e a bagageira não sofreram qualquer alteração. A revista Motor Trend premiou o novo Caprico 1977 como o "Carro do Ano".

51. Corvette celebrou o seu 25º aniversário e apareceu pela primeira vez em 1978 no Indianapolis 500. O Chevrolet Corvette participou dez vezes no total no Indy 500.

52. Em 1979, Monza foi o 100º milhão Chevrolet a sair da fábrica.

53. Chevrolet introduziu o seu primeiro veículo com traçção dianteira em 1979. Citation de tamanho médio designado por modelo 1980. Nomeado "Carro do Ano" pela Motor Trend em 1980, o Citation vinha equipado com duas opções de motorização, 2.5l quatro cilindros ou 2.7l V-6 montados transversalmente.

54. Em 1981 o primeiro Cavalier é lançado no mercado como modelo 1982. A versão Hatchback no novo subcompacto com tracção dianteira foi considerado o modelo de linhas desportivas. Igualmente lançado pela primeira vez em 1982, o Chevrolet Celebrity de médio porte e tracção dianteira.

55. A terceira geração do Camaro surgiu no mercado no ano modelo 1982. Com sete polegadas mais curto que o seu predecessor, o novo Camaro estava disponível com uma gama motores de 90 cv 2.5 L quatro cilindros até 165 cv 305-cid V-8, opcional no Z28. O Z28 1982 correu nesse ano no Indianapolis 500.

56. O compacto S-10 Blazer destinado a tornar-se o veículo utilitário desportivo número 1 da Americaa , foi lançado no Outono de 1982 com a designação modelo 1983.

57. Totalmente redesenhado, a quarta geração do Corvette estava originalmente agendado para lançamento no Outono de 1982 como modelo 1983. Contudo, atrasos na produção fizeram esperar o novo carro até Janeiro 1983 - lançado no mercado como modelo 1984. Não foram comercializados Corvettes do ano modelo "1983".

58. O Camaro IROC-Z apareceu pela primeira vez em 1985. O modelo foi nomeado para a International Race of Champions, em que participavam campeões de várias séries que competiam entre si em stock cars da mesma marca e modelo e com preparação idêntica. Os Camaros foram utilizados nas corridas IROC durante os períodos 1975-80 e 1985-1989.

59. "O coração da America", campanha de publicidade da Chevrolet estreou-se em 1986.

60. Em 1986, Corvette foi o primeiro Chevrolet a ser equipado com travões anti-bloqueio, equipamento esse que brevemente faria parte de praticamente dos os modelos Chevrolet.

61. O motor de competição Chevrolet Indy V8 potenciou o carro vencedor no Indianapolis 500 em 1988. A vitória marcou a primeira de seis Indy consecutivas por carros Chevrolet equipados com motor Indy V-8 . Os condutores vencedores eram Rick Mears (1988 e 1991), Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Arie Luyendyk (1990) e Al Unser, Jr. (1992). Em 2002 Hélio Castroneves ofereceu a sétima vítória ao Chevrolet Indy V8 na pista de Brickyard. Durante 2012, a Chevrolet irá competir na série IZOD IndyCar com o novo motor V-6 biturbo de injecção directa movido a ethanol E85 renovado.

62. Em Abril de 1987, Chevrolet introduziu o seu ano modelo 1988 com Pickups C/K - as pickups totalmente novas desde 1973. Os novos modelos com Cabina Aumentada vieram expandir o poder de sedução da nova gama de pickups “mais esguias e agressivas"da Chevrolet.

63. A linha de importação de inspiração GEO de carros e camiões foi introduzida em 1989. Em meados de 1989, o Lumina Coupe e a Sedan, juntamente com Lumina APV surgiram como modelos 1990.

64. O novo Caprice Calssic foi introduzideo em 1991. Caprice Classic LTZ foi nomeado pela Motor Trend, Carro do Ano 1991.

65. O Corvette ZR-1 arrecadou um trio de recordes de velocidade-endurance durante o ano 1990, incluindo a média de mais de 281,64 km/h em 24 horas (incluindo pit stops).

66. Em 1991, foi lançada a campanha publicitária "Like A Rock" para os comerciais Chevrolet, assente na canção de Bob Seger com o mesmo nome. A campanha durou até 2004 e foi considerada como sendo uma das mais famosas na indústria automóvel.

67. Chevrolet equipou mais modelos de carros e camiões 1992 com travões antibloqueio que qualquer outro construtor automóvel.

68. Em 1992 tinham sido fabricados um milhão de Corvettes.

69. A quarta geração do Camaro estreou-se como modelo 1993 - participou no Indianapolis 500 de 1993, marcando assim a sua presença como carro oficinal na famosa corrida.

70. A quinta geração Corvette surge em 1997. O motor standard de 350 cv RPO LS1 Geração III pequeno bloco V-8 equipado neste modelo pertence à familia de motores V-8 série "LS" com a assinatura pela arquitectura de design da GM.

71. Em 2004, a sexta geração Corvette lança o modelo 2005 com um motor de série de 400 cv RPO , LS2 V-8. O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, General Colin L. Powell participou em 20O5 com um novo Corvette descapotável nas corridas de Indianapolis 500.

72. A GM introduziu o carro conceito de tecnologia avançada em 2007 designado por Chevrolet Volt . O design futurista incorporava novas tecnologias e materiais bem como sistema de inovação eléctrico e recarregável.

73. Em 2007 o filme blockbuster "Transformers" apresentou o Bumblebee, personagem que se transformou num carro conceito amarelo, Camaro. Mais tarde em 2009, a Chevrolet lançou a edição especial TRANSFORMERS da recente produção do Camaro 2010.

74. O Corvette ZR1, lançado como modelo 2009 seria o mais potente e mais rápido carro de produção alguma vez fabricado na história da GM - e a versão 2011 com 638 cv detém essa mesma distinção. O ZR1 é o primeiro carro a apresentar fibra de carbono no exterior, com benefício para uma espécie de casaco de protecção solar desenvolvido pelos engenheiros da GM.

75. O Traverse, o grande crossover da Chevrolet estreou-se em 2008 como modelo 2009.

76. Em 2009, teve lugar a estreia do crossover Equinox 2010 de segunda geração com um consumo estimado pela EPA (Agência para a Protecção Ambiental) de 32 milhas por galão em auto-estrada.

77. Em 2009, a quinta geração do Camaro estreou-se como modelo 2010.

78. Em 2010, O Chevrolet Cruze foi lançado nos Estados Unidos como modelo 2011 - com a versão Cruze Eco com equipamento EPA - estimated 42 MPG highway com caixa de velocidades manual.

79. O Chevrolet Cruze é o primeiro carro no segmento dos compactos a ter equipado 10 airbags de série e a conseguir angariar a pontuação de 5 estrelas para segurança pela Administração nacional para a segurança de trafego nas autoestradas (NHTSA).
Government 5-Star Safety Ratings are part of the U.S. Department of Transportation's New Car Assessment Program (www.SaferCar.gov). O Cruze 2011 alcançou a classificação de 5 estrelas no programa de novos carros americanos (NCAP) em todos os testes de colisão individuais dianteiro e lateral e é o primeiro carro que obteve estas classificações comparativamente com todos os outros concorrentes no mundo inteiro -incluindo Estados Unidos, Coreia, China, Australia e Europa.

80. Chevrolet Volt pertence à gama inovadora de veículos eléctricos da Chevrolet e teve a sua estreia no mercado em Dezembro de 2010. O Volt foi nomeado pela Revista Motor Trend de 2011"Carro do ano ", foi "Carro do ano da América do Norte" no Salão Internacional América do Norte e foi escolhido pela revista Automobilie Magazine como o "Carro do Ano 2011". Foi também honrado com a nomeaçao de "Carro verde do ano 2011" pelo jornal Green Car Journal e fez parte dos "os 10 melhores prémios de 2011".

81. O Silverado 2011 HD foi nomeado em 2011 pela Motor Trend "Camião do Ano", ao mesmo tempo que o Chevrolet Volt foi honrado em 2011 pela revista como "Carro do Ano".

82. Em 2011 Chevrolet anunciou que MyLink, um pacote de informação interior construído como equipamento de segurança pela OnStar estaria em 2012 disponível nos modelos Chevrolet Volt e Equinox.

83. Em Junho de 2011, o novo carro de corrida Corvette C6 ZR1 conquistou o GTE Pro Class durante as 24 Horas de Le Mans 2011. Assinalou-se a sétima vitória do Corvette na lendária competição francesa desde 2001. A conquista verificou-se no 10º aniversário da primeira vitória do Corvette em Le Mans e ocorreu precisamente durante a comemoração dos 100 anos de aniversário da Chevrolet, fazendo com que a ocasião fosse ainda digna de celebração.

84. Em 2011, a Chevrolet lançou a edição especial Corvette Centennial como modelo 2012. O logo icónico centennial (logo, um ícone centenário) surge gravado nos pilares B, nos tampões de roda ao centro e no meio do volante. Os encostos de cabeça também dispõem de um logo em alto relevo. Actualmente

85. Apenas quatro das 270 marcas americanas que existiram quando a Chevrolet foi fundada em 1911 ainda existem um século depois. Elas são Chevrolet, as marcas associadas Buick e Cadillac e o Ford, competidor tradicional da Chevrolet de Dearborn. A marca de camiões GMC estabeleceu-se também em 1911 e austenta a marca pela primeira vez nos modelos 1912.

86. Desde 1912, a Chevrolet produziu mais de 200 milhões de carros e camiões. Na América do Norte e desde 1912, a Chevrolet produziu 180 milhões de carros e camiões (ligeiros de passageiros: 111 milhões; camiões: 69 milhões).

87. Mais de 40.000 empregados a trabalham em 30 fábricas de montagem de veículos e acessórios, ajudaram na produção de carros e camiões nos Estados Unidos. A maior das fábricas é o massivo complexo Lordstown em Warren, no Estado de Ohio, onde 4,500 trabalhadores constroem e montam o Chevrolet Cruze 2011. A mais pequena fábrica encontra-se em Wixon, no Michigan. Trata-se de um Centro de Construção de Motores, onde 23 empregados manufacturam os motores de maior desempenho para o Corvette.

88. O actual vice-presidente da GM do Global Design, Edward T. Welburn, é só o sexto director a liderar as actividades da GM desde que Harley Earl fundou a secção do estilo 1927 da GM. Earl dirigiu o design do carro de sonhos, o original Corvette Motorama, e o seu sucessor, William L. Mitchell, desenhou o conceito "Stingray" 1959 que veio a servir de inspiração na produção do Corvette em 1963. Ed Welburn é responsável pelo design impetus que resultou no conceito Camaro 2006 Coupé, e que em 2010 viu a produção acontecer. Ele mesmo apresentou o Camaro ZL1 2012.

89. Desempenho tem feito sempre parte da história da Chevrolet e remonta à paixao que Louis Chevrolet tinha por competição. Chevrolet é a marca com mais vitórias na história de NASCAR e venceu a taça NASCAR 34 vezes, mais que qualquer outra marca. Contabilizando a corrida Corvette em Junho 2011 na categoria GTE Pro Class, Corvette venceu a tão cobiçada taça das "24 Horas de Le Mans" sete vezes. E, os motores de competição Chevrolet V-8 ganharam o Indy 500 sete vezes entre 1988 e 2002. Estas vitórias faz com que a Chevrolet tenha sida das poucas marcas a arrecadar vitórias em Le Mans, Daytona e Indy - a coroação tripla da competição automóvel. Adicionalmente, em 2010, Chevrolet venceu o título de construtores e Yvan Mueller ganha o título de condutores no campeonato do mundo de carros de turismo. Em 2011, Chevrolet lidera novamente a tabela e repete os resultados de 2010.

90. Globalmente em 2010, a Chevrolet vendeu 4.26 milhões de veículos, a média de um em cada 7.4 segundos. À volta do mundo, um em cada 1.616 pessoas deste planeta comprou um Chevrolet no último ano. Se juntasse todos os Chevrolets vendidos em 2010 encostando para-choques com para-choques, a fila teria 20.824,71 km - 52 por cento da circunferência da Terra.

91. Os Chevrolets circulam em dois terços do mundo e a marca é comercializada em mais de 120 paises.

92. Modelos Chevrolet no Top5, de acordo com as vendas globais em 2010:

- Silverado
- Cruze
- Aveo
- Malibu
- Spark

93. Oito dos mercados do top- 10 onde o Chevrolet 2010 foi comercializado estão a emergir - Brasil, China, Uzbequistão, México, Rússia, India, Argentina e Colômbia. A transferência para os Mercados Emergentes está a causar uma mudança fundamental no mix global do segmento para os veículos de "base de gama". (Gráfico apresenta o crescimento das vendas em 2010 nos EUA e países "BRIC".)

94. Há 87 anos que a Chevrolet está no mercado brasileiro. Actualmente, o país representa o terceiro maior mercado global para a GM e emprega 24.000 trabalhadores. Em 2010, a GM vendeu 658.000 veículos Chevrolet no Brasil. Esta foto de 1928 celebra o Chevrolet número 50.000 produzido no Brasil. Mostra-nos o primeiro Chevrolet produzido no Brasil, um modelo comercial 1924, que pousa juntamente com o carro de turismo da série nacional AB 1928. A foto à esquerda de 1928 celebra a produção do Chevrolet número 50.000 no Brasil.

95. Há 10 anos que a Chevrolet lidera o mercado da America do Sul. Em 2010, a GM comercializou 1.026 milhões de unidades naquela região, alcançando uma quota de mercado de 19.9 por cento. A quota de mercado da GM é de 40 por cento na Venezuela e Equador. A Chevrolet é líder de mercado em seis países da América do Sul: Colômbia, Venezuela, Equador, Chile, Uruguai e Paraguai. É a primeira vez que o mercado global naquela região registou os cinco milhões de veículos. No salão automóvel Internacional 2011 em Buenos Aires na Argentina, a Chevrolet lançou o Colorado Rally; a mais recente versão do conceito de carrinha da próxima geração global de pickups de dimensão média - um segmento de enorme importância para os consumidores em muitos países em todo o mundo.

96. Na África do Sul , a quota da Chevrolet no mercado de automóveis ligeiros registou um crescimento de 4,3 % em Maio de 2010 para 7,2 % no mesmo período de 2011. O Chevrolet Corsa utilitário ocupou a posição número um no segmento dos três quartos de tonelada do mercado durante mais de seis anos. Prevê-se que a futura geração de veículos com novo estilo e equipamentos adicionais venham a representar um ainda maior sucesso no mercado. Chevrolet está desde 1916 no mercado sul americano. O Captiva SUV apresentou-se aqui como novidade em 2010

97. A Chevrolet foi relançada na Europa em 2005 com uma nova linha de carros mini, pequenos e compactos e SUVs, duplicando as suas vendas em três anos apenas para mais de meio milhões de veículos vendidos. Durante este período, a Chevrolet firmouse como uma das marcas que mais cresceu na Europa. Na Rússia, a marca é número um no mercado global de marcas desde há vários anos com uma quota de mercado entre 6 e 7 porcento. No ano 2011 a Chevrolet comemora o seu 100º aniversário e tem previsto lançar sete novos modelos na Europa: A carrinha familiar Orlando, o SUV Captiva, o Aveo dois volumes e sedan, o Cruze dois volumes, o Camaro Coupé e
Descapotável, o Corvette Grand Sport e o Volt. Com este alargamento do portolio e o renascimento de produto previsto, a marca está optimista que mais e mais clientes irão escolher Chevrolet. É a única marca americana a oferecer uma gama completa de veículos na Europa. As vendas da Chevrolet na Europa em 2010 registaram 12 porcento ou seja 477,194 veículos, representando 12.3 porcento das vendas globais da Chevrolet.

98. A 1 de Março de 2011, a GM Daewoo Auto & Technology Co. (GM Daewoo) anunciou que iria substituir a sua marca pela Chevrolet. Adicionalmente, GM Daewoo alterou o nome da companhia para GM Korea Co., tornando-se assim consistente com todas as restantes operações GM noutros países. Desde que adquiriu a maioria das capacidades de design, engenharia e de fabrico da Daewoo em 2002 que a GM tem sido capaz de desenvolver e construir uma nova geração de Chevrolets mini, pequenos e compactos distribuídos globalmente. A companhia coreana produz o Chevrolet Aveo, lançado no mercado americano em 2004. A Chevrolet Europa também recebe o Aveo da Coreia - bem como os veículos Spark, Cruze, Orlando e Captiva.

99. A introdução dos novos ligeiros de passageiros Cruze e Malibu no mercado do Médio Oriente, valorizaram a oferta de SUVs, crossovers e pickups, ajudando deste modo a aumentar as vendas da Chevrolet nesta região. Em 2010, a Chevrolet comercializou 83.187 veículos, representando nove porcento no aumento de vendas. Nos primeiros cinco meses de 2011, a Chevrolet vendeu 38.760 veículos, representando 31 porcento de crescimento anual. No Médio Oriente, a marca Chevrolet é comercializada desde 1920. Em honra dos 100 anos da Chevrolet, serão apresentados equipamentos especiais nos modelos mais populares na região.

100. Na China, a Chevrolet lembra com orgulho a herança que remonta aos anos 20. Em 2010, as vendas da Chevrolet na China cresceram imprevistos 63.4 porcento para 543.709 veículos - o maior volume de vendas de sempre. A China encerrou o ano como terceiro maior mercado da Chevrolet logo atrás dos Estados Unidos e do Brasil. Recentemente, o Chevrolet Volt saiu da sede da GM China em Shanghai e nas estradas chinesas ficou demonstrado as suas capacidades excepcionais.

Sobre a Chevrolet


A Chevrolet é a maior marca global da General Motors, com vendas anuais de aproximadamente quatro milhões de veículos em mais de 130 países. É a quarta maior marca automóvel a nível mundial em termos de vendas e uma das que apresenta um crescimento mais rápido. Os automóveis Chevrolet aliam a paixão ao design arrojado e à funcionalidade. Proporcionam uma excelente relação qualidade/preço. Após o relançamento da marca na Europa em 2005, a Chevrolet mais do que duplicou as suas vendas, com mais de 500.000 unidades vendidas em 2008. Em 2010, a marca aumentou a sua quota de mercado na Europa em 2,5 por cento, vendendo 450.000 veículos. A Chevrolet possui uma rede de 2.900 concessionários e pontos de serviço na Europa. A gama Chevrolet inclui o modelo citadino Spark, o pequeno Aveo, o compacto Cruze e o lendário modelo desportivo Corvette. Em 2011, a Chevrolet irá lançar sete novos modelos: a nova carrinha familiar Orlando, o novo SUV Captiva, o Corvette Grand Sport Coupé, o novo Aveo de dois e três volumes, o dois volumes Cruze, o Camaro coupé e descapotável e o inovador modelo eléctrico Chevrolet Volt com autonomia alargada. Os maiores mercados Chevrolet na Europa são a Rússia, Itália, Espanha, Alemanha, França e Turquia. Fundada nos EUA pelo emigrante suíço Louis Chevrolet em 1911, a marca celebra o seu centenário em 2011
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