FORD TRANSIT.UMA TRAJETÓRIA DE 67 ANOS

 Poucos sabem, mas o van Ford Transit, que, segundo a fabricante, voltará totalmente renovada ao nosso país em 2021, já tem uma longa história mundo afora: são nada mais nada menos que 67 anos desde que o conceito desse veículo comercial Ford surgiu no mercado europeu, em 1953 (foto de abertura). Ainda em um período de pós-guerra, a subsidiária da Ford na Alemanha desde 1931 lançava os FK1000 e FK1250 (F de Ford e K de Köln, ou Colônia em alemão, cidade onde se encontra a filial fabricante americana, enquanto os números significavam 1.000 ou 1.250 kg de capacidade de carga).

Os vans FK tinham foco no trabalho, e eram oferecidos tanto para o transporte de passageiros quanto de carga, utilizando a confiável e resistente mecânica do então Ford Taunus. Inicialmente equipados com um pequeno e econômico motor a gasolina, de quatro cilindros e 1,2 litro aliado a um câmbio manual, eles se tornaram mais potentes em 1955, quando receberam um novo motor de 1,5 litro, com mais potência e torque, também oriundo do sedã Taunus.

Oficialmente, o nome Transit veio somente em 1961, quando o van comercial assumiu não só a mecânica, mas também o título do consagrado sedã Ford europeu, passando a se chamar Taunus Transit, sem nenhuma alteração visual ou mecânica. Fazendo bastante sucesso não só com o consumidor comum, mas também com o serviço público alemão (servindo de ambulância, bombeiros, viatura policial e veículo militar), o Ford Taunus Transit já provava seu sucesso na categoria comercial e passava a ser vendido também na Inglaterra, onde conquistou a liderança do mercado de vans do Reino Unido por mais de 40 anos.

Seguindo na evolução, a primeira geração oficial da Ford Transit, já abandonando o nome Taunus, chegou em outubro de 1965 e teve a sua primeira fábrica em Berkshire, na Inglaterra (mais tarde transferida para Southampton). Além da Grã-Bretanha, essa geração do van Ford foi também fabricada na Bélgica (Genk) e na Turquia (Istambul), além de ter sido montado na Coreia do Sul (Ulsan), Holanda (Amsterdã), Nova Zelândia (Seaview), Austrália (Homebush e Broadmeadows) e até África do Sul (Porto Elizabeth).

Sendo a geração mais duradoura do veículo comercial da Ford, esse Transit Mark I (como era chamada essa primeira versão), passou por uma única reestilização em meados de 1977, quando recebeu novo visual e melhorias mecânicas, e após isso se manteve em linha sem mudanças por mais nove anos. Como um de seus principais destaques, além da boa capacidade de 1.750 kg de carga, estava a facilidade de manutenção (afinal ela compartilhava diversos componentes com outros automóveis Ford). Além disso, para atender todas as demandas dos diferentes consumidores pelo mundo que precisavam de um veículo robusto e durável para o transporte de carga ou passageiros, nessa primeira geração ele foi oferecido em seis variações de carroceria.

Por conta desses 21 anos de produção ininterrupta, ele utilizou diversas mecânicas, variando desde motorwa de 1,3 até 3  litros a gasolina, além de outros a diesel (1,8 Perkins, 2,5 York e um 3,3 da própria Ford). Fora isso, a partir de 1982 ele passou a oferecer até mesmo um inédito sistema de tração 4×4. O Transit Mark I saiu de linha em 1985, dando lugar à uma segunda geração no ano seguinte, já em janeiro..

O Novo Ford Transit era conhecido internamente pela fabricante como VE6. Agora, desenhado pelo alemão Uwe Bahnsen (o criador de modelos como o primeiro Fiesta, de 1976, e Sierra, de 1982), ele passava a adotar a carroceria conhecida como “box” (ou caixa, no bom português), que é basicamente o mesmo formato dos vans comerciais atuais, e também estava maior nas suas dimensões, o que fazia dele uma opção ainda mais interessante para quem buscava um veículo comercial para vários tipos de transportes.




Cortesia  Photography Digital



Características técnicas

Modelo: Ford Transit

Primeira circulação: 1980

Peso total: 2.575,0 kg

Número de lugares sentados: 3

Número de lugares para dormir: 2

Número de cintos de segurança: 2

Comprimento: 5,0 m

Água limpa : 30,0 litros

Altura: 2,1 m

Águas residuais : 30,0 litros

Largura: 1,9 m

Combustível: Diesel

Aditivos não indicada

Caixa de velocidades: Manual

Quilometragem: Desconhecido

Capacidade do tanque : não indicada

Consumo: De 8 a 10 L / 100 km





AUTO CARAVANA 














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