FORD TRANSIT.UMA TRAJETÓRIA DE 67 ANOS
Poucos sabem, mas o van Ford Transit, que, segundo a fabricante, voltará totalmente renovada ao nosso país em 2021, já tem uma longa história mundo afora: são nada mais nada menos que 67 anos desde que o conceito desse veículo comercial Ford surgiu no mercado europeu, em 1953 (foto de abertura). Ainda em um período de pós-guerra, a subsidiária da Ford na Alemanha desde 1931 lançava os FK1000 e FK1250 (F de Ford e K de Köln, ou Colônia em alemão, cidade onde se encontra a filial fabricante americana, enquanto os números significavam 1.000 ou 1.250 kg de capacidade de carga).
Os
vans FK tinham foco no trabalho, e eram oferecidos tanto para o transporte de
passageiros quanto de carga, utilizando a confiável e resistente mecânica do
então Ford Taunus. Inicialmente equipados com um pequeno e econômico motor a
gasolina, de quatro cilindros e 1,2 litro aliado a um câmbio manual, eles se
tornaram mais potentes em 1955, quando receberam um novo motor de 1,5 litro, com
mais potência e torque, também oriundo do sedã Taunus.
Oficialmente,
o nome Transit veio somente em 1961, quando o van comercial assumiu não só a
mecânica, mas também o título do consagrado sedã Ford europeu, passando a se
chamar Taunus Transit, sem nenhuma alteração visual ou mecânica. Fazendo
bastante sucesso não só com o consumidor comum, mas também com o serviço
público alemão (servindo de ambulância, bombeiros, viatura policial e veículo
militar), o Ford Taunus Transit já provava seu sucesso na categoria comercial e
passava a ser vendido também na Inglaterra, onde conquistou a liderança do
mercado de vans do Reino Unido por mais de 40 anos.
Seguindo
na evolução, a primeira geração oficial da Ford Transit, já abandonando o nome
Taunus, chegou em outubro de 1965 e teve a sua primeira fábrica em Berkshire,
na Inglaterra (mais tarde transferida para Southampton). Além da Grã-Bretanha,
essa geração do van Ford foi também fabricada na Bélgica (Genk) e na Turquia
(Istambul), além de ter sido montado na Coreia do Sul (Ulsan), Holanda
(Amsterdã), Nova Zelândia (Seaview), Austrália (Homebush e Broadmeadows) e até
África do Sul (Porto Elizabeth).
Sendo
a geração mais duradoura do veículo comercial da Ford, esse Transit Mark I
(como era chamada essa primeira versão), passou por uma única reestilização em
meados de 1977, quando recebeu novo visual e melhorias mecânicas, e após isso
se manteve em linha sem mudanças por mais nove anos. Como um de seus principais
destaques, além da boa capacidade de 1.750 kg de carga, estava a facilidade de
manutenção (afinal ela compartilhava diversos componentes com outros automóveis
Ford). Além disso, para atender todas as demandas dos diferentes consumidores
pelo mundo que precisavam de um veículo robusto e durável para o transporte de
carga ou passageiros, nessa primeira geração ele foi oferecido em seis
variações de carroceria.
Por
conta desses 21 anos de produção ininterrupta, ele utilizou diversas mecânicas,
variando desde motorwa de 1,3 até 3 litros a gasolina, além de outros a diesel
(1,8 Perkins, 2,5 York e um 3,3 da própria Ford). Fora isso, a partir de 1982
ele passou a oferecer até mesmo um inédito sistema de tração 4×4. O Transit
Mark I saiu de linha em 1985, dando lugar à uma segunda geração no ano
seguinte, já em janeiro..
O
Novo Ford Transit era conhecido internamente pela fabricante como VE6. Agora,
desenhado pelo alemão Uwe Bahnsen (o criador de modelos como o primeiro Fiesta,
de 1976, e Sierra, de 1982), ele passava a adotar a carroceria conhecida como
“box” (ou caixa, no bom português), que é basicamente o mesmo formato dos vans
comerciais atuais, e também estava maior nas suas dimensões, o que fazia dele
uma opção ainda mais interessante para quem buscava um veículo comercial para
vários tipos de transportes.
Características
técnicas
Modelo: Ford
Transit
Primeira circulação: 1980
Peso total: 2.575,0
kg
Número de lugares sentados: 3
Número de lugares para dormir: 2
Número de cintos de segurança: 2
Comprimento: 5,0
m
Água limpa : 30,0
litros
Altura: 2,1
m
Águas residuais : 30,0
litros
Largura: 1,9
m
Combustível: Diesel
Aditivos não
indicada
Caixa de velocidades: Manual
Quilometragem: Desconhecido
Capacidade do tanque : não
indicada
Consumo: De
8 a 10 L / 100 km
AUTO CARAVANA
Comentários
Postar um comentário