Em 2021 o FIAT 127 comemora os seus 50 anos!
Depois de eleito Carro do Ano em 1972, o pequeno Fiat 127 conquistou o coração dos portugueses. No total, foram produzidas 3,8 milhões de unidades. Recorde o clássico italiano.
Na década de 70, a venda de automóveis ligeiros situava-se
entre as 80 mil e 120 mil unidades ano. Um dos mais procurados era o pequeno
Fiat 127, o clássico deste artigo. Lançado em 1971 para o mercado europeu, como
substituto do 850, rapidamente começou a ganhar nome. De facto, logo em 1972
conquistou o prémio de Carro do Ano Europeu.
Por terras portuguesas, era um dos carros mais procurados.
Aliás, foi o modelo mais vendido em 1974. Na altura, o Fiat 127 custava em
Portugal 95 contos (475€), um preço acima da média, mas que hoje não chega para
pagar quatro pneus de gama alta, por exemplo, para um Alfa Romeo Giulia
Quadrifoglio. Eram, claramente, outros tempos onde o mundo vivia um contexto
difícil. Um ano depois, conquistou o título de carro mais vendido da Europa
batendo, por exemplo, o Volkswagen Polo.
Voltando ao carro, o pequeno Fiat 127 media 3,59 metros de
comprimentos, 1,53 de largura e 1,37 de altura. Ainda assim, ganhou fama por
utilizar praticamente todo o espaço que tinha. Cerca de 80% do carro estava
disponível para passageiros e bagagens. Debaixo do capot, encontra-se o motor
de 903 cc com 47 cavalos que permitia chegar aos 135 km/h, a solução que mais
vendeu. Existia ainda outro com 1050cc.
Com o passar dos anos, a Fiat decidiu realizar a primeira
renovação em 1977, algo que o tornou ligeiramente mais redondo e moderno. Já o
último restyling em 1981 trouxe novamente uma remodelação estética. Apesar de
ser considerado, por muitos, o antecessor do Fiat Uno (lançado em 1983), o 127
manteve a produção até 1987. Isto garantiu um total de 3,8 milhões de unidades
produzidas.
Como se não bastasse, conheceu outras variantes e, aliás, foi
utilizado por outras marcas. Em Espanha foi produzido com o nome Seat 127 e era
realmente idêntico. A única diferença era o portão traseiro e, claro, os logos.
Em suma, o Fiat 127 fez parte da vida de muitos portugueses e, ainda hoje, é um
carro com presença assídua em passeios de clássicos. Ao passar de geração em
geração, é hoje considerado um dos carros mais emblemáticos da história da Fiat
e, diga-se, merece todo o reconhecimento.
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