1932 Rolls-Royce 40/50 HP Phantom II Tourer Tip Boat - Terra
Bonhams Grand Palais Paris 1932 ponta do barco de turismo
Rolls-Royce 40/50 HP Phantom II Chassi no. 100MS Engine no. WP75 O Phantom II
foi introduzido em 1929 para suceder ao New Phantom (denominado
retrospectivamente Phantom I), com entregas a partir de setembro do mesmo ano.
Ao contrário de seu antecessor, que herdou o chassi do modelo anterior, o 40/50
HP Silver Ghost, o Phantom II tinha um chassi completamente novo, inspirado no
menor Rolls Royce 20 HP. Construído em dois comprimentos de distância entre
eixos, 3,66 me 3,80 m, este chassi de perfil baixo com radiador remoto permitiu
que os fisiculturistas o vestissem de formas modernas, criando designs mais
elegantes do que as caixas altas do passado. O motor também havia sido
profundamente modificado. As dimensões e a disposição do cilindro do Phantom I
- dois blocos de três cilindros com uma cabeça de cilindro de alumínio comum -
foram mantidas, mas as câmaras de combustão foram redesenhadas e a cabeça do
cilindro agora era do tipo de fluxo cruzado, com os coletores de admissão e
escape de cada lado. O sistema de dupla ignição por magneto e bobina permaneceu
idêntico ao do Phantom I. O resultado de todas essas alterações no motor,
melhorou significativamente o desempenho - especialmente no modelo Continental
- e a possibilidade de adoção de corpos mais pesados. Este Phantom II começou a
vida como um sedan de corpo com um corpo de Thrupp & Maberly. Em um ponto
de sua vida, o chassi foi comprado por um senhor dinamarquês que morava no
Quênia, o Sr. H. Baungaard, que o trouxe de volta à Dinamarca. Nesse chassi, havia
uma carroceria de carroceria bem trabalhada, feita no estilo tourer, fabricada
no Quênia por um certo Sr. Tanner, um artesão muito hábil mencionado no
best-seller da romancista dinamarquesa Karen Blixen Out of Africa. Restaurado
com grandes custos no início dos anos 90, o carro está em muito boas condições.
Comentários
Postar um comentário