Um táxi de Lisboa...
Este táxi é um «personagem» histórico da cidade de Lisboa.
Foi até, vedeta de um filme, no qual o seu condutor de então, Augusto Macedo,
conquistou, aos 93 anos, o prémio de melhor actor amador atribuído no Festival
de Pescara de 1996.
O carro é um Oldsmobile Cabriolet, modelo XT 303, fabricado em 1928 pela General Motors. Desta série apenas três viaturas vieram para a Europa e as outras duas há muito que o tempo as levou.
O motor e a grande maioria das peças continuam a ser as de origem, com excepção dos pneus, que forma trocados pelos de um Chandler ainda mais antigo, de 1923. O carro, de caixa aberta, apresenta um motor de 6 cilindros, com 2745 cm3 de cilindrada e 11 cavalos de potência.
O velho AB-61-86 sobreviveu, sem nunca ter sofrido um acidente, ao seu proprietário, falecido em Janeiro de 1997, precisamente no dia em que estreava três salas de Lisboa o filme que interpretava para o realizador alemão Wolf Gaudlitz. Nesse ano, em que caducava a sua carta de condução, Augusto Macedo era o mais antigo taxista do mundo ainda no activo.
O filme de Gaudlitz, intitulado Táxi Lisboa, não obedece propriamente a um guião rígido, antes conta historietas e encontros com amigos de quatro cantos do mundo com os quais conviveram Augusto Macedo e o seu Oldsmobile.
Nesse filme, referindo-se à provecta idade tanto do táxi como do seu condutor, o escritor Virgílio Ferreira, comentaria, a brincar com as letras da matrícula do carro: «não sei quem será mais velho. O AB da chapa deve indicar que á Antes de Babilónia...».
Os primeiros táxis surgiram em Lisboa no ano de 1907 e rapidamente se implantaram. Eram apenas quatro e instalaram-se no Rossio. Apesar de pequenos e com quatro lugares apertados, batiam em velocidade as velhas tipóias puxadas a cavalo e acabaram por se impor.
Augusto Macedo, natural de uma pequena aldeia do centro do País, veio para Lisboa, em 1916, para começar a trabalhar, aos 12 anos, numa padaria de que era sócio um seu irmão mais velho. Aos 24 anos, com dinheiro que pediu emprestado, comprou o carro que nunca mais abandonaria e a que dedicou toda a sua vida.
Não lhe era imaginável trocá-lo por qualquer outro e por isso, nos anos 60, recusou indignadamente uma proposta da General Motors, que lhe oferecia um carro novo em troca do AB, que passaria a integrar a colecção da companhia.
Augusto Macedo percorreu ao volante do seu Oldsmobile mais de 2 milhões de quilómetros pelas ruas de Lisboa e nas Linhas de Cascais e de Sintra. Constituiu uma clientela fiel, quer nacional quer estrangeira, com a qual criou fortes laços de amizade. Chegou a transportar três gerações da mesma família. Os seus clientes estrangeiros reservavam as viagens muito antes de se deslocarem a Lisboa.
Em 1998 a Associação Turismo de Lisboa adquiriu o velho táxi de «antes da Babilónia», assegurando a sua conservação na cidade e a sua utilização para fins de promoção turística. Preserva-se assim uma autêntica lenda de Lisboa que, mantendo o espírito do seu anterior proprietário, continuará a acolher os visitantes e a percorrer as ruas da cidade
O carro é um Oldsmobile Cabriolet, modelo XT 303, fabricado em 1928 pela General Motors. Desta série apenas três viaturas vieram para a Europa e as outras duas há muito que o tempo as levou.
O motor e a grande maioria das peças continuam a ser as de origem, com excepção dos pneus, que forma trocados pelos de um Chandler ainda mais antigo, de 1923. O carro, de caixa aberta, apresenta um motor de 6 cilindros, com 2745 cm3 de cilindrada e 11 cavalos de potência.
O velho AB-61-86 sobreviveu, sem nunca ter sofrido um acidente, ao seu proprietário, falecido em Janeiro de 1997, precisamente no dia em que estreava três salas de Lisboa o filme que interpretava para o realizador alemão Wolf Gaudlitz. Nesse ano, em que caducava a sua carta de condução, Augusto Macedo era o mais antigo taxista do mundo ainda no activo.
O filme de Gaudlitz, intitulado Táxi Lisboa, não obedece propriamente a um guião rígido, antes conta historietas e encontros com amigos de quatro cantos do mundo com os quais conviveram Augusto Macedo e o seu Oldsmobile.
Nesse filme, referindo-se à provecta idade tanto do táxi como do seu condutor, o escritor Virgílio Ferreira, comentaria, a brincar com as letras da matrícula do carro: «não sei quem será mais velho. O AB da chapa deve indicar que á Antes de Babilónia...».
Os primeiros táxis surgiram em Lisboa no ano de 1907 e rapidamente se implantaram. Eram apenas quatro e instalaram-se no Rossio. Apesar de pequenos e com quatro lugares apertados, batiam em velocidade as velhas tipóias puxadas a cavalo e acabaram por se impor.
Augusto Macedo, natural de uma pequena aldeia do centro do País, veio para Lisboa, em 1916, para começar a trabalhar, aos 12 anos, numa padaria de que era sócio um seu irmão mais velho. Aos 24 anos, com dinheiro que pediu emprestado, comprou o carro que nunca mais abandonaria e a que dedicou toda a sua vida.
Não lhe era imaginável trocá-lo por qualquer outro e por isso, nos anos 60, recusou indignadamente uma proposta da General Motors, que lhe oferecia um carro novo em troca do AB, que passaria a integrar a colecção da companhia.
Augusto Macedo percorreu ao volante do seu Oldsmobile mais de 2 milhões de quilómetros pelas ruas de Lisboa e nas Linhas de Cascais e de Sintra. Constituiu uma clientela fiel, quer nacional quer estrangeira, com a qual criou fortes laços de amizade. Chegou a transportar três gerações da mesma família. Os seus clientes estrangeiros reservavam as viagens muito antes de se deslocarem a Lisboa.
Em 1998 a Associação Turismo de Lisboa adquiriu o velho táxi de «antes da Babilónia», assegurando a sua conservação na cidade e a sua utilização para fins de promoção turística. Preserva-se assim uma autêntica lenda de Lisboa que, mantendo o espírito do seu anterior proprietário, continuará a acolher os visitantes e a percorrer as ruas da cidade
Que local mais adequado
a um carro com tanto que contar!
Clube Português de Automóveis Antigos delegação Lisboa
Clube Português de Automóveis Antigos delegação Lisboa
O Sr. Augusto Macedo no
Rossio em 1986.
Esta poderá ser a derradeira foto do Sr. Macedo com o Taxi.
Esta poderá ser a derradeira foto do Sr. Macedo com o Taxi.
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