Os "Híbridos"
O ano de 1954 foi pródigo em novidades no que respeita à criatividade
dos construtores e mecânicos portugueses sendo os FAP, Olda, Alba, DM e
Etnerap alguns bons exemplos de carros de corrida produzidos no nosso
país com recurso a componentes de marcas já estabelecidas como a FIAT,
por exemplo. Mas um dos casos mais curiosos terá sido o dos Denzel que
surgiram no Grande Prémio do Porto na categoria S1500 equipados com
motores Porsche 1500 e que seriam conduzidos por Ernesto Martorell,
Filipe Nogueira e Fernando Stock. Sendo todos eles “clientes” de Jaime
Rodrigues admite-se que tenha partido do conhecido mecânico de Lisboa a
ideia de instalar motores Porsche nos pequenos carros austríacos. O que é
certo é que Ernesto Martorell ganhou a corrida e que o dito Jaime
Rodrigues “mexeu” na mecânica do carro, tal como faria na corrida
seguinte disputada em Monsanto em que pela primeira vez foram instalados
carburadores Weber no motor Porsche de um Denzel, neste caso no carro
de Ernesto Martorell, que voltou a vencer.
sensação
Nas imagens de cima o Denzel-Porsche de Fernando Stock no circuito da Boavista 1954. Com agradecimentos a José Stock.
À direita, o Etnerap / Porsche / Fiat tal como se apresentou em Monsanto. Tratava-se basicamente de um Porsche 356 em que a dianteira foi profundamente modificada para acomodar o motor Fiat. O carro abandonou à oitava volta com a alavanca de velocidades partida.
Comentários
Postar um comentário