CORVAIR - PARK_CIRGER
A chegada desses novos compactos segue um declínio acentuado no mercado automotivo dos EUA no final da década de 1950. Os consumidores estão cansados das grandes carrocerias de estilo extravagante (barbatanas, cromo) desse período. Os fabricantes precisam se adaptar oferecendo carros de dimensões mais razoáveis, mas também mais econômicos.
O Chevrolet Corvair inova com seu estilo e técnica. Na verdade,
ele tem um motor boxer projetado em colaboração com a Porsche e colocado na
parte traseira. O Corvair também recebe uma suspensão independente nas quatro
rodas, única na produção americana da época. Seu estilo é original e dinâmico.
É uma inspiração para vários modelos de outros fabricantes ao redor do mundo,
como o NSU Prinz, o BMW Série 02, o Hillman Imp, o Fiat 1300 ou a primeira
geração do Mazda Familia. O Corvair foi eleito o carro do ano 1960 pela revista
Motor Trend.
Com o Corvair, a Chevrolet tem como alvo os modelos importados,
em particular o Volkswagen Coccinelle, que pretende ser mais econômico, mas
compartilha a mesma arquitetura técnica com seu motor traseiro refrigerado a
ar. Nesse aspecto, o modelo é um sucesso. Também evita a canibalização das
vendas de Chevrolets grandes.
Apesar de toda a inteligência colocada no design do Chevrolet
Corvair, ele agrada menos ao público do que o Ford Falcon convencional. A
Chevrolet reagiu rapidamente dobrando sua oferta no segmento para a safra de
1962. Ao lado do Corvair, vemos um Chevy II muito clássico. O Corvair é então
posicionado como um modelo mais jovem e mais esportivo.
O Chevrolet Corvair se tornou um símbolo da luta do advogado
norte-americano Ralph Nader contra a insegurança nas estradas. O livro do
advogado “Unsafe at Any Speed” publicado em 1965 é uma espécie de declaração de
guerra contra a indústria automobilística norte-americana, acusada de produzir
carros com pouca segurança. Dadas as técnicas ainda em uso no Atlântico na
época, como o chassi separado, o eixo traseiro rígido, a tração traseira e os
freios a tambor; enquanto a potência dos motores continuava aumentando, essas
acusações eram bem fundadas. Isso resulta no estabelecimento de padrões de
segurança pelo governo federal nos próximos anos. Mas, no final, o Chevrolet
Corvair não era mais perigoso na estrada do que seus contemporâneos.
Em cinco safras, o carro cativou quase 1,3 milhão de compradores
em toda a carroceria. Estas são as versões mais sofisticadas que obtiveram
maior sucesso: 54% da produção total diz respeito ao 900 Monza
ARQUIVO DE HISTÓRIA
CRONOLOGIA DE EVOLUÇÕES
Descrição dos eventos do salão vintage da data
10/1959 MY 1960 Launch
05/1960 MY 1960 Nova versão Monza
10/1960 MY 1961 Melhorias Novo padrão no lado AV
Motor 2.4 em vez de 2.3
Ar condicionado disponível como opção
09/1961 Melhorias em MY 1962 Novo padrão no lado AV
Potência opcional aumentada de 98 cv para 102 cv
10/1962 MY 1963 Melhorias Barra central e distintivo de
deslocamento
10/1963 Melhorias em MY 1964 Novo padrão de grade
Motor com cilindrada e potência aumentada
Revisão AR de suspensão
08/1964 Fim da produção
AS DIFERENTES VERSÕES
Período de Mercado de Appellation Motor / BV
500 Standard 6H 2.3 M3 / M4 / A2 todos 1959-1960
500 Padrão 6H 2.4 M3 / M4 / A2 todos 1960-1961
700 Luxury 6H 2.3 M3 / M4 / A2 todos 1959-1960
700 Luxury 6H 2.4 M3 / M4 / A2 todos 1960-1963
700 Luxury 6H 2.7 M3 / M4 / A2 todos 1963-1964
900 Monza 6H 2,4 M3 / M4 / A2 todos 1961-1963
900 Monza 6H 2.7 M3 / M4 / A2 todos 1963-1964
Local de produção: Estados Unidos e Canadá
O Chevrolet Corvair foi montado a partir de kits de peças de
reposição (CKD) nos seguintes países: México, Venezuela, Bélgica, Dinamarca,
Suíça e África do Sul
Números de produção:
• Produção do Corvair por carroceria
Distribuição do número de cópias do período da carroceria
Sedan 1959-1964 464 788 37%
Club Coupe
1960-1964 677 651 53%
Lakewood Station Wagon
1960-1962 32 120 3%
Conversível
1961-1964 96 540 8%
Total 1959-1964 1.271.099 100%
• Produção do Corvair por vintage (todos os corpos incluídos)
Número de cópias vintage
1960 250 007
1961 282 075
1962 292 531
1963 254 571
1964 191 915
Total 1.271.099
• Produção do Corvair Sedan por vintage e por versão
FOLHA DE DADOS TÉCNICOS
Corpo e dimensões
Carroçaria Sedan tricorps 4 portas 6/5 lugares
Peso vazio (kg) de 1045 a 1150 kg
Distância entre eixos (e) 274
Comprimento - L (cm) 457
Largura - l (cm) 170
Altura - h (cm) 131
Comentários
Postar um comentário