CORVAIR - PARK_CIRGER

 A chegada desses novos compactos segue um declínio acentuado no mercado automotivo dos EUA no final da década de 1950. Os consumidores estão cansados ​​das grandes carrocerias de estilo extravagante (barbatanas, cromo) desse período. Os fabricantes precisam se adaptar oferecendo carros de dimensões mais razoáveis, mas também mais econômicos.

O Chevrolet Corvair inova com seu estilo e técnica. Na verdade, ele tem um motor boxer projetado em colaboração com a Porsche e colocado na parte traseira. O Corvair também recebe uma suspensão independente nas quatro rodas, única na produção americana da época. Seu estilo é original e dinâmico. É uma inspiração para vários modelos de outros fabricantes ao redor do mundo, como o NSU Prinz, o BMW Série 02, o Hillman Imp, o Fiat 1300 ou a primeira geração do Mazda Familia. O Corvair foi eleito o carro do ano 1960 pela revista Motor Trend.

Com o Corvair, a Chevrolet tem como alvo os modelos importados, em particular o Volkswagen Coccinelle, que pretende ser mais econômico, mas compartilha a mesma arquitetura técnica com seu motor traseiro refrigerado a ar. Nesse aspecto, o modelo é um sucesso. Também evita a canibalização das vendas de Chevrolets grandes.

Apesar de toda a inteligência colocada no design do Chevrolet Corvair, ele agrada menos ao público do que o Ford Falcon convencional. A Chevrolet reagiu rapidamente dobrando sua oferta no segmento para a safra de 1962. Ao lado do Corvair, vemos um Chevy II muito clássico. O Corvair é então posicionado como um modelo mais jovem e mais esportivo.

O Chevrolet Corvair se tornou um símbolo da luta do advogado norte-americano Ralph Nader contra a insegurança nas estradas. O livro do advogado “Unsafe at Any Speed” publicado em 1965 é uma espécie de declaração de guerra contra a indústria automobilística norte-americana, acusada de produzir carros com pouca segurança. Dadas as técnicas ainda em uso no Atlântico na época, como o chassi separado, o eixo traseiro rígido, a tração traseira e os freios a tambor; enquanto a potência dos motores continuava aumentando, essas acusações eram bem fundadas. Isso resulta no estabelecimento de padrões de segurança pelo governo federal nos próximos anos. Mas, no final, o Chevrolet Corvair não era mais perigoso na estrada do que seus contemporâneos.

Em cinco safras, o carro cativou quase 1,3 milhão de compradores em toda a carroceria. Estas são as versões mais sofisticadas que obtiveram maior sucesso: 54% da produção total diz respeito ao 900 Monza

 

 

 

ARQUIVO DE HISTÓRIA

CRONOLOGIA DE EVOLUÇÕES

Descrição dos eventos do salão vintage da data

10/1959 MY 1960 Launch

05/1960 MY 1960 Nova versão Monza

10/1960 MY 1961 Melhorias Novo padrão no lado AV

Motor 2.4 em vez de 2.3

Ar condicionado disponível como opção

09/1961 Melhorias em MY 1962 Novo padrão no lado AV

Potência opcional aumentada de 98 cv para 102 cv

10/1962 MY 1963 Melhorias Barra central e distintivo de deslocamento

10/1963 Melhorias em MY 1964 Novo padrão de grade

Motor com cilindrada e potência aumentada

Revisão AR de suspensão

08/1964 Fim da produção

AS DIFERENTES VERSÕES

Período de Mercado de Appellation Motor / BV

500 Standard 6H 2.3 M3 / M4 / A2 todos 1959-1960

500 Padrão 6H 2.4 M3 / M4 / A2 todos 1960-1961

700 Luxury 6H 2.3 M3 / M4 / A2 todos 1959-1960

700 Luxury 6H 2.4 M3 / M4 / A2 todos 1960-1963

700 Luxury 6H 2.7 M3 / M4 / A2 todos 1963-1964

900 Monza 6H 2,4 M3 / M4 / A2 todos 1961-1963

900 Monza 6H 2.7 M3 / M4 / A2 todos 1963-1964

Local de produção: Estados Unidos e Canadá

O Chevrolet Corvair foi montado a partir de kits de peças de reposição (CKD) nos seguintes países: México, Venezuela, Bélgica, Dinamarca, Suíça e África do Sul

Números de produção:

• Produção do Corvair por carroceria

Distribuição do número de cópias do período da carroceria

Sedan 1959-1964 464 788 37%

Club Coupe

1960-1964 677 651 53%

Lakewood Station Wagon

1960-1962 32 120 3%

Conversível

1961-1964 96 540 8%

Total 1959-1964 1.271.099 100%

• Produção do Corvair por vintage (todos os corpos incluídos)

Número de cópias vintage

1960 250 007

1961 282 075

1962 292 531

1963 254 571

1964 191 915

Total 1.271.099

• Produção do Corvair Sedan por vintage e por versão

FOLHA DE DADOS TÉCNICOS

Corpo e dimensões

Carroçaria Sedan tricorps 4 portas 6/5 lugares

Peso vazio (kg) de 1045 a 1150 kg

Distância entre eixos (e) 274

Comprimento - L (cm) 457

Largura - l (cm) 170

Altura - h (cm) 131







Créditos:  Photography Digital

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