Aeroporto de Lisboa Antigamente
Houve antes outras pistas de
descolagem na capital e até o Tejo servia para os hidroaviões, mas o hoje
chamado Aeroporto Humberto Delgado só abriu ao tráfego em 1942
A descolagem de aviões a partir de Lisboa começou bastante
antes da construção na Portela (até o Tejo servia de pista, como no tempo da
viagem de Sacadura Cabral e Gago Coutinho num hidroavião até ao Brasil), mas
1942 é uma data decisiva, pela abertura ao tráfego do atual Aeroporto Humberto
Delgado. Então diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil, o homem que
ficaria conhecido como o "general sem medo" pela oposição que faria
mais tarde ao regime de Salazar teve um papel fundamental tanto no lançamento
do aeroporto como na criação da TAP em 1945, até hoje a companhia de bandeira portuguesa.
A companhia adquiriu logo nesse ano os primeiros aparelhos, dois aviões DC-3
com capacidade para 21 passageiros. E em 1946 foi lançada a "Linha Aérea
Imperial", que ligava Lisboa a Luanda e a Lourenço Marques (Maputo), uma
viagem com 12 escalas, 15 dias de duração (ida e volta) e 24 500 quilómetros de
extensão. As rotas seguintes criadas foram Paris, Sevilha e Londres. Já o
aeroporto de Cabo Ruivo, para hidroaviões, foi desativado no final da década de
1950.
A fotografia é do
fotógrafo Carneiro, da TAP, gentilmente cedida pelo Sr. António Fernandes. Doc.
manuscrito apenso também da colecção do Sr. António Fernandes |
https://www.voltaaomundo.pt/2019/10/07/fotografias-antigas-do-principal-aeroporto-de-portugal-1/noticias/380495/
Comentários
Postar um comentário