1913 Maxwell Model 25 Touring

 CHASSIS NO. 11968

ENGINE NO. 12226

Motor com válvula lateral de 4 cilindros e 25 hp

Carburador de atualização simples, ignição magnética

Transmissão de engrenagem deslizante de 3 velocidades

Eixos Vivos e Molas Semi Elípticas

Freios a tambor mecânicos da roda traseira

 

O MAXWELL

 Financiado pelo fabricante de chapas de Detroit Benjamin Briscoe e pelo plutocrata da costa leste JP Morgan, o ex-Oldsmobile e engenheiro do norte Jonathan D. Maxwell construiu seu primeiro carro - um projeto avançado de dois cilindros com refrigeração a água, válvulas de admissão mecânicas, transmissão planetária de 2 velocidades, transmissão do eixo e volante do lado direito - em 1904. O gêmeo provou ser um enorme sucesso; um modelo de 4 cilindros juntou-se à linha em 1906 e a Maxwell se expandiu de sua base em Tarrytown, Nova York, abrindo fábricas em Auburn, Indiana e Rhode Island. A engenharia de som foi complementada por uma série de manchetes publicitárias que ajudaram a impulsionar as vendas, nenhuma delas mais bem-sucedida do que uma viagem transcontinental de Nova York a São Francisco realizada por uma equipe de quatro motoristas em 1909.

No ano seguinte, a empresa vendeu mais de 20.000 carros, um total superado apenas por Ford e Buick. A partir desse ponto alto, Maxwell entrou em declínio. Os ambiciosos planos de expansão de Briscoe foram desastrosos; a maioria das fábricas foi vendida e Jonathan Maxwell transferiu a produção para Detroit. Atingido fortemente pela depressão pós-Primeira Guerra Mundial, Maxwell fundiu-se - sem sucesso - com Chalmers e adquiriu um novo presidente na pessoa de Walter Percy Chrysler, cuja nova marca iria renascer das cinzas de Maxwell-Chalmers.

 

A MOTOCARA OFERECIDA

Este Maxwell foi adquirido como parte de uma coleção modesta de carros da era de latão em meados dos anos 1950. Naquela época, o carro era usado regularmente e foi executado no Glidden Tour em 1952, entre outros eventos. Instalado há alguns anos, e nos últimos anos tendo sido feito para funcionar, o Maxwell é melhor descrito como bem envelhecido cosmeticamente, mas mesmo assim completo com lâmpadas, teto e velocímetro, bem como opções de buzina, sino e apito.

Um exemplo do modelo com volante à esquerda, ele forneceria uma entrada útil para eventos do Horseless Carriage Club, onde encontraria boa companhia entre o número de exemplos sobreviventes e, sem dúvida, suporte de orientação ou conselho de manutenção, se necessário.
























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