Transportes Aéreos Portugueses



Uma História na rota do futuro
1945 - 1949
A TAP – ou mais especificamente, a Secção de Transportes Aéreos – é criada a 14 de março de 1945 pela mão de Humberto Delgado, à data director do Secretariado da Aeronáutica Civil. É neste ano que são adquiridos os primeiros aviões – dois aviões DC-3 Dakota com capacidade para 21 passageiros. No ano seguinte, são criadas definitivamente as condições necessárias para a companhia começar a operar, através da realização do Curso Geral de Pilotos. São, então, inauguradas as duas primeiras linhas aéreas: a primeira linha comercial Lisboa-Madrid abre a 19 de setembro de 1946. Mais tarde, a 31 de dezembro, é inaugurada a “Linha Aérea Imperial” que serve a rota Lisboa-Luanda-Lourenço Marques que contaria com 12 escalas, cerca de 15 dias de duração (ida e volta) e 24540 quilómetros de extensão. Até ao termo da década de 40, outras rotas são criadas: Paris (1948), Londres (1949) e Sevilha (1948).
1950 - 1959
Em 1952 entra-se definitivamente na era do jacto: em maio deste ano, a British Overseas Airways Corporation (BOAC) abre o primeiro serviço regular de aviões a jacto, voando cerca de 11 mil quilómetros entre Londres e Joanesburgo em menos de 24 horas e encurtando a viagem, até aqui realizada por aviões a hélice, para metade do tempo anterior. Ainda em 1952 inicia-se a produção do Boeing 707. 
No ano posterior – 1953 – a TAP conhece pela primeira vez o significado de “privatização”, passando de um serviço público a uma sociedade anónima de responsabilidade limitada (SARL). Na mesma altura, surgem dois novos destinos TAP: Casablanca e Tânger.
Em 1955 chega a Lisboa o primeiro quadrimotor, uma aeronave impulsionada por quatro motores fixados nas asas, destinado ao longo curso da TAP que, em novembro, começa a operar na linha de África; no mesmo ano realiza-se a viagem experimental ao Rio de Janeiro, com a participação do Almirante Gago Coutinho.
O ano de 1958, apesar de ser palco da demissão de Humberto Delgado, esboça-se como um ano de recordes para a TAP: pela primeira vez, a companhia ultrapassa um milhar de trabalhadores (1009), estende-se por uma rede de mais de 14 mil quilómetros, possui cerca de 10 mil horas voadas e mais de 64 mil passageiros transportados.
1960 - 1969
No início desta década, a TAP realiza o primeiro voo entre Lisboa e Porto Santo (1960), inaugura o Voo da Amizade, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, com tarifas a menos de metade do preço normal da época, bem como a ligação Lisboa-Goa com uma duração total de 19 horas e cinco escalas intermédias. É nesta altura – em julho de 1962 – que a TAP entra definitivamente na era do jacto com o Caravelle VI-R e neste mesmo ano inicia as ligações de Lisboa para Las Palmas e Santa Maria. Um ano depois (1963) consolida as suas rotas para Genebra, Munique e Frankfurt. Em 1964 viria a ser inaugurado o aeroporto de Santa Catarina, no Funchal, bem como a linha Lisboa-Funchal, a par da operação regular Lisboa-Sal-Bissau. O ano de 1964 fica igualmente marcado pelo facto de a TAP atingir o primeiro milhão de passageiros.
1970 - 1979
Nos anos 70, a companhia recebe a Medalha de Ouro de Mérito Turístico, inclui Boston na linha de Nova Iorque e inicia a operação com aviões a jacto na linha Lisboa-Lourenço Marques-Lisboa. É neste período também que os serviços da TAP se vêem obrigados a ser transferidos para novas instalações, no aeroporto de Lisboa. Ao mesmo tempo, é criada a linha de Montreal e as ligações de Lisboa para Ponta Delgada e Terceira e as transformações ao nível dos serviços não cessam: em 1972 a TAP recebe o primeiro dos quatro Boeing 747-200. A TAP chega ao ano da revolução do 25 de abril a operar com 32 aviões tecnologicamente avançados para mais de 40 destinos em quatro continentes, inicia o serviço computadorizado de reservas, de load-control  e check-in  (TAPMATIC) e torna-se a primeira companhia europeia a executar as grandes revisões completas dos reactores dos B747. O ano de 1974 termina com mais de 1.5 milhões de passageiros transportados, 68 210 horas voadas, quase 103 mil quilómetros de rede e ultrapassa os nove mil trabalhadores.
No ano seguinte à Revolução de Abril, a companhia é arrastada na vaga de nacionalizações e transforma-se numa empresa pública. No final da década, em 1979, é implementado um programa de modernização da empresa e esta altera a sua designação para TAP Air Portugal.
1980 - 1989
O ano de 1980 coincide com a introdução de uma nova imagem na transportadora nacional: uniforme, logótipo e pintura de aviões. Outras inovações têm, igualmente, lugar, nomeadamente o lançamento da revista de bordo Atlantis, a criação da Executive Class e a inauguração de um novo terminal de carga no Aeroporto de Lisboa. Ainda neste ano, é prolongada a linha de Milão para Roma, é aberta a linha Lisboa-Barcelona e a TAP assina o primeiro protocolo com a Iberia. Em meados da década de 80 é inaugurada a loja de vendas no Aeroporto de Lisboa e, pela primeira vez, a TAP Air Portugal transporta mais de dois milhões de passageiros num ano de operação. No decorrer de 1985 é criada a linha Porto-Caracas e o museu da companhia abre as portas ao público. Na reta final da década de 80 a TAP introduz um sistema automático de cálculo de tarifas e emissão de bilhetes e torna-se a primeira companhia aérea a estabelecer ligações terra-ar via satélite.
1990 - 1999
A década de 1990 é a década do Boeing 777, o primeiro jato comercial totalmente desenhado digitalmente e pela primeira vez na sua história, a TAP transporta num só ano mais de três milhões de passageiros. Nesta altura, iniciam-se os voos do Porto para Barcelona e Basileia e é reaberta a linha de Salvador da Baía. No decorrer dos anos 90, a TAP segue a par com a modernização do País e entra na era Airbus, consolidando uma frota de aviões mais económicos e versáteis. Até ao final desta década é atribuído à TAP o prémio PTA – Portugal Turismo e Atualidade, pela revista Gente e Viagens, é criado o website da companhia (1996), o escritor português José Saramago comemora a receção do seu prémio Nobel da Literatura a bordo de um avião da TAP.
Com a entrada no novo milénio, a TAP regista o transporte de mais de 5 milhões de passageiros (em 2004, este número já ascenderia aos 6,5 milhões) e vê a sua unidade de Manutenção e Engenharia ser certificada pela Autoridade de Aviação Civil Brasileira e pela Federal Aviation Administration (FAA) norte-americana.
2000 - 2009      
A década de 2000 afirma-se como o período de maior recuperação da TAP e, pela primeira vez em vários anos, a companhia obtém lucros de alguns milhões de euros. A par deste facto, a frota da TAP aumenta para 40 aviões e, a 1 de fevereiro de 2005 é apresentado no Hangar 6, a “catedral” da TAP, a nova imagem que integra um novo logótipo, o quinto desde que a TAP foi fundada em 1945 e a nova designação “TAP Portugal”. A nova imagem pretende traduzir graficamente modernidade, leveza e portugalidade e reforçar o nome da TAP que tanto os portugueses como os trabalhadores sempre preferiram. É o início de um novo ciclo.
Ainda neste ano, a companhia aérea portuguesa acumula prémios a nível nacional e internacional em diversas áreas e chega mesmo a tornar-se um case-study em Harvard, ao mesmo tempo que vê contemplada a sua entrada na Star Alliance.
2006 foi o ano de consolidação de diversos acordos comerciais, bem como prémios para a companhia aérea nacional: a TAP assume o controlo da VEM (Varig Manutenção & Engenharia), o maior Centro de Manutenção da América do Sul, é atingido o número recorde de 47 frequências semanais diretas para o Brasil, o Programa Victoria, para o Passageiro Frequente da TAP, é premiado pelos Freddie Awards como o melhor do ano e a nova imagem da empresa distinguida com o prémio Melhor Branding e Re-Branding.
Ao longo dos anos posteriores, a TAP Portugal continua a ser distinguida com inúmeros prémios em diversas categorias: entre 2007 e 2009, é considerada a décima Companhia Aérea mais segura do mundo e “Melhor Companhia Aérea” pelo quarto ano consecutivo, ao mesmo tempo que a Star Alliance – da qual a TAP é membro integrante – é eleita a Melhor Aliança de Companhias Aéreas pela terceira vez consecutiva. Em 2008, os prémios continuam a integrar a História da companhia e, a 1 de agosto, a TAP atinge o recorde de 33.464 passageiros transportados num só dia. À parte de todos estes galardões, a companhia foi sendo distinguida com inúmeros prémios no âmbito da eficiência energética e ambiental, entre os quais o Prémio “Planeta Terra”, atribuído pela UNESCO, reconhecendo desta forma o Programa de Compensação de Emissões de Co2.
2010 – 2014

De Braços Abertos
A TAP Portugal é a principal companhia aérea portuguesa, em operação desde 1945 e membro da Star Alliance desde 14 de março de 2005. Tem o seu hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada entre o continente Africano e a América do Norte e do Sul.
A rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, conheceu no verão de 2014 um alargado crescimento, ao operar para 11 novas rotas. Atualmente, a companhia área portuguesa garante ligações para 84 destinos, espalhados por 35 países. Operando, em média, cerca de 2500 voos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 77 aviões: 61 aeronaves de modelo Airbus, às quais se juntam mais 16 aeronaves que operam com as cores da PGA (Portugália Airlines).
A conservação do carácter português da marca da Companhia e o serviço de qualidade como conceito básico têm sido o principal motor de estratégia da TAP ao longo dos últimos anos, o que justifica os inúmeros prémios atribuídos por entidades internacionais e outras.
Rede
Nos últimos anos, A TAP tem consolidado o seu reposicionamento em alguns dos seus principais mercados, nomeadamente África, Brasil e América do Sul. O esforço da companhia passa pelo crescimento sustentável, pela adaptação às mudanças de cada mercado como um todo, enquanto aumenta valores de tráfego e as taxas de ocupação. Neste sentido, novas rotas têm vindo a ser adicionadas à rede TAP, tanto no médio como no longo curso.
Prosseguindo esta estratégia de expansão, a TAP adiciona em 2013 dois destinos africanos à sua rede: Boa Vista (Cabo Verde) e Tânger (Marrocos), ao mesmo tempo que aumenta as frequências para alguns dos principais destinos. Na América do Sul, a companhia aérea portuguesa consegue afirmar-se líder de operação no Brasil, com voos diretos à partida de Lisboa e Porto, para 12 destinos em 2014, extendendo a sua operação a todas as regiões do país: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A par das novas conexões no território brasileiro, são adicionadas mais 9 rotas à rede TAP, espalhadas pela América do Sul e Europa: Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá (Panamá), Astúrias - Oviedo (Espanha), Nantes (França), Hanôver (Alemanha), Gotemburgo (Suécia), Belgrado (Sérvia), Talin (Estónia) e São Petersburgo (Rússia).
Prémios
Eleita a Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011 e 2012, pelos WTA, World Travel Awards, detém também o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul em 2009, 2010, 2011 e novamente em 2012. Reconhecida pela revista britânica Business Destinations como a Companhia Aérea com melhor Classe Executiva – América do Sul em 2013, foi também eleita a Melhor Companhia Aérea na Europa em 2011, 2012 e 2013, pela prestigiada revista “Global Traveller” dos EUA, e foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. Considerada a Melhor Companhia Aérea pela revista “Condé Nast Traveller em 2010, foi também eleita a Melhor Empresa Portuguesa na área do Turismo em 2011. Em 2014, a TAP conquista o galardão de Companhia Aérea Europeia Líder para África e América do Sul, uma vez mais, pela mão dos World Travel Awards, considerados os “óscares” do turismo.



Redes Sociais & Mobile
Também nas redes sociais a TAP tem recebido menções internacionais, continuando a crescer no mundo digital dia após dia. Aqui o contacto com os passageiros da companhia é constante e (quase) imediato.
A página do Facebook (facebook.com/TAPPortugal) conta com mais de 700.000 fãs, sendo recorrente a atribuição do selo de Socially Devoted por parte do Socialbakers.com, o que demonstra que a companhia aérea é reconhecida pelo trabalho de apoio ao cliente nesta importante rede social.
O Instagram é a rede social que permite um contacto mais próximo e espontâneo com os passageiros e é neste espaço virtual que a TAP partilha imagens inspiradoras que apaixonam qualquer fã da aviação, promove destinos que fazem sonhar, curiosidades e viagens ao passado, passatempos e outras novidades relativas à companhia. Todos os meses um colaborador da TAP é convidado a partilhar as suas fotografias no perfil oficial em instagram.com/tapportugal, com o objetivo de dar a conhecer um pouco dos bastidores da companhia aérea. Através desta iniciativa a TAP já mostrou aos mais 14.000 seguidores o hangar e os trabalhos de manutenção, pormenores interessantes dos aviões e de quem os opera, entre outras curiosidades. A partilha de imagens dos passageiros através da hashtag #tapportugal é ainda encorajada frequentemente, tendo sido um caso de sucesso ao longo do tempo, na medida em que já foram registadas mais de 10.000 imagens.
Outra importante rede social onde a TAP está presente é o Twitter. Este aparece como o local agregador das últimas novidades da companhia, mas é, sobretudo e cada vez mais, um ponto de contacto importante em termos de apoio ao cliente, como é notória pela recente atribuição da marca Socially Devoted, pelo Socialbakers.com. Com cerca de 18.000 seguidores a aceder ao perfil através do user @taportugal, todos os dias a TAP está apta a comunicar com os seus passageiros, 140 caracteres de cada vez.
Mais recentemente e numa vertente fundamentalmente aspiracional, foi criado o perfil da TAP no Pinterest (pinterest.com/tapportugal). Esta página faz sonhar qualquer curioso e todos estão convidados a viajar pelos destinos da rede TAP, um pin de cada vez.
Para que cada voo com a TAP seja uma experiência cómoda, a companhia oferece os melhores serviços em terra, a bordo e na palma da sua mão: a reserva de um voo, a escolha do lugar e o check-in podem ser feitos esteja onde estiver, através das facilidades disponíveis para cada dispositivo móvel. A aplicação da TAP para smartphones, pc’s e tablets – com sistemas operativos iOS, Android e Windows –, é totalmente gratuita e está disponível para download na App Store, Google Play e Windows Store, em Português e Inglês.

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