Boeing 314 Clipper
Boeing 314 Clipper - foi um hidroavião casco com estabilizador triplo na
cauda, movido por 4 motores radiais a pistão, de longo alcance
que foi produzido pela Boeing entre 1938
e 1941 e é comparável com o Inglês Short Empire.
Um dos maiores aviões do tempo, sua asa foi utilizada maciçamente nos protótipos dos bombardeiros Boeing XB-15 para atingir os voos para todos os oceanos Atlântico e Pacífico. Doze Clippers foram construídas para a PanAm, três dos
quais foram vendidos a BOAC em 1941 antes da entrega.
Era um avião muito luxuoso, e o preço da passagem, 675 dólares na época,
equivalem hoje a cerca de 7.000 dólares. Operava rotas transatlânticas,
possuindo luxos como quartos de vestir para homens e mulheres e restaurante com cozinheiros 4 estrelas, luxo não
igualado até hoje.
Com o aumento dos conflitos na Segunda Guerra Mundial,
ajudou no transporte de material e tropas.
Franklin D. Roosevelt
viajou num deles para conferência em Casablanca em 1943 e Winston Churchill também vôou várias vezes neste tipo de
avião.
Após a guerra, tornou-se obsoleto, pois foram
construídas várias pistas em terra e
aviões mais potentes, rápidos e aerodinâmicos.
Operadores
Especificações (314A Clipper)
Descrições
gerais
Motorização
Performance
|
Comentários
Postar um comentário