Boeing 314 Clipper




Boeing 314 Clipper - foi um hidroavião casco com estabilizador triplo na cauda, movido por 4 motores radiais a pistão, de longo alcance que foi produzido pela Boeing entre 1938 e 1941 e é comparável com o Inglês Short Empire.
Um dos maiores aviões do tempo, sua asa foi utilizada maciçamente nos protótipos dos bombardeiros Boeing XB-15 para atingir os voos para todos os oceanos Atlântico e Pacífico. Doze Clippers foram construídas para a PanAm, três dos quais foram vendidos a BOAC em 1941 antes da entrega.
Era um avião muito luxuoso, e o preço da passagem, 675 dólares na época, equivalem hoje a cerca de 7.000 dólares. Operava rotas transatlânticas, possuindo luxos como quartos de vestir para homens e mulheres e restaurante com cozinheiros 4 estrelas, luxo não igualado até hoje.
Com o aumento dos conflitos na Segunda Guerra Mundial, ajudou no transporte de material e tropas. Franklin D. Roosevelt viajou num deles para conferência em Casablanca em 1943 e Winston Churchill também vôou várias vezes neste tipo de avião.
Após a guerra, tornou-se obsoleto, pois foram construídas várias pistas em terra e aviões mais potentes, rápidos e aerodinâmicos.



Operadores
Aeronaves utilizadas pela PanAm
Registro
Tipo
Nome
Tempo de Serviço
Notas
NC18601
314
Honolulu Clipper
Vendido para a US Navy.
NC18602
314
California Clipper
Mais tarde foi renomeado para Pacific Clipper e vendido para a World Airways. Destruído em 1950.
NC18603
314
Yankee Clipper
Iniciou o serviço transatlântico de Correio. Acidentado em 22 de fevereiro de 1943 em Lisboa, Portugal.
NC18604
314
Atlantic Clipper
Recuperadas algumas partes.
NC18605
314
Dixie Clipper
Iniciou o serviço de transporte transatlântico de passageiros, depois foi vendido para a World Airways. Destruído em 1950.
NC18606
314
American Clipper
Vendido para a World Airways. Destruído em 1950.
NC18609
314A
Pacific Clipper
Mais tarde foi vendido para a Universal Airlines. Destruído por uma tempestade.
NC18611
314A
Anzac Clipper
Vendido para a Universal Airlines em 1946, American International Airways em 1947 e World Airways em 1948. Vendido para empresa privada em 1951 e destruído em Baltimore em 1951.
NC18612
314A
Cape Town Clipper
Vendido para a U.S. Navy em 1942, vendido para a American International Airways em 1947 e afundado no mar pela United States Coast Guard em 14 de outubro de 1947.

Especificações (314A Clipper)

Descrições gerais
  • Tripulação: 11 - incluindo dois comissários de bordo
  • Capacidade: 4 500 kg (9 920 lb) de correspondência e carga e 36-74 - passageiros
  • Comprimento: 32,33 m (110 ft)
  • Envergadura: 46,36 m (150 ft)
  • Altura: 6,22 m (20 ft)
  • Peso vazio: 21 900 kg (48 300 lb)
  • Peso bruto (carregado): 38 000 kg (83 800 lb)
Motorização
Performance

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas