TAP. 70 anos



TAP. 70 anos de história contados por quem pôs a companhia a voar


Em 1948, já os primeiros pilotos estavam formados. A companhia estava já a voar para África e Espanha

"Era Ponto de honra aterrar sempre Dentro fazer Horario" conta João Graça, Antigo comandante da TAP, Ao recordar OS Primeiros Passos da Transportadora Aérea de Bandeira. Entrou Pará UMA Companhia em Setembro de 1946 parágrafo ano Depois da Ordem de Serviço n.º 7, assinada POR Humberto Delgado, oficialmente TAP CRIAR OS - Transportes Aéreos Portugueses - Faz 70 meses sem DIAMETRO 14 de março.Integrado no Primeiro de grupo Pilotos com fez Companhia iniciou a Exploração aérea regular, João Graça e o Único sobrevivente Já fiz a dos Oito Primeiros TAP formou. Tem 94 anos, assumir fiz Uma entrada na Profissão "foi obra do acaso" e na SUA Memória ESTÁ Ainda Bem Presente de Inauguração Duas Primeiras Rotas Alternativas: A Primeira Ligação comercial Entre Lisboa e Madrid, a 19 de Setembro de 1946 e, poucos meses DEPOIS, a 31 de Dezembro, a Linha Aérea imperial Que Fazia Uma rota Lisboa-Luanda-Lourenço Marques (Maputo Hoje) e fez com contava 12 Escala, repartidas POR 15 dias (ida e Volta), e 24 540 quilómetros.A Estreia do piloto, com o comandante Roger Avelar, Aconteceu Precisamente na rota de abril de 1947 em Madrid Dois Anos de Guerra Mundial DEPOIS terminada a II. Tempo Chegou a Lisboa, foi Uma nova Enviado Pará Missão. Desta Vez Uma Viagem de Estudo da Portela Paragrafo Paris-Le Bourget n'uma altura em que "o Aeroporto de Orly AINDA estava em construção". A bordo ia o Fundador da TAP, o General Humberto Delgado, na altura AINDA major e-Diretor Geral de Aeronáutica Civil. Para Paragrafo francesa rota de Capital de Modo seria Lançada em 1948 NÃO MESMO ano em hum fez TAP Começou a VOAR Paragrafo Sevilha e, Pouco Antes de partir Pela Primeira Vez, Paragrafo Londres. Tudo era AINDA não Feito Velho DC-3 Dakota, Onde João Graça Conta Mais de Sete Mil Horas de Voo.Foi nessa altura, "na Década de 50, fez o Número de Maior PESSOAS Entrou na TAP" Conta Aquino Noronha, Antigo tripulante de cabina e supervisor da Companhia Aérea. Caso Sem Seu, Uma entrada na TAP seria Quase 20 anos tarde de milho, EM 1968, Cabelo fez ja Faz PARTE de da Segunda Geração de Funcionários. Enquanto ISSO, o Comandante João Graça Teve ritmo Para sair da TAP, nsa Açores Passar Pela SATA, Pela DTA em Angola, testículos de Fazer Paragrafo Integrar Uma Equipa de panamá - a Maior Companhia da ÉPOCA - Onde Só NÃO Entrou POR TER Sim milho de 27 anos, e AINDA Passar Pela Venezuela. Só regressou à TAP em 1962 Onde ficaria COMEU Uma reforma. Perderam, Ambos, O Primeiro Passo da Companhia em Direção um contingente Privatização uma, com Uma Passagem, em 1953 Uma Empresa Privada de capitais Públicos (SARL). A nova designação Trouxe Uma reorganização Organica e Os Primeiros Aviões de Longo Curso - os Super Constellation.Foi um Período de muitos Avancos Tecnológicos e "MUITAS de avarias" Lembra Manuel Ulisses, fez Entrou em Pará 1961 aa Oficina de Reatores Como TAP. O Antigo chefe da Manutenção, Hoje COM 80 anos, RecordA Uma Época em Tudo Que se baseava em Atenção, Experiência e bons Olhos e Mãos. "Tínhamos de Encontrar Alternativas Paragrafo Pequenos Erros" Diz Ulisses, Lembrando fez cada ligamento Fazer ERA fazer a motor Pintado de Uma cor diferente, assinalando Como horas de vida fez AINDA tinha. "A TAP sempre Teve Uma Manutenção Muito boa, com MECANICOS e Engenheiros Muito conhecedores dos aviões" reconhece, Recordando OS cursos de Iniciação de Aeronáutica Paragrafo Novos Funcionários e Como formações Técnicas realizadas NAS sedes Como Pratt Whitney UO Boeing Nos EUA UO na Bélgica Pará conhecer O milho Tarde 747E POR ISSO com pena que no verão de 2014 Como assistiu avarias, atrasos e cancelamentos de VOOS. Estes Problemas agravaram a Situação Financeira da TAP, fez Perdeu 27,7 milhoes COMEU Setembro. Em 2013, a Empresa tinha Registado prejuízos de SEIS milhoes de euros, apesar de o Negócio da Aviação ter dado Lucro de 34 milhoes. Como Perdas São explicadas Pelo buraco da Manutenção no Brasil. "Não Gosto muito de FALAR Disso, MAS Entre Nós Por vezes, perguntávamo-SOE se seria Preciso Os Velhos voltarem Paragrafo à TAP" Diz o Antigo Mecânico em tom de brincadeira.Nos Primeiros anos, a TAP obedecia uma Padrões Elevados Muito, atravessar atravessar de Segurança de Manutenção. "Por vezes, chamavam-LHE Tomé para Outro Avião [Outro apanhe Avião, em Ingles] Porque OS Padrões de Segurança ERAM Tão Superiores de AOS OUTRAS companhias Que, Quando havia Uma falha, o Avião NÃO descolava Até Estar resolvida."MESMO ASSIM, OS aconteceram sustos. Alguns Como Pequenos milho "Incendios NAS casas de banho Por Causa de Beata de Cigarros"; Outros OU MAIORES Como daquela vez em que "Uma Pedra provocou um Rasgão metros de Oito de na asa do avião" à Saida de Recife, no Brasil, estava sem Quem é Avião Só Sabia Que havia Perda de Combustíveis. O Problema NÃO evitou "Quatro horas Guides Até Cabo Verde", a falta de EQUIPAMENTO Onde de Bombeiros OS obrigou a continuar ''. "Tivemos de Seguir Até Las Palmas, a RESPOSTA Onde foi:" se Já chegaram aquí, VAO Até Lisboa Voavam num Boeing 707 com 160 PESSOAS a Bordo - 132 em turística e 18 em Primeira classe ".". Ninguem percebeu o Perigo iminente e todos chegaram Bem, mas a tripulação Chegou "Uma preparar uma evacuação de emergência" eventualidade Paragrafo QUALQUÉR.O Maior susto da Companhia de Novembro aconteceria em 1977 QUANDO Uma aterragem falhada DEPOIS de Duas Tentativas de Aproximação à Pequena pista da Madeira Levou à morte de 131 PESSOAS. Foi "A Maior da Aviação Portuguesa Tragédia" Como o DN escrevia na Primeira Página, Ainda sem saber Que, Aquele TP 425 ficaria na História Como o Maior e Único de Grandes Dimensões Acidente da Companhia. "Fui UE fez OS Motores Daquele desmontei 727, fez todos estavam Partidos" Conta Manuel Ulisses. Aquino Noronha assim que fala com pesar daquela Noite em uma amiga Isso era tripulação OU conhecida.AINDA pingos Fazer 25 de Abril, andar de Avião era parágrafo Sonho de requinte em fez o Serviço oferecido estava distante do dia-a-dia da vida do país. "Tudo na TAP era glamoroso" conta Aquino Noronha. A Transportadora oferecia Primeira classe e turística, Mas Não COMEU segmento económico milho "como refeições servidas Eram em loiça de porcelana e contavam com vinho Como parte da Refeição" O Que NÃO acontecia em nenhuma Outra Transportadora. "Como refeições Tinham sempre salmão" e, na Primeira classe, ERAM servidos manjares de caviar e lagosta. "Não, Passageiros Finais fumavam charuto OS Pará" oferecido Pela Companhia.Ao Longo dos anos, a TAP foi escolhida Por Que inúmeras Personalidades vinham a Portugal. Em Maio de 1967 Chegou a haver MESMO Alguma fricção com a Alitalia, Quando em Maio o Papa Paulo VI escolheu a TAP na sua visita a Fátima. O pontífice da Igreja Católica viajou com o Comandante João Graça, Que Fez Aquela Viagem Como copiloto e, POR ISSO, Viria a Receber a comenda da Ordem de São Silvestre.Uma foi tambem na bateria aquele francesa Brigitte Bardot Veio a Portugal. Nessa Viagem estava Aquino Noronha, fez AINDA NÃO Hoje esconde Alguma desilusão. "Quando a vi de T-shirt, sem soutien, sem Maquilhagem, era a MESMA NÃO Pessoa" conta Entre risos."Havia Pouca gente Qualificada, POR ISSO éramos Muito Bem Tratados. Ficámos sempre nsa Melhores Hoteis e comíamos nsa Melhores Restaurantes. Éramos Como Príncipes" Remata João Graça.Aquino Noronha Lembra que "bilhetes OS ERAM Muito Caro" mas de Quem voava na Companhia Sentia-se em Casa. "A ERA TAP parágrafo Icone de Portugal Como Eusébio OU Amália". E "para Uma Comunidade emigrante ver o Avião com Como núcleos da Bandeira Chegar Era Uma Emoção. Alguns ajoelhavam-se e Outros beijavam o avião" Conta, incrédulo com sucessivas Como Tentativas de privatizar a Empresa. Aconteceu em 2001 com A Venda falhada à Swissair, fez POR acabaria falir; Euro 2012 com uma rejeição desde Proposta de Germán Efromovich, fez falhou NAS GARANTIAS Financeiras. E ágora com o Processo de novo Uma Venda Privados, Porque - Como Diz o Ministro Pires de Lima - "a Privatização E A Melhor Opção para o Futuro da TAP salvaguardar A Empresa Precisa de Pará de Capital Crescer e flexibilidade laboral.". Se Desta vez NÃO falhar, a TAP terá novo dono em julho.Mas Quem Viu ano ósmio desde TAP Lembra Primeiros fez UMA Companhia "Faz parte do Imaginário do país" e Esteve Presente Quando Portugal, portanto, precisou. "Lembro-me de that in Bem 1974-1975 Portugal NÃO tinha crédito em divisas Estrangeiras Por Causa do Processo Revolucionário ea TAP Chegou a PEDIR Dinheiro emprestado Paragrafo suprir ESSA falta" conta Aquino Noronha, Sem Medo de Dizer que "sempre houve Uma Relação de Que pai empresta OU Pede emprestado Ao Filho ". E o Sucesso da TAP TAMBÉM SE DEVE para ISSO.






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