VARIG para GOL (uma passagem da aviação brasileira)

A VARIG foi a primeira companhia aérea fundada no Brasil, há mais de 90 anos, em 1927, até que esta (na verdade, a "nova" Varig, um componente da Varig original (desmembrada)) se fundiu finalmente com a GOL em 2006. Assim, estas duas companhias aéreas abrangem o espectro da aviação brasileira durante um século inteiro. O nome da empresa (GOL) é a versão nativa da palavra inglesa "Goal" (como em futebol).

A VARIG foi fundada a 7 de maio de 1927 em Porto Alegre, por Otto Ernst Meyer-Labastille, um aviador alemão que imigrou para o Brasil em 1921. A primeira aeronave da VARIG foi um hidroavião Dornier Do J Wal com capacidade para dez passageiros (ver primeira imagem abaixo). A atual aeronave, denominada Atlântico, foi também a primeira aeronave registada no Brasil. As operações iniciaram-se a 22 de junho de 1927 com um voo de Porto Alegre (SBPA) para Rio Grande (SBRG). Nessa época, durante o início de muitas companhias aéreas (especialmente na América do Sul), o uso de hidroaviões era comum, porque tais aeronaves podiam seguir rotas aquáticas, o que permitia aterragens de emergência.

A 5 de agosto de 1942, a Varig iniciou a sua primeira rota internacional de Porto Alegre para Montevideu utilizando o seu de Havilland DH 89 Dragon Rapide. No final da Primeira Guerra Mundial, foi tomada a decisão de unificar a frota em torno de apenas um tipo de aeronave, e a escolhida foi o Lockheed L-10 Electra (imaginem uma época em que o L-10 era considerado o avião comercial de eleição!). Em 1946, o (versátil) DC-3 juntou-se à frota da Varig, alargando muito a sua rede (ver imagem do DC-3 da Varig). O "verdadeiro" voo internacional (do Rio de Janeiro para Nova Iorque) foi realizado, a 2 de Agosto de 1955, por um dos três Lockheed L-1049G (imagem apresentada abaixo). As Constelações ajudaram a construir uma imagem corporativa (e reputação) "cosmopolita" para a companhia aérea. Dez anos depois, em 1965, a Varig começou a operar voos para cidades europeias... e assim sucessivamente... o ritmo continuou até ao ano 2000... Em 2005, perante os desafios financeiros, a companhia aérea seria dividida em duas entidades distintas, informalmente conhecidas como "antiga" Varig e "nova" Varig. Em 2008, o seu indicativo (original) Varig deixou de existir. E a "nova" Varig acabaria por ser integrada na GOL Linhas Aéreas.

Durante a sua longa existência, a Varig operou diversos tipos de hélices e jatos! Veja abaixo uma amostra da sua aeronave histórica. Além disso, para simbolizar a transição da VARIG para a GOL, voltei a um dos meus pacotes SIM favoritos (e mais completos) (o iFly 737NG), que contém as variantes (600/700/800/900/BBJ) - apenas a variante 700 a ser voada/mostrada nas imagens abaixo. E, para homenagear os aeroportos ORIG/DEST do primeiro voo da Varig, a 22 de junho de 1927, encontre aqui algumas imagens do VARIG B737-700 a descolar de Rio Grande (SBRG) e do GOL B737-700 a aterrar em Porto Alegre (SBPA). Espero que goste destas fotos e deste relato da famosa companhia aérea (marcada pelo seu elegante logótipo, a bússola dourada)! Obrigado por ler/assistir. Comentários/pensamentos são bem-vindos. [Várias aeronaves (PW/FW) / iFly / REX]

[Aeronaves apresentadas por ordem: (1) Dornier Do J Wal (2) B707-300 (3) MD-11 (4) B727-100 (5) A300B4-200 (6) Douglas DC-3 (7) Lockheed L-188 Electra (8) Lockheed L-1049G (9) DC-10-30 (10) B747-300 (11-20) B737-700]






















 

The AVSIM Screen Shots Forum

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros Táxis de Lisboa

UTIC

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968