ŠKODA 1101 Tudor (1948)

“Os pontos fortes de várias gerações das séries de modelos Popular e Rapid foram incorporados no ŠKODA 1101, graças ao qual a ŠKODA se tornou o maior fabricante de automóveis da antiga Checoslováquia em 1936”, afirma Andrea Frydlová, chefe do Museu ŠKODA, acrescentando: “ O ‘Tudor’ superou significativamente o seu antecessor.” A nova exposição – de 10 de maio a 30 de agosto de 2016 no Museu ŠKODA em Mladá Boleslav – comemora o 70º aniversário do início da produção.

A série de modelos ŠKODA 1101 apresentava um design atraente e um conceito técnico moderno para a época. Incluía uma estrutura de tubo central bifurcada, suspensão independente, potentes freios hidráulicos e um potente e econômico motor de quatro cilindros com cilindrada de 1.089 cm3 (23,5 kW) (32 cv).

A partir de 1946, as duas portas fechadas formaram a base da ampla gama de modelos. Na verdade, foi do adjetivo inglês “duas portas” que surgiu o nome popular “Tudor”. Inicialmente, um sedã de quatro portas foi adicionado para atender às necessidades dos clientes nacionais e estrangeiros. Mais tarde, seria usado pelos ministérios da Checoslováquia e pelo corpo diplomático como veículo de serviço, e foi a variante construída com mais frequência a partir de 1949.

A gama de modelos descapotáveis incluía os populares descapotáveis “Tudor”, com as portas colocadas numa estrutura rígida e a parte rebatível do tejadilho feita de material. Depois vieram os elegantes Roadsters. Oferecendo alta praticidade para o dia a dia, havia a van com duas janelas laterais e a versão carrinha que ficou conhecida como station wagon, marcada ‘STW’. Nessa altura, já tinham um banco traseiro rebatível, o que aumentava o espaço de carga para 1490 mm de comprimento e 1380 mm de largura. Um capítulo especial da história do ‘Tudor’ foi escrito pelo ŠKODA 1101 VO (vojenský otevřený, modelo militar – aberto) e 1101 P (pohotovostní, standby/emergência) com a sua carroçaria de jipe. Estas versões foram utilizadas pelas forças armadas de vários países, incluindo Portugal, Arábia Saudita e Egipto.

A produção do modelo ŠKODA série 1101 (após modernização, conhecido como 1102) foi realizada em uma empresa estatal, conhecida oficialmente como AZNP (Automobilové závody, národní podnik inglês: Automobile Plants, National Corporation). O chassi com tecnologia completa surgiu em Mladá Boleslav; a carroçaria foi construída nas fábricas recentemente integradas de Kvasiny e Vrchlabí – hoje, estes três locais constituem a rede de produção da ŠKODA na República Checa. Quando o modelo foi lançado pela primeira vez, em Maio de 1946, o preço de mercado checo de um ŠKODA 1101 era de 67.700 coroas e, devido à difícil situação económica da época, os clientes exigiam até um cupão de racionamento.

Entre 1946 e 1952, foram construídos 66.904 modelos ŠKODA ‘Tudor’ para uso civil e 4.237 versões especiais foram construídas especialmente para as forças armadas. Quase dois terços de todos os ŠKODA 1101/1102 alguma vez produzidos foram exportados – em 1947 para 36 países em todo o mundo, quatro anos mais tarde esse número subiu para 76. Entre os mercados mais importantes estavam a Polónia, os Países Baixos, a Bélgica e a República Federal da Alemanha. Alemanha. O modelo, no entanto, também foi firmemente estabelecido na Austrália, no Brasil, na Índia, na União da África do Sul e no Canadá.

O ŠKODA 1101/1102 também obteve grandes sucessos no automobilismo. Em 1948, três ‘Tudor’ da classe <1100 cm3 venceram a corrida de 24 horas em Spa, na Bélgica. As edições especiais ŠKODA Sport e Supersport tinham motores melhorados em diferentes versões, incluindo uma versão com 1490 cm3, que apresentava um soprador Roots, e atingia mais de 200 km/h com a sua potência de 132 kW (180 cv). O seu sucesso no desporto motorizado provou ser uma grande publicidade para o ŠKODA 1101/1102 nos mercados de exportação. Ao mesmo tempo, isto permitiu que a produção fosse continuamente melhorada – até os carros sobrealimentados utilizavam muitas das mesmas peças dos modelos produzidos em série.

O ŠKODA 1101/1102 ocupa um lugar de honra na longa história da marca de Mladá Boleslav. A série de modelos seguinte continuou com sucesso este conceito técnico até 1964, quando começou a produção de uma geração completamente nova de veículos – o ŠKODA 1000 MB com motor traseiro e carroçaria totalmente metálica autoportante.











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