ŠKODA 1101 Tudor (1948)
“Os pontos fortes de várias gerações das séries de modelos Popular e Rapid foram incorporados no ŠKODA 1101, graças ao qual a ŠKODA se tornou o maior fabricante de automóveis da antiga Checoslováquia em 1936”, afirma Andrea Frydlová, chefe do Museu ŠKODA, acrescentando: “ O ‘Tudor’ superou significativamente o seu antecessor.” A nova exposição – de 10 de maio a 30 de agosto de 2016 no Museu ŠKODA em Mladá Boleslav – comemora o 70º aniversário do início da produção.
A série de
modelos ŠKODA 1101 apresentava um design atraente e um conceito técnico moderno
para a época. Incluía uma estrutura de tubo central bifurcada, suspensão
independente, potentes freios hidráulicos e um potente e econômico motor de
quatro cilindros com cilindrada de 1.089 cm3 (23,5 kW) (32 cv).
A partir de
1946, as duas portas fechadas formaram a base da ampla gama de modelos. Na
verdade, foi do adjetivo inglês “duas portas” que surgiu o nome popular
“Tudor”. Inicialmente, um sedã de quatro portas foi adicionado para atender às
necessidades dos clientes nacionais e estrangeiros. Mais tarde, seria usado
pelos ministérios da Checoslováquia e pelo corpo diplomático como veículo de
serviço, e foi a variante construída com mais frequência a partir de 1949.
A gama de
modelos descapotáveis incluía os populares descapotáveis “Tudor”, com as portas
colocadas numa estrutura rígida e a parte rebatível do tejadilho feita de
material. Depois vieram os elegantes Roadsters. Oferecendo alta praticidade
para o dia a dia, havia a van com duas janelas laterais e a versão carrinha que
ficou conhecida como station wagon, marcada ‘STW’. Nessa altura, já tinham um
banco traseiro rebatível, o que aumentava o espaço de carga para 1490 mm de
comprimento e 1380 mm de largura. Um capítulo especial da história do ‘Tudor’
foi escrito pelo ŠKODA 1101 VO (vojenský otevřený, modelo militar – aberto) e
1101 P (pohotovostní, standby/emergência) com a sua carroçaria de jipe. Estas
versões foram utilizadas pelas forças armadas de vários países, incluindo
Portugal, Arábia Saudita e Egipto.
A produção
do modelo ŠKODA série 1101 (após modernização, conhecido como 1102) foi
realizada em uma empresa estatal, conhecida oficialmente como AZNP
(Automobilové závody, národní podnik inglês: Automobile Plants, National
Corporation). O chassi com tecnologia completa surgiu em Mladá Boleslav; a
carroçaria foi construída nas fábricas recentemente integradas de Kvasiny e
Vrchlabí – hoje, estes três locais constituem a rede de produção da ŠKODA na
República Checa. Quando o modelo foi lançado pela primeira vez, em Maio de
1946, o preço de mercado checo de um ŠKODA 1101 era de 67.700 coroas e, devido
à difícil situação económica da época, os clientes exigiam até um cupão de
racionamento.
Entre 1946 e
1952, foram construídos 66.904 modelos ŠKODA ‘Tudor’ para uso civil e 4.237
versões especiais foram construídas especialmente para as forças armadas. Quase
dois terços de todos os ŠKODA 1101/1102 alguma vez produzidos foram exportados
– em 1947 para 36 países em todo o mundo, quatro anos mais tarde esse número
subiu para 76. Entre os mercados mais importantes estavam a Polónia, os Países
Baixos, a Bélgica e a República Federal da Alemanha. Alemanha. O modelo, no
entanto, também foi firmemente estabelecido na Austrália, no Brasil, na Índia,
na União da África do Sul e no Canadá.
O ŠKODA
1101/1102 também obteve grandes sucessos no automobilismo. Em 1948, três
‘Tudor’ da classe <1100 cm3 venceram a corrida de 24 horas em Spa, na
Bélgica. As edições especiais ŠKODA Sport e Supersport tinham motores
melhorados em diferentes versões, incluindo uma versão com 1490 cm3, que
apresentava um soprador Roots, e atingia mais de 200 km/h com a sua potência de
132 kW (180 cv). O seu sucesso no desporto motorizado provou ser uma grande
publicidade para o ŠKODA 1101/1102 nos mercados de exportação. Ao mesmo tempo,
isto permitiu que a produção fosse continuamente melhorada – até os carros
sobrealimentados utilizavam muitas das mesmas peças dos modelos produzidos em
série.
O ŠKODA
1101/1102 ocupa um lugar de honra na longa história da marca de Mladá Boleslav.
A série de modelos seguinte continuou com sucesso este conceito técnico até
1964, quando começou a produção de uma geração completamente nova de veículos –
o ŠKODA 1000 MB com motor traseiro e carroçaria totalmente metálica
autoportante.
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