Opel Rekord P1


 

O Opel Rekord P1 (originalmente Opel Olympia Rekord P) é um modelo de automóvel de passageiros de tamanho médio superior que a Opel apresentou em 1957 como o sucessor do Opel Olympia Rekord. A característica desta série de modelos são as janelas panorâmicas, para as quais o P na designação do modelo representa. O sucessor deste modelo de grande sucesso foi o Opel Rekord P2 em 1960.

O Opel Rekord P1 (com a marca nos primeiros dois anos como Opel Olympia Rekord P) foi um grande carro familiar lançado em agosto de 1957, a tempo do Salão Automóvel de Frankfurt, pela Opel como substituto do Opel Olympia Rekord do ano anterior. Era maior do que seu antecessor e apresentava um atraente pára-brisa e janela traseira envolventes no estilo americano, uma reminiscência de seu primo construído pela General Motors Luton, o Vauxhall Victor FA, que havia aparecido na Inglaterra alguns meses antes.

O Opel Rekord P1 vendeu muito bem, alcançando consistentemente o segundo lugar nas paradas de vendas da Alemanha Ocidental, perdendo para o primeiro lugar apenas pelo menor e mais barato Volkswagen Beetle. O fabricante afastou-se do hábito estabelecido com o modelo antecessor de levantar a grade dianteira e outros detalhes de acabamento todos os anos, mas o P1, no entanto, experimentou um ciclo de produção relativamente curto. O P1 foi substituído no verão de 1960 pelo Opel Rekord P2, embora a carroceria do Rekord P1 continuasse a ser oferecida no Opel 1200, ele próprio uma versão de especificação reduzida do Rekord P1, até 1962.

Ao contrário da carroceria moderna, o motor de quatro cilindros refrigerado a água de 1488 cc ohc foi muito pouco alterado desde que foi oferecido pela primeira vez no Opel Olympia em 1937. A potência declarada no lançamento permaneceu inalterada em relação aos 45 hp (33 kW) do modelo anterior em 3900 rpm. No entanto, a partir de julho de 1959, a taxa de compressão foi aumentada para que o motor de 1488 cc agora oferecesse 50 cv (37 kW) de potência máxima: além disso, os clientes agora podiam especificar um motor maior de 1680 cc para o qual a potência máxima publicada o que 55 hp (40 kW) a 4000 rpm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas