HISTÓRIA MAN CAMINHÕES

 


A MAN escreveu a sua própria história ao evoluir de uma pequena fábrica de montagem para um dos principais fornecedores internacionais de veículos comerciais. Hoje, caminhões e ônibus com o leão de prata podem ser vistos nas estradas de todo o mundo. A MAN teve que superar alguns desafios importantes no caminho para o sucesso internacional. Ao longo de tudo isso, a empresa continuou a dar uma contribuição decisiva para o desenvolvimento do transporte de passageiros e mercadorias – uma bela tradição, que também continuará nos próximos 100 anos. Faça uma viagem por mais de um século de construção de veículos comerciais com a MAN.


NOSSOS INÍCIOS

O empresário Ludwig Sander, juntamente com o engenheiro Jean Gaspard Dollfus, fundou a primeira empresa predecessora direta da MAN, a Sander'sche Maschinenfabrik (Oficina de Máquinas de Sander), em Augsburg em 1840. Em 1844, ela foi renomeada para C. Reichenbach'sche Maschinenfabrik - depois da máquina de impressão pioneiro Carl August Reichenbach que tornou a empresa famosa com sua invenção inovadora. Uma nova renomeação para Maschinenfabrik Augsburg ocorreu em 1857. Em 1841, a Eisengießerei und Maschinenfabrik Klett & Comp foi formada como uma empresa irmã em Nuremberg, mas foi renomeada como Maschinenbau-Actiengesellschaft Nürnberg em 1873. Em 1898, as empresas em Augsburg e Nuremberg se fundiram para formar a Vereinigten Maschinenfabrik Augsburg und Maschinenbaugesellschaft Nürnberg A.G. – e em 1908 eles finalmente se marcaram como Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG, abreviado para M.A.N.

 


 

As raízes da MAN também remontam a outra empresa predecessora indireta: a Eisenhütte St. Antony fundada em 1758 em Oberhausen como a primeira empresa envolvida na indústria pesada no Ruhr. Em 1808, esta empresa se fundiu com duas outras siderúrgicas vizinhas para se tornar a Hüttengewerkschaft und Handlung Jacobi, Haniel & Huyssen. Em 1873, isso se transformou no Gutehoffnungshütte, Aktienverein für Bergbau und Hüttenbetrieb, abreviado para GHH. As siderúrgicas tornaram-se importantes para a MAN a partir de 1921: este foi o ano em que assumiu o controle majoritário da Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg (M.A.N.), atingida financeiramente. Esta fusão garantiu o fornecimento de longo prazo de carvão, ferro e aço para a Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o GHH foi dividido em três divisões separadas por instigação da potência de ocupação britânica, incluindo a divisão de máquinas e engenharia de instalações com sua subsidiária M.A.N. O Grupo GHH foi reconstruído e reestruturado em meados da década de 1980. Divisões independentes foram desmembradas no ano financeiro de 1985/86, como a divisão de veículos comerciais, a divisão de turbo e diesel e a divisão de impressoras. Isso resultou na reorganização do Grupo GHH sob o nome de sua subsidiária MAN. Os pontos entre as três cartas da empresa foram retirados e a sede social foi transferida de Oberhausen para Munique.





1915

A produção de veículos comerciais começa em uma pequena fábrica de montagem em Lindau, no Lago de Constança. Nessa época, a fábrica ainda era conhecida como M.A.N.-Saurer Truck Works – uma joint venture com a empresa suíça Adolph Saurer AG. Caminhões cardan leves foram produzidos aqui, assim como veículos mais pesados movidos a corrente. Apenas um ano depois, a produção de veículos comerciais foi transferida de Lindau para Nuremberg.




1924

Estreia mundial: a MAN apresentou o primeiro veículo com motor a diesel do mundo com injeção de combustível e um tipo totalmente novo de construção de ônibus, construído sobre um chassi rebaixado.




1930

Os primeiros ônibus de 3 eixos e trólebus foram construídos pela MAN na década de 1930. Este era o caminhão pesado a diesel mais potente do mundo na época, com 140/150 HP. Junto com o desenvolvimento de turbocompressores para motores a diesel e tração nas quatro rodas para veículos comerciais, a MAN introduziu a produção em linha de montagem


1939-45

As fábricas em Nuremberg foram repetidamente alvo de ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a produção de veículos comerciais civis foi mantida pelo maior tempo possível. Paralelamente, a produção estava focada principalmente em tanques, mas também em ônibus e caminhões para serem usados como veículos militares, por exemplo, o 'Einheitsdiesel' (diesel uniforme) com tração nas quatro rodas. No final de 1944, os pavilhões e as máquinas de produção estavam quase completamente destruídos.






 1953

Os lendários caminhões e ônibus F8 de nariz curto no design MKN com tampa do compartimento do motor de crocodilo moldam a imagem das ruas alemãs durante a época da reconstrução e o início do "Wirtschaftswunder" alemão (milagre econômico).

Quando se trata de veículos off-road, são principalmente os tratores agrícolas da MAN e o Ackerdiesel que ainda hoje são usados em certa medida, na agricultura e na indústria madeireira.

1955

Até 1954, os tratores, ônibus e caminhões eram construídos em Nuremberg. A MAN mudou-se para sua nova e maior fábrica em Munich-Allach devido ao aumento dos níveis de produção. O primeiro caminhão, um 515 L1, saiu da linha de montagem aqui em 15 de novembro de 1955.




1965

O 100.000º caminhão sai da linha de montagem depois de apenas dez anos. A principal imagem dentro e fora da estrada para esta década foi o poderoso veículo Hauber e cabine sobre motor conhecido como 'Pausbacke'.

1971

A MAN assumiu a empresa Büssing no início da década de 1970. Foi assim que o leão de Braunschweig chegou ao logotipo de produto da MAN. A MAN iniciou a produção e venda de modelos de caminhões leves em cooperação com o fabricante francês de veículos comerciais Saviem e posteriormente com a Volkswagen.

O MAN 19.280 foi eleito o ‘Camião do Ano’ em 1978 – muitas outras distinções viriam a seguir

 


AS DÉCADAS DE 1970 E 1980 VIRAM A EXPANSÃO DO HOMEM, PREDOMINANTEMENTE INTERNACIONAL.

A fabricante de veículos comerciais com sede em Munique também produziu e vendeu caminhões e ônibus na África do Sul, Estados Unidos e Turquia. Eles também conseguiram atingir uma capacidade de produção considerável na Áustria graças à aquisição das marcas ÖAF, Gräf & Stift e Steyr.

Com o G90, M90 e F90, a MAN estabeleceu uma família de veículos composta por uma série de caminhões leves, médios e pesados, que ainda hoje existe de forma semelhante
















MAN adquire a Volkswagen Caminhões e Ônibus- História da MAN



 








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