HISTÓRIA MAN CAMINHÕES
A MAN escreveu a sua própria história ao evoluir de uma pequena
fábrica de montagem para um dos principais fornecedores internacionais de
veículos comerciais. Hoje, caminhões e ônibus com o leão de prata podem ser
vistos nas estradas de todo o mundo. A MAN teve que superar alguns desafios
importantes no caminho para o sucesso internacional. Ao longo de tudo isso, a
empresa continuou a dar uma contribuição decisiva para o desenvolvimento do
transporte de passageiros e mercadorias – uma bela tradição, que também
continuará nos próximos 100 anos. Faça uma viagem por mais de um século de
construção de veículos comerciais com a MAN.
NOSSOS INÍCIOS
O empresário Ludwig Sander, juntamente com o engenheiro Jean
Gaspard Dollfus, fundou a primeira empresa predecessora direta da MAN, a
Sander'sche Maschinenfabrik (Oficina de Máquinas de Sander), em Augsburg em
1840. Em 1844, ela foi renomeada para C. Reichenbach'sche Maschinenfabrik -
depois da máquina de impressão pioneiro Carl August Reichenbach que tornou a
empresa famosa com sua invenção inovadora. Uma nova renomeação para
Maschinenfabrik Augsburg ocorreu em 1857. Em 1841, a Eisengießerei und
Maschinenfabrik Klett & Comp foi formada como uma empresa irmã em
Nuremberg, mas foi renomeada como Maschinenbau-Actiengesellschaft Nürnberg em
1873. Em 1898, as empresas em Augsburg e Nuremberg se fundiram para formar a
Vereinigten Maschinenfabrik Augsburg und Maschinenbaugesellschaft Nürnberg A.G.
– e em 1908 eles finalmente se marcaram como Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg
AG, abreviado para M.A.N.
As raízes da MAN também
remontam a outra empresa predecessora indireta: a Eisenhütte St. Antony fundada
em 1758 em Oberhausen como a primeira empresa envolvida na indústria pesada no
Ruhr. Em 1808, esta empresa se fundiu com duas outras siderúrgicas vizinhas
para se tornar a Hüttengewerkschaft und Handlung Jacobi, Haniel & Huyssen.
Em 1873, isso se transformou no Gutehoffnungshütte, Aktienverein für Bergbau
und Hüttenbetrieb, abreviado para GHH. As siderúrgicas tornaram-se importantes
para a MAN a partir de 1921: este foi o ano em que assumiu o controle
majoritário da Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg (M.A.N.), atingida
financeiramente. Esta fusão garantiu o fornecimento de longo prazo de carvão,
ferro e aço para a Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG. Após o fim da Segunda
Guerra Mundial, o GHH foi dividido em três divisões separadas por instigação da
potência de ocupação britânica, incluindo a divisão de máquinas e engenharia de
instalações com sua subsidiária M.A.N. O Grupo GHH foi reconstruído e
reestruturado em meados da década de 1980. Divisões independentes foram
desmembradas no ano financeiro de 1985/86, como a divisão de veículos
comerciais, a divisão de turbo e diesel e a divisão de impressoras. Isso
resultou na reorganização do Grupo GHH sob o nome de sua subsidiária MAN. Os
pontos entre as três cartas da empresa foram retirados e a sede social foi
transferida de Oberhausen para Munique.
1915
A produção de veículos comerciais começa em uma pequena fábrica de montagem em Lindau, no Lago de Constança. Nessa época, a fábrica ainda era conhecida como M.A.N.-Saurer Truck Works – uma joint venture com a empresa suíça Adolph Saurer AG. Caminhões cardan leves foram produzidos aqui, assim como veículos mais pesados movidos a corrente. Apenas um ano depois, a produção de veículos comerciais foi transferida de Lindau para Nuremberg.
1924
Estreia mundial: a MAN apresentou o primeiro veículo com motor a
diesel do mundo com injeção de combustível e um tipo totalmente novo de
construção de ônibus, construído sobre um chassi rebaixado.
1930
Os primeiros ônibus de 3 eixos e trólebus foram construídos pela MAN na década de 1930. Este era o caminhão pesado a diesel mais potente do mundo na época, com 140/150 HP. Junto com o desenvolvimento de turbocompressores para motores a diesel e tração nas quatro rodas para veículos comerciais, a MAN introduziu a produção em linha de montagem
1939-45
As fábricas em Nuremberg
foram repetidamente alvo de ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. No
entanto, a produção de veículos comerciais civis foi mantida pelo maior tempo
possível. Paralelamente, a produção estava focada principalmente em tanques,
mas também em ônibus e caminhões para serem usados como veículos militares, por
exemplo, o 'Einheitsdiesel' (diesel uniforme) com tração nas quatro rodas. No
final de 1944, os pavilhões e as máquinas de produção estavam quase
completamente destruídos.
Os lendários caminhões e ônibus F8 de nariz
curto no design MKN com tampa do compartimento do motor de crocodilo moldam a
imagem das ruas alemãs durante a época da reconstrução e o início do
"Wirtschaftswunder" alemão (milagre econômico).
Quando se trata de veículos off-road, são
principalmente os tratores agrícolas da MAN e o Ackerdiesel que ainda hoje são
usados em certa medida, na agricultura e na indústria madeireira.
1955
Até 1954, os tratores, ônibus e caminhões
eram construídos em Nuremberg. A MAN mudou-se para sua nova e maior fábrica em
Munich-Allach devido ao aumento dos níveis de produção. O primeiro caminhão, um
515 L1, saiu da linha de montagem aqui em 15 de novembro de 1955.
1965
O 100.000º caminhão sai da linha de
montagem depois de apenas dez anos. A principal imagem dentro e fora da estrada
para esta década foi o poderoso veículo Hauber e cabine sobre motor conhecido
como 'Pausbacke'.
1971
A MAN assumiu a empresa Büssing no início
da década de 1970. Foi assim que o leão de Braunschweig chegou ao logotipo de
produto da MAN. A MAN iniciou a produção e venda de modelos de caminhões leves
em cooperação com o fabricante francês de veículos comerciais Saviem e
posteriormente com a Volkswagen.
O MAN 19.280 foi eleito o ‘Camião do Ano’
em 1978 – muitas outras distinções viriam a seguir
AS DÉCADAS DE 1970 E 1980 VIRAM A EXPANSÃO
DO HOMEM, PREDOMINANTEMENTE INTERNACIONAL.
A fabricante de veículos comerciais com
sede em Munique também produziu e vendeu caminhões e ônibus na África do Sul,
Estados Unidos e Turquia. Eles também conseguiram atingir uma capacidade de
produção considerável na Áustria graças à aquisição das marcas ÖAF, Gräf &
Stift e Steyr.
Com o
G90, M90 e F90, a MAN estabeleceu uma família de veículos composta por uma
série de caminhões leves, médios e pesados, que ainda hoje existe de forma
semelhante
MAN adquire a Volkswagen Caminhões e Ônibus- História da MAN
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