Northrop T-38 Talon

 


O Northrop T-38 Talon é um avião supersónico de treinamento avançado. Tendo sido o primeiro avião de treino supersônico em todo o mundo e o primeiro da Força Aérea Portuguesa a ter capacidade supersónica. É ainda o mais fabricado (na sua categoria) e continua em 2010 ao serviço de várias Forças Armadas do mundo.

A sua construção deriva do antigo projeto N-156 da Northrop que visava a produção de um caça ligeiro de baixo custo e multifuncional, dando origem ao F-5A Freedom Fighter. Na época a USAF não tinha necessidade de um caça deste tipo, no entanto mostrou interesse no projecto para substituição do T-33 Shooting Star na função de treino avançado. Foram construídos 3 protótipos, designados YT-38, voando o primeiro, pela primeira vez em 10 de março de 1959. Foi rapidamente aceite e os primeiros exemplares entregues em 1961, entrando ao serviço em 17 de Março desse ano. Desde então foram construídas 1 187 unidades até 1972 quando terminou a sua produção.

Em 2001 começaram a ser recebidos pela AETC (comando de treino da USAF)a versão T-38C ao abrigo de um programa de upgrade de aviônicos e modernização do sistema propulsor e respectiva célula que prevê o prolongamento da sua vida útil até ao ano 2020.

Emprego na Força Aérea Portuguesa

Foram adquiridas 12 aeronaves. Entraram ao serviço em 1977[2] e foram abatidas ao efectivo em 1993.

Com o abate dos F-86 Sabre, os T-38 foram colocados na Esquadra 103 na Base Aérea Nº 5.

Em janeiro de 1987, a Esquadra foi transferida para a Base Aérea Nº 11, onde se mantiveram até ao seu abate ao efectivo da FAP.

Em 1990 começaram a ser utilizados no Curso de Introdução Operacional com vista ao aperfeiçoamento dos pilotos aeronave que eram destinados às esquadras de combate.




 

Descrição

Tipo / Missão     Aeronave militar supersônica de treino avançada, com motores turbojato, bimotor monoplano

País de origem  Estados Unidos

Fabricante Northrop Corporation

Período de produção 1961-1972

Quantidade produzida         1146 unidades

Custo unitário    US$756,000 (1961)

US$5,879 milhões (2013)

Desenvolvido de         Northrop N-156

Primeiro voo em          10 de março de 1959 (64 anos)

Introduzido em   17 de março de 1961

Variantes  Northrop F-5E Tiger II

Tripulação

2 alunos e um instrutor

Especificações (Modelo: T-38A)

Dimensões

Comprimento     14,14 m (46,4 ft)

Envergadura

7,7 m (25,3 ft)

Altura         3,92 m (12,9 ft)

Área das asas   15,79 m² (170 ft²)

Alongamento

3.8

Peso(s)

Peso vazio         3 270 kg (7 210 lb)

Peso carregado 5 360 kg (11 800 lb)

Peso máx. de decolagem   5 485 kg (12 100 lb)

Propulsão

Motor(es)  2 x turbojatos de pós-combustão General Electric J85-5A (após atualização PMP um J85-5R)

Empuxo (por motor):

        Empuxo seco: 929 kgf (9 110 N)

        Empuxo pós-combustão: 1 315 kgf (12 900 N)

Performance

Velocidade máxima    1 381 km/h (746 kn)

Velocidade máx. em Mach

1,3 Ma

Alcance (MTOW)

1 835 km (1 140 mi)

Teto máximo      15 240 m (50 000 ft)

Razão de subida        170,68 m/s

Notas

Dados de: USAF factsheet





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas