Northrop T-38 Talon
O Northrop T-38 Talon é um avião supersónico de treinamento
avançado. Tendo sido o primeiro avião de treino supersônico em todo o mundo e o
primeiro da Força Aérea Portuguesa a ter capacidade supersónica. É ainda o mais
fabricado (na sua categoria) e continua em 2010 ao serviço de várias Forças
Armadas do mundo.
A sua construção deriva do antigo projeto N-156 da Northrop que
visava a produção de um caça ligeiro de baixo custo e multifuncional, dando
origem ao F-5A Freedom Fighter. Na época a USAF não tinha necessidade de um caça
deste tipo, no entanto mostrou interesse no projecto para substituição do T-33
Shooting Star na função de treino avançado. Foram construídos 3 protótipos,
designados YT-38, voando o primeiro, pela primeira vez em 10 de março de 1959.
Foi rapidamente aceite e os primeiros exemplares entregues em 1961, entrando ao
serviço em 17 de Março desse ano. Desde então foram construídas 1 187 unidades
até 1972 quando terminou a sua produção.
Em 2001 começaram a ser recebidos pela AETC (comando de treino
da USAF)a versão T-38C ao abrigo de um programa de upgrade de aviônicos e
modernização do sistema propulsor e respectiva célula que prevê o prolongamento
da sua vida útil até ao ano 2020.
Emprego na Força Aérea Portuguesa
Foram adquiridas 12 aeronaves. Entraram ao serviço em 1977[2] e
foram abatidas ao efectivo em 1993.
Com o abate dos F-86 Sabre, os T-38 foram colocados na Esquadra
103 na Base Aérea Nº 5.
Em janeiro de 1987, a Esquadra foi transferida para a Base Aérea
Nº 11, onde se mantiveram até ao seu abate ao efectivo da FAP.
Em 1990 começaram a ser utilizados no Curso de Introdução
Operacional com vista ao aperfeiçoamento dos pilotos aeronave que eram
destinados às esquadras de combate.
Descrição
Tipo / Missão Aeronave
militar supersônica de treino avançada, com motores turbojato, bimotor
monoplano
País de origem Estados
Unidos
Fabricante Northrop
Corporation
Período de produção 1961-1972
Quantidade produzida 1146
unidades
Custo unitário US$756,000
(1961)
US$5,879 milhões (2013)
Desenvolvido de Northrop
N-156
Primeiro voo em 10
de março de 1959 (64 anos)
Introduzido em 17 de
março de 1961
Variantes Northrop F-5E
Tiger II
Tripulação
2 alunos e um instrutor
Especificações (Modelo: T-38A)
Dimensões
Comprimento 14,14 m
(46,4 ft)
Envergadura
7,7 m (25,3 ft)
Altura 3,92 m (12,9
ft)
Área das asas 15,79 m²
(170 ft²)
Alongamento
3.8
Peso(s)
Peso vazio 3 270 kg
(7 210 lb)
Peso carregado 5 360 kg (11
800 lb)
Peso máx. de decolagem 5
485 kg (12 100 lb)
Propulsão
Motor(es) 2 x turbojatos
de pós-combustão General Electric J85-5A (após atualização PMP um J85-5R)
Empuxo (por motor):
• Empuxo seco: 929
kgf (9 110 N)
• Empuxo
pós-combustão: 1 315 kgf (12 900 N)
Performance
Velocidade máxima 1 381
km/h (746 kn)
Velocidade máx. em Mach
1,3 Ma
Alcance (MTOW)
1 835 km (1 140 mi)
Teto máximo 15 240 m
(50 000 ft)
Razão de subida 170,68
m/s
Notas
Dados de: USAF factsheet
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