Fotografias antigas do principal aeroporto de Portugal

   

LISBOA aeroporto nos anos 70 PORTUGAL postal antigo - Lisbon airport

No início do século XX viajar não era fácil, nem estava ao alcance de todos. O aeroporto de Lisboa, hoje Humberto Delgado, veio alterar essa perceção. Um dos primeiros do país, tornou-se um importante centro cosmopolita. Mas lembra-se da antiga Quinta da Portela de Sacavém, do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo ou da construção do aeroporto terrestre? No caso de ser muito novo para ter memórias deste momento importante, fomos ao arquivo do Diário de Noticias para lhe mostrar como foi.

Já passaram mais de 100 anos desde a primeira vez que uma aeronave levantou voo em solo português. O avião não ultrapassou os 50 metros de altura, é verdade, mas alterou por completo a história da aviação em Portugal. Possivelmente desconhecido por muitos, o Campo Internacional de Aterragem foi o primeiro aeroporto internacional português. E funcionava no aeródromo do Complexo Militar de Alverca. Foi desativado em 1940 depois da inauguração do popular Aeroporto da Portela.

Mas durante a primeira metade do século XX, e antes da inauguração do aeroporto de Lisboa, a maioria dos voos transatlânticos eram realizados em hidroaviões. E a costa portuguesa era uma zona importante para o tráfego aéreo.

Em 1930, o Governo português decidiu substituir a antiga pista de aterragem de Alverca por dois aeroportos distintos – o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo e o Aeroporto Terrestre da Portela (atual Aeroporto Humberto Delgado). O primeiro foi construído na área sudoeste do que é hoje o Parque das Nações, em Cabo Ruivo, e o segundo na antiga Quinta da Portela de Sacavém, que pertencia ao político, militar e empresário Policarpo José Machado. Foram inaugurados, respetivamente, em 1939 e 1940.

Mas a ligação entre os dois aeroportos não era fácil. Para melhorar o transporte dos passageiros que faziam escalas entre os voos marítimos e os terrestres foi construída uma enorme estrada – a Avenida Entre Aeroportos, hoje conhecida como Avenida de Berlim.

Os terminais aéreos terrestres ganharam grande importância ao longo dos anos. No final da década de 1950, os voos em hidroaviões para o aeroporto marítimo de Cabo Ruivo terminaram e o espaço foi transformado na famosa Doca dos Olivais. Desde esse momento o espaço hoje conhecido por Aeroporto Humberto Delgado (antiga Portela) é o principal e mais antigo do país.

A construção iniciou-se em 1938, nos terrenos da antiga Quinta da Portela de Sacavém, e durou cerca de 2 anos. A inauguração dos voos comerciais e abertura do tráfego aéreo decorreu no dia 15 de outubro de 1942, com a visita do Presidente da República, Óscar Carmona, e o Ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco.

Passados cerca de 80 anos, foram construídos novos aeroportos e a aviação portuguesa desenvolveu-se em grande escala. Nada melhor do que fazer uma viagem ao passado, e relembrar como foi o inicio da construção do aeroporto, na Quinta da Portela de Sacavém, e como era o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo. 

Anos 70


Veja estas fotografias do principal aeroporto de Portugal e do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo.





No centro, Duarte Pacheco, como ministro das Obras Públicas. E o Douglas DC3, o primeiro avião a aterrar no aeroporto de Lisboa, na Portela de Sacavém. 15 de outubro de 1942


















 


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