Fotografias antigas do principal aeroporto de Portugal
LISBOA aeroporto nos anos 70 PORTUGAL postal antigo - Lisbon airport |
No
início do século XX viajar não era fácil, nem estava ao alcance de todos. O
aeroporto de Lisboa, hoje Humberto Delgado, veio alterar essa perceção. Um dos
primeiros do país, tornou-se um importante centro cosmopolita. Mas lembra-se da
antiga Quinta da Portela de Sacavém, do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo ou da
construção do aeroporto terrestre? No caso de ser muito novo para ter memórias
deste momento importante, fomos ao arquivo do Diário de Noticias para
lhe mostrar como foi.
Já
passaram mais de 100 anos desde a primeira vez
que uma aeronave levantou voo em solo português. O avião não ultrapassou os 50
metros de altura, é verdade, mas alterou por completo a história da aviação em
Portugal. Possivelmente desconhecido por muitos, o Campo
Internacional de Aterragem foi o primeiro aeroporto
internacional português. E funcionava no aeródromo do Complexo Militar de
Alverca. Foi desativado em 1940 depois da inauguração do popular Aeroporto da
Portela.
Mas
durante a primeira metade do século XX, e antes da inauguração do aeroporto de
Lisboa, a maioria dos voos transatlânticos eram realizados em hidroaviões. E a
costa portuguesa era uma zona importante para o tráfego aéreo.
Em
1930, o Governo português decidiu substituir a antiga pista de aterragem de
Alverca por dois aeroportos distintos – o Aeroporto
Marítimo de Cabo Ruivo e o Aeroporto Terrestre da Portela (atual
Aeroporto Humberto Delgado). O primeiro foi construído na área sudoeste do que
é hoje o Parque das Nações, em Cabo Ruivo, e o segundo na antiga Quinta da Portela
de Sacavém, que pertencia ao político, militar e empresário Policarpo José
Machado. Foram inaugurados, respetivamente, em 1939 e 1940.
Mas
a ligação entre os dois aeroportos não era fácil. Para melhorar o transporte
dos passageiros que faziam escalas entre os voos marítimos e os terrestres foi
construída uma enorme estrada – a Avenida Entre Aeroportos,
hoje conhecida como Avenida de Berlim.
Os
terminais aéreos terrestres ganharam grande importância ao longo dos anos. No
final da década de 1950, os voos em hidroaviões para o aeroporto marítimo de
Cabo Ruivo terminaram e o espaço foi transformado
na famosa Doca dos Olivais. Desde esse momento o espaço hoje conhecido por
Aeroporto Humberto Delgado (antiga Portela) é o principal e mais antigo do
país.
A construção
iniciou-se em 1938, nos terrenos da antiga Quinta da Portela de Sacavém, e
durou cerca de 2 anos. A inauguração dos voos comerciais e abertura do tráfego
aéreo decorreu no dia 15 de outubro de 1942,
com a visita do Presidente da República, Óscar Carmona, e o Ministro das Obras
Públicas, Duarte Pacheco.
Passados cerca de 80 anos, foram construídos novos aeroportos e a aviação portuguesa desenvolveu-se em grande escala. Nada melhor do que fazer uma viagem ao passado, e relembrar como foi o inicio da construção do aeroporto, na Quinta da Portela de Sacavém, e como era o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo.
Anos 70 |
Comentários
Postar um comentário