Renault Turbo Fórmula 1
Um turboalimentador consiste em uma pequena turbina acionada
pelos gases de escape do motor. Assim, a mistura de ar e combustível forçado
aumenta a eficiência e a potência do impulsor. A pequena turbina gira em
velocidades muito altas e surge uma complicação - o calor. Isso requer o uso de
um intercooler (trocador de ar) que faz a refrigeração com a consequência de
adicionar peso e volume ao carro.
O primeiro motor turbo da F1
O Renault RS01 foi um projeto convencional desenvolvido por
Andre de Cortanze. O motor RS01 era V6 a 90 graus com um único turboalimentador
Garrett. De acordo com os regulamentos da Fórmula 1, o motor estava sujeito a
um fator de equivalência de 2: 1, o que significa que um motor aspirado de
igual cilindrada produzia metade da potência.
Enquanto os motores normalmente aspirados de 3.000 cm3
atingiam uma potência de 500 cv, a Renault quase igualou a potência com 1.500
cm3 de cilindrada. Mas o RS01 não era competitivo. Ele estreou em Silverstone
em 1977 sem terminar nenhuma das 5 corridas disputadas. Em 1978, ele mal
terminou 5 corridas de um total de 14. O motor não era confiável.
A Renault perseverou, lutando para superar problemas como a
perda de energia causada por superaquecimento. Para a temporada de 1979, a
Renault apresentou o RS10 com um motor biturbo que atingiu 520 cv. O carro
possuía spoilers e tratamento aerodinâmico para atingir o efeito solo e
aumentar seu desempenho.
Embora o carro ainda não fosse muito confiável, ele alcançou
um resultado quase perfeito no Grande Prêmio da França (de importância crucial,
pois era a terra da Renault). Os pilotos da marca losango Jean Jabouille e Rene
Arnoux chegaram em primeiro e terceiro lugar, respectivamente. Esta corrida
mostrou um duelo espetacular pelo segundo lugar entre a Ferrari Gilles
Villeneuve e Rene Arnoux assistir VÍDEO.
A evolução do Renault Turbo na F1
1980 A Renault era uma equipe mais consolidada e mais
respeitada. O carro daquele ano era o RE20, com linhas mais harmônicas e um
pouco mais de potência nos motores. A Renault venceu três Grandes Prêmios em
1980 e seu piloto sensação, o recém-chegado Alain Prost, repetiu esse número de
vitórias com o RE30 em 1981. O motor ainda mantinha modestos 540 cv, então eles
deveriam levar o desenvolvimento a outro nível.
A temporada de 1982 foi mais do mesmo. Ao conquistar três
vitórias com o Renault RE30B, o carro saiu antes do tempo em 60% das
apresentações. O carro recebeu melhorias no chassi e turbos maiores para
aumentar sua potência para 650 hp.
Renault Fórmula 1 RS 01 "F1 Turbo" - Filmagem
Histórica, 1979
Dijon, 1 de julho de 1979 - Jean-Pierre Jabouille vence o
Grande Prêmio da França de Fórmula 1 RS 01. Uma retrospectiva do desenvolvimento
do motor V6 turbo e do design do primeiro veículo 100% francês de Fórmula 1.
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