Renault Turbo Fórmula 1

A Renault TurboRenault iniciou a era dos motores turbo em 1977 e provocou uma corrida desenfreada em termos de investimento de capital e desenvolvimento tecnológico. A única maneira de parar essa onda de loucura técnica foi a proibição da FIA dos turbocompressores em 1989. Mas naquele período tão lembrado da F1, a Renault francesa ganhou uma experiência inestimável, vencendo 15 Grandes Prêmios de um total de 123 jogadores.


Um turboalimentador consiste em uma pequena turbina acionada pelos gases de escape do motor. Assim, a mistura de ar e combustível forçado aumenta a eficiência e a potência do impulsor. A pequena turbina gira em velocidades muito altas e surge uma complicação - o calor. Isso requer o uso de um intercooler (trocador de ar) que faz a refrigeração com a consequência de adicionar peso e volume ao carro.

O primeiro motor turbo da F1

O Renault RS01 foi um projeto convencional desenvolvido por Andre de Cortanze. O motor RS01 era V6 a 90 graus com um único turboalimentador Garrett. De acordo com os regulamentos da Fórmula 1, o motor estava sujeito a um fator de equivalência de 2: 1, o que significa que um motor aspirado de igual cilindrada produzia metade da potência.

Enquanto os motores normalmente aspirados de 3.000 cm3 atingiam uma potência de 500 cv, a Renault quase igualou a potência com 1.500 cm3 de cilindrada. Mas o RS01 não era competitivo. Ele estreou em Silverstone em 1977 sem terminar nenhuma das 5 corridas disputadas. Em 1978, ele mal terminou 5 corridas de um total de 14. O motor não era confiável.

A Renault perseverou, lutando para superar problemas como a perda de energia causada por superaquecimento. Para a temporada de 1979, a Renault apresentou o RS10 com um motor biturbo que atingiu 520 cv. O carro possuía spoilers e tratamento aerodinâmico para atingir o efeito solo e aumentar seu desempenho.

Embora o carro ainda não fosse muito confiável, ele alcançou um resultado quase perfeito no Grande Prêmio da França (de importância crucial, pois era a terra da Renault). Os pilotos da marca losango Jean Jabouille e Rene Arnoux chegaram em primeiro e terceiro lugar, respectivamente. Esta corrida mostrou um duelo espetacular pelo segundo lugar entre a Ferrari Gilles Villeneuve e Rene Arnoux assistir VÍDEO.

A evolução do Renault Turbo na F1

1980 A Renault era uma equipe mais consolidada e mais respeitada. O carro daquele ano era o RE20, com linhas mais harmônicas e um pouco mais de potência nos motores. A Renault venceu três Grandes Prêmios em 1980 e seu piloto sensação, o recém-chegado Alain Prost, repetiu esse número de vitórias com o RE30 em 1981. O motor ainda mantinha modestos 540 cv, então eles deveriam levar o desenvolvimento a outro nível.

A temporada de 1982 foi mais do mesmo. Ao conquistar três vitórias com o Renault RE30B, o carro saiu antes do tempo em 60% das apresentações. O carro recebeu melhorias no chassi e turbos maiores para aumentar sua potência para 650 hp.




Renault Fórmula 1 RS 01 "F1 Turbo" - Filmagem Histórica, 1979

Dijon, 1 de julho de 1979 - Jean-Pierre Jabouille vence o Grande Prêmio da França de Fórmula 1 RS 01. Uma retrospectiva do desenvolvimento do motor V6 turbo e do design do primeiro veículo 100% francês de Fórmula 1.




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