OS NOVOS FORD PARA 1949 & 1950

Os Ford 49 foram o primeiro design original da Ford depois da II Guerra Mundial, um período traumático na empresa que perderia seu fundador e seria sucedida pelo neto de apenas 30 anos, Henry Ford II, em 1947. Foi um projeto inteiramente novo, que corrigiu aspectos defasados ou mesmo obsoletos dos Ford de 1948, que nada mais eram que a reedição dos modelos para 41 e 42.

O Ford 49 foi apresentado ao mercado posando ao lado do Modelo T (acima). A mensagem era óbvia: “nós vamos revolucionar sua vida novamente!”. E ao que parece conseguiram pois, segundo o próprio Henry Ford Museum, os Ford 1949 e 50 salvaram a companhia da falência.

A Ford reforçou esta mensagem de um produto inteiramente novo, um marco na história da companhia, o que ele de fato foi. Acima, colocando na perspectiva correta em foto do ano do lançamento: o Ford modelo A, o modelo T, o sedan 1948 e o novíssimo 49. Abaixo, dois outdoors também de 1949, em que é fácil entender com que velocidade se deu o sucesso dos novos Ford.

Como dito, quando acabou a guerra, nem a Ford, nem a Chrysler e nem a General Motors tinham um produto novo para oferecer ao mercado. O que é fácil de compreender, pois eles passaram os últimos anos fabrincado fuzis, penicos e bombardeiros, em nome do esforço de guerra. Quem saiu na frente foi a Studebaker (”First by far with a pre war car”) e  a Kaiser-Frazer, estes sim fabricantes dos primeiros veículos do pós-guerra. Seus carros, modernos e originais, serviam para ngativar ainda mais a imagem do produto antiquado e defasado que as majors ofereciam, e isso era péssimo para os negócios, como se pode imaginar. Bastava colocar um Chevrolet 39 ou De Soto 40 ao lado de um Studebaker para que o constrangimento fosse total.

O desenvolvimento do projeto do Ford foi muito parecido, dizem os entendidos, com o de outros automóveis. Confuso, tumultuado, violento. Há um artigo interessantíssimo aqui que conta em detalhes todo o processo. Leitura obrigatória. Mas também não deixe de ver o vídeo que o Mário Buzian me enviou a dica, a versão em película da Ford para a mesma história. Imperdível.

Depois que o carro se tornou um sucesso, muitos disputaram a paternidade do design, entre elas Robert Bourke, egresso da Studebacker que, dois anos antes, lançara no mercado um nariz (spinner) muito parecido em sua linha. Mas, ao que parece, foi um certo Joe Oros o designer responsável pelo toque de mestre tão característico nos Ford 49 e 50, além de outras partes do projeto.

Os Ford 49 tinham duas ou quatro portas e estavam disponíveis em duas versões, Standard e Custom. O pára-brisa bipartido era um capricho comum da época. O teto era alto mesmo e era impossível não reconhecer aquele nariz por aí, que esteve presente até o ano seguinte sendo aposentado em 1951. Neste ano de 1949 foram vendidos mais de 1.100.000 carros, gerando um lucro de 177 milhões de dólares em dinheiro da época para a Ford Motor Company.

O Ford é o carro do trabalhador comum, reconhecido por entregar boas qualidades  e uma mecânica confiável. Um automóvel honesto, como se diz. No caso do 49 isso se torna evidente na medida em que a única coisa herdada de outros projetos é justamente a mecânica, os V8 flathead que a Ford havia lançado em 1932. Robustos e confiáveis, o que mais se precisava para complementar um conjunto tão harmônico, bonito e agradável ?

Quano o Buzian gritou que elas estavam disponíveis na rede eu respirei fundo, sabia o significado e o que esperar disso. Quando cliquei no link da Popular Science e depos no da Popular Mechanics, tinha um período específico em mente, que não deve ter sido o mesmo que o seu, quando você clicou lá pela primeira vez. Eu fui direto procurar informações sobre o primeiro Ford do pós-guerra, os shoebox de 1949 a 1951. E achei.

Estas vieram da edição de setembro de 1948 da Popular Science Magazine, que o Google fez o favor de digitalizar. Pena que a matéria não está completa, mas vale por ser o anúncio oficial do Ford  para o ano seguinte, 1949. Vale pelas ilustrações e pelo registro histórico.




















https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/ford-1949-a-1951-revolucao-em-nome-da-salvacao/

 

https://auto.howstuffworks.com/1950-1951-ford-crestliner.htm



Unknown 



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