1949 Ford: o carro, os trabalhadores e a inovação
Na história automotiva, 1949 é conhecido como um ano de grandes mudanças. Esta história é sobre como tudo começou. Com apenas uma ideia simples esboçada em um pedaço de papel, os desenvolvimentos que se seguiram da fábrica ao término foram atribuídos ao ano de sucesso da Ford Motor Company. Os homens e mulheres que ajudaram a projetar e construir esses automóveis notáveis fizeram história no setor automotivo.
Tem sido dito ao longo da história automotiva que a produção
e o design do Ford 1949 ajudaram a salvar a Ford Motor Company. O modelo
Ford 1949 era um veículo com design totalmente diferente. Ele apresentava
novos recursos de estilo que muitos americanos adoraram e ainda é muito popular
hoje. Mercury e Lincoln também ofereceram aos consumidores estilos de
carroceria novos e atraentes naquele ano. No entanto, foi a popularidade
dos modelos da Ford de 1949 que começou a vender extremamente bem na indústria
automotiva. O modelo mais popular da Ford
naquele ano foi o sedan Tudor customizado, que era um carro familiar com um
estilo agradável e custava US $ 1.590. Para este veículo, a Ford adotou o
conceito de design quadrado e lateral que atraiu a atenção de muitos
consumidores no dia do anúncio.
A Ford Motor Company queria
produzir um carro que estabelecesse novos recordes em estilo e desempenho. No
início, um grupo de engenheiros e estilistas se reuniu e traçou um mapa de suas
ideias, um carro desenhado de dentro para fora. Os designers olharam para
o futuro e desenharam formas únicas no papel. Alguns dos indivíduos
talentosos diretamente envolvidos com o projeto Ford de 1949 foram os
seguintes: Sr. Ernest R. Breech, Sr. George Walker, Sr. Joe
Oros, Sr. Elwood Engel, Sr. Dick Caleal e Sr. Bob Gregorie
entre muitos outras.
Durante os estágios de
desenvolvimento dos modelos Ford de 1949, homens e mulheres se envolveram com o
design de interiores, trabalhando com milhares de amostras de padrões de tecido
estofado para dar vida a novas ideias. Os engenheiros e designers também
avaliaram muitos modelos em escala de carros em miniatura em todas as cores
diferentes para fazer a escolha certa para esses modelos de produção especiais. Finalmente,
depois de muitos meses e milhares de ideias foram consideradas, modelos de
argila em tamanho real foram produzidos para os principais executivos,
incluindo os membros da família Ford, votarem. Eles decidiriam sobre cada
característica individual até que o modelo seletivo fosse escolhido para
manufatura e produção.
Mais tarde, centenas de
desenhistas planejariam a direção a ser seguida pelos trabalhadores da
produção. O departamento de design de ferramentas, então, começaria a
criar as ferramentas especiais que seriam necessárias para produzir os
automóveis de excelente aparência da Ford de 1949. Demorou semanas para alisar
e terminar o ferramental para que os trabalhadores começassem a fabricar os
modelos de 1949 da Ford. Matérias-primas como minério de ferro foram
trazidas de Minnesota em barcos da empresa para começar a produzir modelos da
Ford junto com outros materiais.
Ao longo de cada etapa
do processo de produção, o controle de qualidade estava em ação! Somente
os produtos aprovados podem passar para a próxima fase de produção. Quando a última peça foi instalada no primeiro veículo,
o inspetor avaliou. Então, o momento dramático ocorreu quando o piloto de
teste entrou, ligou o motor e as rodas rodaram pela primeira vez. Eles
sabiam então que o modelo estava pronto para o mercado consumidor.
Os
modelos Ford de 1949 foram apresentados no Waldorf Astoria Hotel com uma
multidão estimada em cerca de 55.000 pessoas. Esses visitantes vieram ver
as exibições espetaculares dos modelos 1949 da Ford. Ford deu passos
gigantescos. Nunca um carro novo foi recebido com tanto entusiasmo pelo
público comprador. A revista News Week disse: “O novo carro
foi certamente, como anunciado, o lifting facial mais radical da Ford desde o
Modelo A. Ele era definitivamente moderno e definitivamente
furtivo”. Concluindo, os modelos Ford 1949 fizeram história ao
salvar a Ford Motor Company. Este automóvel de excelente aparência fará
para sempre parte da nossa história automotiva.
Um agradecimento especial a
Robert Tate, historiador e pesquisador automotivo, por doar a história para o
programa MotorCities Story of the Week. As fotografias são cortesia da
National Automotive History Collection. (Bibliografia: Lamm Michael &
Holls, Dave. “Um Século de Estilo Automotivo, 100 Anos de Design de Carros
Americanos.” 1996. Dammann, George H. “História Ilustrada da Ford.” 1971. “O
Gráfico do Revendedor Ford Quarenta e Nove Produz Ford História. ”Publicado
pela Ford Motor Company para concessionários Ford em 1949.)
Imagens cortesia da National Automotive History Collection
Por Robert Tate
Comentários
Postar um comentário