C2 Corvette

 A geração C2 do Chevrolet Corvette foi construída entre 1962 e 1967 para os anos do modelo de 1963 a 1967. Era a segunda geração do Corvette e era popularmente conhecida como Corvette Sting Ray. O C2 evoluiu naturalmente a partir da geração C1 anterior.

O Corvette 1962 - o último ano da geração C1 - ofereceu uma aparência física mais atraente, bem como um manuseio mais preciso e mais potência do que o resto dos modelos da primeira geração. Muitos desses elementos de design da parte traseira do carro evoluíram naturalmente para o visual do C2.

Desenvolvimento do C2

Como no último ano do C1, o novo Corvette C2 apresentava um nariz longo, uma cabine compacta e uma traseira curta com pára-lamas pontiagudos. A forma geral do carro era a mesma. No entanto, havia algumas diferenças marcantes também.

A mudança mais proeminente foi a aparência da extremidade dianteira. O novo C2 agora apresentava luzes pop-up dobráveis, enquanto o C1 tinha quatro faróis redondos. A grade e o pára-choque também tinham um estilo diferente, e o cupê tinha uma janela traseira dividida.

O desenvolvimento do Sting Ray surgiu de dois projetos diferentes da GM. Eram o Q-Corvette e o Sting Ray de corrida, projeto de três designers da GM: Pete Brock, Bill Mitchell e Larry Shinoda.

O programa de design que conduziu ao primeiro modelo do Sting Ray foi chamado de XP-720, e seu objetivo era dar ao novo Corvette um melhor passeio, melhor manuseio e mais espaço para passageiros e bagagem.

O exterior do Sting Ray preso com painéis externos de fibra de vidro, mas acrescentou significativamente mais suporte de aço em comparação com a geração anterior do Corvette.

O Sting Ray acabou com quase o dobro de aço, mas os designers não queriam que ele aumentasse o peso, então eles diminuíram a espessura da fibra de vidro. Isso resultou em um Corvette que pesava ainda menos que o anterior.

A distância entre eixos acabou ficando um pouco mais apertada, mas o espaço interno permaneceu o mesmo. Uma viga de aço reforçou o cockpit para maior resistência e segurança.

 

Estilo C2 Interior e Exterior

Outra novidade para a geração C2 foi a disponibilidade de um cupê Corvette; a geração anterior era apenas um conversível. O fastback de estilo futurista tinha um elemento de design interessante para a época em uma janela traseira dividida. Em vez de uma vidraça, eram duas vidraças separadas com um espaço estreito do corpo entre elas. Este era um recurso disponível apenas no modelo de 1963; os anos modelo subsequentes mudaram para uma janela traseira convencional de uma peça. Esta disponibilidade limitada dos modelos de janela dividida tornou os modelos de 1963 muito procurados pelos colecionadores.

Os faróis quádruplos do C2 da geração anterior ainda estavam presentes, mas escondidos como luzes dobráveis. Este foi um marcador de design do Corvette que continuaria até a geração C6. As portas do cupê foram cortadas parcialmente no teto para facilitar a entrada e saída do carro de perfil baixo.

Inicialmente, os designers queriam aberturas funcionais no capô do carro, mas foram forçados a transformá-las em falsas devido ao aumento dos custos. Por dentro, o carro estava um pouco mais prático do que antes. O porta-luvas havia aumentado o espaço e o painel exibia um novo conjunto de medidores redondos, incluindo um velocímetro e tacômetro maiores. Embora o interior fosse mais espaçoso, a falta de um porta-malas externo significava que a bagagem tinha que ser carregada atrás dos bancos dianteiros.


Chassi aprimorado

Embora a aparência impressionante do novo C2 fosse mais óbvia do que seu chassi aprimorado, o último era pelo menos tão importante quanto o estilo para o sucesso do Sting Ray.

A direção mais rápida da Ball-Race e uma distância entre eixos curta tornaram o C2 de controle e manobra melhor do que o C1. Uma distância entre eixos curta pode contribuir para um passeio mais chocante em algumas circunstâncias, mas para o C2, melhorou a distribuição de peso para reduzir isso. Por exemplo, as rodas dianteiras carregavam menos peso para tornar a direção mais fácil, enquanto as rodas traseiras carregavam cerca de 80 libras a mais para melhorar a tração.

Os freios a tambor padrão de 11 polegadas em ferro fundido permaneceram nas quatro rodas, mas a largura aumentada os tornou mais eficazes em situações de frenagem.

Os pacotes de freio opcionais incluem assistência de energia, tambores de alumínio com aletas e revestimentos de metal sinterizado. Os dois últimos recursos foram projetados para manter os freios mais frios.

Motores C2 e Transmissões

O C2 ofereceu cinco motores durante sua execução. O V8 de pequeno bloco de 327 polegadas cúbicas estava disponível nas seguintes faixas e cavalos de potência:

1963 a 1965: 250 cavalos de potência

1963: 340 cavalos de potência opcionais

1963 a 1967: 300 cavalos de potência

1965 a 1967: 350 cavalos de potência opcional

1964 a 1965: 365 cavalos de potência opcionais

O V8 de bloco pequeno com injeção de combustível 327 foi oferecido em 1963 com 360 cavalos de potência e em 1964-1965 com 375 cavalos de potência.

O V8 de bloco grande de 396 polegadas cúbicas foi oferecido em 1965 com 425 cavalos de potência.

O 427 big block V8 foi oferecido em 1966-1967 com 390 cavalos de potência e apenas em 1966 com 425 cavalos.

Finalmente, o Tri-Power V8 de bloco grande 427 foi oferecido em 1967 em uma versão de 400 cavalos e uma versão de 435 cavalos.

O C2 Corvette ofereceu apenas três transmissões durante sua execução, incluindo uma transmissão manual de três e quatro velocidades e uma transmissão automática Powerglide de duas velocidades.

Mudanças no modelo C2 de 1963 a 1967

O Sting Ray 1963 veio de fábrica com um motor de 250 cavalos de potência e 327 pés cúbicos com versões opcionais que chegavam a 360 cavalos de potência.

A aceleração foi melhorada em relação à geração anterior devido ao peso mais leve.

Em 1964, o Corvette teve apenas várias pequenas mudanças, incluindo a eliminação das entradas de ar falsas no capô. Por outro lado, a ventilação falsa no pilar traseiro foi feita funcional no lado esquerdo do cupê. A suspensão foi ligeiramente melhorada para este ano, assim como o isolamento acústico. As opções do sistema de transmissão permaneceram as mesmas, exceto que o motor de 365 cavalos tinha um novo carburador Holley de quatro cilindros em vez do Carter anterior. As vendas do modelo de 1964 melhoraram ligeiramente durante o primeiro ano do C2.

No terceiro ano de modelo do C2, o 1965 Sting Ray adicionou um sistema de travagem totalmente novo e opções de motor maiores. O V8 de bloco grande 396 fez sua estreia com 425 cavalos de potência na época. Outro V8 de bloco pequeno produzindo 350 cavalos de potência foi adicionado com a modificação de elevadores hidráulicos vs. sólidos. Outra grande adição neste ano foram os freios a disco nas quatro rodas. O estilo do capô foi limpo sem indentações e os para-lamas dianteiros agora tinham saídas de exaustão verticais que eram totalmente funcionais.

O quarto ano modelo era 1966 e o ​​V8 de bloco grande agora estava disponível em duas formas: uma com 390 cavalos de potência e outra com 425. Neste ponto, os motores de bloco grande eram muito mais procurados do que os blocos pequenos, então Chevy reduza os pequenos blocos disponíveis em duas opções versus as cinco anteriores. Esses dois eram as versões de 300 e 350 cavalos. A frente do Sting Ray 1966 foi ligeiramente modificada com uma grade de caixa de ovo. Um novo emblema também adornava o canto do capô e, por dentro, os encostos de cabeça eram uma nova opção.

O último ano do C2 foi 1967 e com cinco anos de ajustes sob o capô, ele foi considerado o melhor do grupo. As mudanças gerais foram modestas, no entanto. As três grandes aberturas de ventilação foram substituídas por cinco menores e apenas uma luz de backup foi usada logo acima da placa. A capota rígida opcional para o Corvette conversível foi equipada com uma nova capa de vinil preto, que era uma moda popular na época. A principal mudança do motor foi o 427 disponível com carburadores Rochester 3x2-barril chamados Tri-Force. Este motor foi classificado de fábrica com 430 cv, mas na verdade, estava mais para 560 cv. O motor também exigia combustível de corrida especial avaliado em 103 octanas, que não estava prontamente disponível. Este motor não foi comercializado para o comprador casual do Corvette, mas sim para aqueles que buscavam um carro de corrida competitivo.

Pacote Z06

O Z06 era essencialmente um pacote de corrida e foi oferecido pela primeira vez no modelo de Corvette 1963. As opções incluídas neste pacote foram:

Booster de freio a vácuo

Cilindro mestre duplo

Uma barra antiroll frontal 20% maior

Choques e molas mais rígidos

Tambores de alumínio com aletas com entradas de ar de resfriamento e ventilações

Freios com lonas metálicas sinterizadas

Tanque de gasolina de 36,5 galões - 5,4 litros, 360 cavalos de potência, motor de 327 polegadas cúbicas com injeção de combustível.

Este pacote foi inicialmente oferecido apenas em coupes C2 devido ao tanque de gasolina maior, que não cabia em conversíveis. Eventualmente, o pacote foi oferecido em cupês e conversíveis, e o tanque de gasolina foi retirado do pacote padrão, mas permaneceu opcional para cupês.


Grand Sport Racer

O Grand Sport Corvette foi um projeto secreto desencadeado pela competição com o Ford Shelby Cobra. Zora Arkus-Duntov, o engenheiro-chefe do Corvette, inicialmente tinha planos de construir cerca de 125 modelos do Grand Sport. No entanto, o projeto foi interrompido quando os executivos da GM descobriram. Apenas cinco carros Grand Sport foram construídos no final e eles estão todos em coleções particulares. O design do Grand Sport incluía painéis de fibra de vidro mais finos e um dos motores usados ​​era um motor de bloco pequeno todo em alumínio que produzia 550 cavalos de potência e 6400 rpm.















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