Goggomobil TS 250
Goggomobil foi uma série de microcars produzidos por Hans Glas GmbH na cidade bávara de Dingolfing entre 1955 e 1969.
Glas produziu três modelos na plataforma Goggomobil: o sedã Goggomobil T,
o coupé Goggomobil TS e a van Goggomobil TL.
O motor era uma unidade de dois cilindros e dois tempos resfriado a ar,
originalmente deslocando 250 cc, mas mais tarde disponível em tamanhos
aumentados de 300 cc e 400 cc.
Ele tinha uma transmissão elétrica pré-seletiva construída pela Getrag e
uma embreagem manual. O motor estava atrás das rodas traseiras.
A suspensão era independente em toda a volta usando molas helicoidais com
eixos giratórios.
214.313 sedans, 66.511 coupés e 3.667 vans e picapes Transporter foram
construídos de 1955 a 1969.
O Goggomobil T250 foi apresentado por Glas no show internacional de
bicicletas e motocicletas IFMA 1954. O T250 era um sedan de duas portas de
aparência convencional com um motor duplo de dois tempos de dois tempos
resfriado a ar de 245 cc montado na traseira.
Mudanças no projeto foram feitas no T250 em 1957. Dois limpadores de
para-brisa foram usados em vez do limpador único anterior, e as janelas de
correr nas portas foram alteradas para janelas de abrir.
Também nesta época o T300 e o T400 se tornaram disponíveis; estes tinham
motores maiores de 300 cc e 400 cc, respectivamente
A última mudança de design do sedã T veio em 1964, quando as portas
suicidas com dobradiças traseiras foram substituídas por portas com dobradiças
dianteiras convencionais.
214.313 sedans foram construídos antes do fim da produção em 30 de junho
de 1969.
TS COUPE
O cupê Goggomobil TS 2 + 2 foi apresentado no desfile IFMA de 1957 ao
lado do sedã T aprimorado. Estava disponível como TS250, TS300 e TS400, o
número refletindo o tamanho aproximado do motor em centímetros cúbicos.
A única grande mudança no design do cupê TS foi a mudança de portas
suicidas com dobradiças traseiras para portas convencionais com dobradiças
dianteiras em 1964.
O TS cupê sempre foi dez a vinte por cento mais caro do que o sedã T. A
produção total de cupês TS foi de 66.511.
ESPECIFICAÇÕES E DESEMPENHO DO TS 300
As especificações de um Goggomobil TS 300 Coupe 1957 são:
Configuração - motor traseiro Glas de 2 tempos, cilindrada de 298
Motor - 2 cilindros, 2 tempos, refrigerado a ar, 58 x 56 mm. furo e
curso, compressão 6,0: 1, 15 hp (11 kW) a 5.000 rpm, torque de 17,4 lb / ft (24
N⋅m).
Transmissão - 4 velocidades mais ré (com pré-seletor elétrico como opção
disponível).
Velocidade máxima - 85 km / h (53 mph)
Pneus - 4,80 x 10 polegadas.
Peso - 420 kg (926 lb).
Distância entre eixos - 71 pol (1.800 mm) [8]
Altura - 49 pol. (1.200 mm)
Comprimento - 114,5 pol. (2.910 mm)
Largura - 53 pol. (1.300 mm) [8]
Um coupé TS300 testado pela revista britânica The Motor em 1957 tinha uma
velocidade máxima de 59,2 mph (95,3 km / h) e podia acelerar de 0 a 50 mph (80
km / h) em 27,9 segundos. Um consumo de combustível de 50,5 milhas por galão
imperial (5,59 l / 100 km; 42,1 mpg EUA) foi registrado. O carro de teste
custou £ 625 incluindo impostos de £ 209 no mercado do Reino Unido.
GOGGOMOBIL COUPÉ
TS 250 ESPECIFICAÇÕES
As especificações de um Goggomobil TS 250 Coupe 1958 são:
Configuração - motor traseiro Glas 2 tempos, cilindrada de 247 cc
Motor - 2 cilindros, 2 tempos, resfriado a ar, 13,6 hp (10,1 kW) a 5.000
rpm
Transmissão - 4 velocidades mais ré
Velocidade máxima - 75 km / h (47 mph)
Pneus - 4,40 x 10 polegadas
Peso - 415 kg (915 lb)
GOGGOMOBIL TRANSPORTER TL VAN
Van Goggomobil Transporter
O Goggomobil Transporter, ou Goggomobil TL, foi apresentado no show IFMA
de 1956.
O transportador foi construído em grande parte a pedido do serviço postal
federal alemão, que adquiriu mais de 2.000 transportadores entre outubro de
1957 e novembro de 1965.
O Transporter tinha portas de correr na frente. Estava disponível como
uma van fechada com portas traseiras duplas ou como uma picape com uma porta
traseira para a cama aberta. As picapes transportadoras eram frequentemente
usadas pelos serviços municipais como limpadores de neve ou varredores de rua.
Foram produzidas 3.667 vans e picapes Transporter.
EDIÇÕES DE EXPORTAÇÃO DOS EUA
Goggomobils foram exportados para os Estados Unidos. Essas eram versões
especiais para exportação, com motor de 400 cc, um misturador automático de
gasolina e óleo e faróis selados de 7 polegadas (180 mm), conforme exigido
pelos regulamentos dos EUA.
Comentários
Postar um comentário