Cascais Motor Show

 O Jensen Interceptor é um grande carro de turismo que foi construído à mão na Kelvin Way Factory em West Bromwich, perto de Birmingham, na Inglaterra, pela Jensen Motors entre 1966 e 1976.

 O nome Interceptor havia sido usado anteriormente por Jensen para o Jensen Interceptor fabricado entre 1950 e 1957 na fábrica Carters Green.

 Jensen usou extensivamente plástico reforçado com vidro para a fabricação de painéis de carroceria nas duas décadas anteriores, mas o novo Interceptor viu um retorno a uma carroceria de aço.

 A carroceria foi projetada por uma empresa externa, a Carrozzeria Touring of Italy, ao invés de uma equipe interna. As primeiras carrocerias foram construídas na Itália pela Vignale, antes de Jensen assumir a produção internamente, fazendo algumas modificações sutis na carroceria.

 

HISTÓRICO E ESPECIFICAÇÕES DO MODELO

 

A Jensen Motors usou motores Chrysler V8 para o Interceptor, começando com o 6276 cc (383 c.i.) com manual opcional (Mark I, apenas 22 construído) ou transmissões automáticas TorqueFlite conduzindo as rodas traseiras através de um diferencial de deslizamento limitado em um eixo traseiro convencional de Salisbury.

 Em 1970, o 383 c.i. produziu 335 hp SAE bruto, ou 270 hp SAE líquido. Uma vez que este motor foi ajustado pela Chrysler para uso com gasolina regular e produziu apenas 250 hp SAE líquido em 1971, Jensen escolheu usar o motor Chrysler 440 in3 (7.200 cc) em 1971.

 Para 1971, dois 440 c.i. motores foram oferecidos. Um deles tinha um carburador de 4 cilindros e produzia 305 HP de rede SAE. O outro, que tinha três carburadores de 2 barris e produzia 330 hp SAE net, só estava disponível em 1971.

 Apenas 232 carros foram construídos com o 440 "Six Pack", e teve a distinção de ser o carro mais potente já feito por Jensen.

 Para 1972, o 440 c.i. motor com três carburadores de 2 cilindros não era mais produzido pela Chrysler. O 440 c.i. o motor que restou foi desafinado para 280 hp SAE net. A Chrysler continuou a oferecer um alto desempenho 440 c.i. motor até 1976, quando produzia apenas 255 HP SAE net.

O Interceptor pode ter pegado algumas dicas de estilo do Brasinca Uirapuru, com uma janela traseira grande e curva característica que dobrou como uma porta traseira.

 A especificação original incluía vidros elétricos, bancos dianteiros reclináveis, volante com aro de madeira, rádio com alto-falantes duplos, luzes de ré e relógio elétrico.

 A direção hidráulica foi incluída como padrão a partir de setembro de 1968.

 

 O Mark II foi anunciado em outubro de 1969, com um estilo ligeiramente revisado em torno dos faróis, grade dianteira e pára-choque e luzes traseiras revisadas. O interior foi substancialmente revisado para atender aos regulamentos dos EUA e o ar condicionado era uma opção.

 O Mark III, lançado em 1971, revisou novamente a grade dianteira, os acabamentos dos faróis e o tratamento do pára-choque. Tinha rodas de liga leve GKN e ar condicionado de série, e bancos revisados. Foi dividido nas séries G, H e J, dependendo do ano de produção. O motor 383ci de 6,3 litros foi substituído pelo 440ci de 7,2 litros em 1971.

 Jensen enfrentou tempos difíceis em 1975, devido à recessão mundial da época e a problemas com seu carro esporte Jensen-Healey.

 A empresa foi colocada em concordata e os receptores permitiram que a produção continuasse até que o estoque disponível de peças se esgotasse.

 A produção do Interceptor terminou em 1976.

 Mais tarde, um grupo de investidores negociando sob a nova marca Jensen Cars Limited entrou em cena e relançou a produção do Interceptor dos anos 1970, que foi brevemente reintroduzido no final dos anos 1980 como o Series 4 (S4), que era uma versão atualizada do Interceptor original A série V8 dá uma nova vida útil à marca Jensen e sua produção de carros foi retomada.

 O carro voltou como um negócio feito à mão e sob medida de baixo volume, comercializado de forma semelhante ao Bristol, com um preço de £ 70.000.

 Embora a carroceria permanecesse essencialmente a mesma que a última da produção principal da Série 3, o motor era muito menor, fornecido pela Chrysler, com 360 polegadas cúbicas (5,9 litros), que usava controles mais modernos para reduzir as emissões comparativamente e ainda produzindo cerca de 250 bhp. Além disso, o interior foi ligeiramente redesenhado com a adição de bancos dianteiros "esportivos" modernos em oposição ao estilo de poltrona dos modelos anteriores, bem como um painel de instrumentos revisado e eletrônicos.

 O então proprietário vendeu tudo em 1990 para uma empresa de engenharia que se acredita estar em uma posição mais forte para fabricar o carro; isso durou até 1993 com aproximadamente 36 carros construídos, e enquanto o trabalho começou no desenvolvimento de um Interceptor Série 5 (S5) muito moderno para a década de 1990, infelizmente, mais uma vez, os receptores foram chamados e a empresa foi liquidada.




 


 

 

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