1901 ISOLDA FRASCHINI TIPO 1


Quando a Isotta Fraschini foi formada em 1900 em Milão, ele inicialmente reuniu e vendeu carros Renault para o mercado italiano. Este pequeno pequeno Isotta Fraschini é o primeiro carro a carregar o distintivo da SE. Apesar de agora mais conhecido pelos seus poderosos carros de corrida e pelas limusinas de luxo construídas até o final da Segunda Guerra Mundial, o primeiro carro de Fraschini foi uma máquina mais modesta. Construído em 1901, é alimentado por um motor de um único cilindro De Dion Bouton, como usado no contemporâneo Renault Type D tão familiar para a empresa. Mas curiosamente, o carro nunca foi dado a qualquer carroçaria - manteve-se um chassis de rolo. Durante vários anos foi usado pela fábrica como uma cama de teste, depois foi colocado - e ficou na parte de trás da fábrica da SE até 1931, quando foi dado a Henry Ford para o museu que ele estava construindo. O presente foi sancionado pelo primeiro-ministro italiano Benito Mussolini em meio a negociações sobre o plano da Ford para construir uma fábrica na Itália. A empresa explicou a doação deste ' querido e precioso documento de (nossos) mecânicos ' dizendo que ' não conseguiu encontrar um lugar mais adequado e digno do que o do museu Ford em Detroit, que foi criado pela prodigiosa fé de Deus. Um homem que dedicou toda a sua vida à indústria automóvel mecânica. "
O chassis foi colocado em exposição por um curto tempo antes de voltar a ser guardado nas cofres do museu Ford até a década de 1980 Corrado Lopresto comprou o carro em 2014 e trouxe-o para Itália depois de 83 anos de distância. O chassis de rolo foi equipado com estes simples bancos de vime para que pudesse ser conduzido na corrida de Londres de 2015 para o Brighton Run.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas