FERRARI 348 TS
Ferrari 348 é um modelo de carro esportivo de 2 lugares com motor central, produzido pela Ferrari entre os anos de 1989 e 1995. Substituiu o Ferrari 328 e foi substituído pelo F355.
O Ferrari
348 fez sua estreia no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1989, on-de foram
apresentadas suas versões TB e TS. Foi o último projeto feito sob a supervisão
do estilista-chefe Leonardo Fioravanti. De clara inspiração no modelo Testarossa
(posteriormente redesenhado como o 512TR), as suas formas eram mais suaves do
que as dos modelos 308/328 mas ainda curvas. Citado por Jeremy Clarkson como um
carro "vulgar" e modelo sem muito "purismo" por muitos
outros jornalistas de renome no mundo automotivo, o 348 tornou-se referência
como o predecessor do Ferrari 355 fabricado a partir de meados dos anos
noventa. A distância entre eixos é maior do que no 328, assim como a bitola dos
eixos dianteiro e traseiro, dando ao interior mais espaço. O 348 marcou uma
mudança radical na forma como a fábrica de Maranello construía seus carros.
Feita a substituição de um chassi de tubos de aço tradicional por uma estrutura
muito mais rígida do tipo monobloco com subchassi traseiro tubular.
O 348 era
apresentado nas versões "TB" para o estilo fechado Berlinetta (Cupê)
e "TS" para o Targa, que era um descapotável estilo Targa (teto
rígido parcialmente removível) e Spider.
O nome do
carro segue a regra utilizada pela Ferrari para designar seus mode-los, fazendo
referência á configuração do motor. Sendo assim, a designação 348 é explicada
como 34 (abreviando 3.4L para o tamanho do motor em Cilin-dradas Cúbicas) e 8
(para a quantidade de cilindros do motor).
Seu motor V8
de exatas 3405cc, é montado longitudinalmente em posição central, e acoplado a
uma transmissão de 5 marchas montada na transversal, daí o "T" de TS
e TB. A taxa de compressão de 10,4:1 e um sistema de injeção de combustível
Bosch Motronic 2.5 (composto por duas unidades de processa-mento, sendo uma
para cada bancada de cilindros) ajudou a gerar 300 cavalos de potência, 30-40
mais do que o Ferrari 328, enquanto um sistema de lubrifi-cação de cárter seco
baixou o centro de gravidade do carro se comparado ao seu antecessor.
A suspensão
era do tipo independente nas 4 rodas, com braços triangulares sobrepostos,
molas, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras. Os freios à discos
ventilados eram muito maiores do que os equipados no 328, e utilizou a
tecnologia antibloqueio (ABS).


























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