FERRARI 348 TS


 

Ferrari 348 é um modelo de carro esportivo de 2 lugares com motor central, produzido pela Ferrari entre os anos de 1989 e 1995. Substituiu o Ferrari 328 e foi substituído pelo F355.

O Ferrari 348 fez sua estreia no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1989, on-de foram apresentadas suas versões TB e TS. Foi o último projeto feito sob a supervisão do estilista-chefe Leonardo Fioravanti. De clara inspiração no modelo Testarossa (posteriormente redesenhado como o 512TR), as suas formas eram mais suaves do que as dos modelos 308/328 mas ainda curvas. Citado por Jeremy Clarkson como um carro "vulgar" e modelo sem muito "purismo" por muitos outros jornalistas de renome no mundo automotivo, o 348 tornou-se referência como o predecessor do Ferrari 355 fabricado a partir de meados dos anos noventa. A distância entre eixos é maior do que no 328, assim como a bitola dos eixos dianteiro e traseiro, dando ao interior mais espaço. O 348 marcou uma mudança radical na forma como a fábrica de Maranello construía seus carros. Feita a substituição de um chassi de tubos de aço tradicional por uma estrutura muito mais rígida do tipo monobloco com subchassi traseiro tubular.

O 348 era apresentado nas versões "TB" para o estilo fechado Berlinetta (Cupê) e "TS" para o Targa, que era um descapotável estilo Targa (teto rígido parcialmente removível) e Spider.

O nome do carro segue a regra utilizada pela Ferrari para designar seus mode-los, fazendo referência á configuração do motor. Sendo assim, a designação 348 é explicada como 34 (abreviando 3.4L para o tamanho do motor em Cilin-dradas Cúbicas) e 8 (para a quantidade de cilindros do motor).

Seu motor V8 de exatas 3405cc, é montado longitudinalmente em posição central, e acoplado a uma transmissão de 5 marchas montada na transversal, daí o "T" de TS e TB. A taxa de compressão de 10,4:1 e um sistema de injeção de combustível Bosch Motronic 2.5 (composto por duas unidades de processa-mento, sendo uma para cada bancada de cilindros) ajudou a gerar 300 cavalos de potência, 30-40 mais do que o Ferrari 328, enquanto um sistema de lubrifi-cação de cárter seco baixou o centro de gravidade do carro se comparado ao seu antecessor.

A suspensão era do tipo independente nas 4 rodas, com braços triangulares sobrepostos, molas, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras. Os freios à discos ventilados eram muito maiores do que os equipados no 328, e utilizou a tecnologia antibloqueio (ABS).
































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