1964 Fiat 1500
O Fiat 1300 e o Fiat 1500 são uma série de automóveis de motor dianteiro e tração traseira fabricados e comercializados pela Fiat de 1961 a 1967, substituindo o Fiat 1400 e o Fiat 1200 cupê, spyder e cabriolet. O 1300 e o 1500 eram essencialmente idênticos um ao outro, exceto pela cilindrada do motor, conforme indicado pelos nomes dos modelos (1300 e 1500), e eram oferecidos nos estilos de carroceria sedã, perua, conversível e cupê, que pouco compartilhavam mecanicamente com os outros estilos de carroceria, exceto o motor 1500.
O 1500
oferecia um motor de 75 hp, construção leve, freios dianteiros a disco e freios
traseiros a tambor de liga leve.
O 1300/1500
e seus derivados também foram montados pela Zastava da Iugoslávia e pela
subsidiária alemã da Fiat, Neckar Automobil AG, bem como na África do Sul. O
assoalho do 1500 C serviu de base para o substituto do 1500, o Fiat 125,
enquanto outro modelo, o Polski Fiat 125p, fabricado pela FSO polonesa, foi
criado a partir do acoplamento da carroceria do 125 e da mecânica (motores,
caixa de câmbio, transmissão, suspensão) do 1300/1500. Na linha italiana, o
1300 foi substituído pelo Fiat 124 em 1966, e o 1500 pelo Fiat 125 um ano
depois.
No total,
1.900.000 unidades foram produzidas em todo o mundo.
Trem de
força
Os 1300/1500
eram carros convencionais, com motores montados longitudinalmente na frente,
acionando o eixo traseiro por meio de uma transmissão manual de quatro velocidades
com troca de marchas na coluna. Os motores empregados eram duas versões do
mesmo projeto, diferindo principalmente no diâmetro:
• Fiat 1300 – 1295 cc (diâmetro 72 x
curso 79,5 mm) OHV 4 cilindros em linha 60 hp (45 kW; 61 PS) a 5000 rpm
• Fiat 1500 – 1481 cc (diâmetro 77 x
curso 79,5 mm) OHV 4 cilindros em linha 73 hp (54 kW; 74 PS) a 5400 rpm
Ambos os
motores tinham cabeçotes de cilindro de liga com eixos de balancim duplos e
válvulas de admissão anguladas em 45 graus Os motores 1300 e 1500 eram uma variante
dos motores de seis cilindros do Fiat 1800 e 2100, com dois cilindros a menos.
Por causa do design e dos componentes compartilhados, a Fiat economizou muito
dinheiro e tempo de desenvolvimento
Uma
característica inovadora na época foi a instalação de freios a disco na frente
Ambas as
variantes começaram com uma distância entre eixos de 2.425 mm, mas a partir de
1964 a distância entre eixos do Fiat 1500 foi aumentada para 2.505 mm. Esta
versão mais longa foi chamada de 1500 C e também recebeu mais três cavalos de
potência (para um total de 75) e várias outras diferenças de detalhes,
incluindo freios elétricos e lanternas traseiras maiores com luzes de ré
embutidas.
Os modelos
Coupé e Cabriolet projetados pela Pininfarina do 1200 anterior continuaram com
carroceria praticamente inalterada, embora agora estivessem equipados com o
motor maior de 1,5 litro. O 1600 S Coupé e Cabriolet com motor O.S.C.A também
continuaram disponíveis. Todos os cupês e conversíveis foram substituídos pelos
novos cupês e spiders 124 em 1966.
O importador
neozelandês, Torino Motors, comercializou o 1500 como "Crusader", com
o emblema correspondente. Na África do Sul, os revendedores também podiam
fornecer o "1500 OTS", uma conversão para mais potência disponível em
dois estágios diferentes. O OTS foi desenvolvido pela CMI (Cartoria Motor
Industries) especificamente para atender aos regulamentos de competição de
carros de produção local. Em vez de 83 bhp (62 kW) SAE do carro padrão, o OTS
desenvolvia 96 e 108 bhp (72 e 81 kW) SAE nas respectivas variantes Stage I e
Stage II. Uma variedade de extras também
foi oferecida, incluindo suspensão rebaixada e uma conversão para um câmbio
montado no assoalho
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