NSU Prinz

Mais uma vez, este modelo foi produzido sob licença de uma empresa alemã, já tradicional fabricante de veículos. Chama a atenção que tantas empresas alemãs tenham licenciado modelos na Argentina, justamente numa década em que a indústria americana crescia exponencialmente. Mas é fato que todo o segmento automobilístico se expandia no mundo todo, muito na esteira de atender à demanda do pós-guerra, quando a demanda foi reprimida e todas as indústrias acabaram voltando sua produção para abastecer, de alguma forma, as frentes de batalha.

O NSU Prinz, foi produzido, a rigor, nos anos 1960. O apelido dele era “galerita”, por causa do seu design (fotNSU Prinz). Relembrando, então: o NSU Prinz foi lançado em 1960 pela Automotores Argentinos (Autoar) depois de assinar um acordo com a alemã NSU Motoren Werke AG em Neckarsulm. A licença era para produzir um pequeno sedã de duas portas e quatro lugares. Mais uma vez, este era o tipo de veículo visto como mais indicado para o pós-guerra.

A Autoar apresentou duas versões: NSU Prinz e NSU Prinz 30. Ambos dividiam uma plataforma mecânica muito semelhante mas divergiam nas potências: um tinha 20 cv e outro 30 cv, respectivamente, além de alguns detalhes de design da carroceria.

O motor era traseiro e transversal, dois cilindros e 583 cm³. Alcançava uma velocidade máxima de 117 km/h. O câmbio era de quatro machas, e a tração era traseira.

O NSU Prinz foi o carro mais ágil de sua categoria devido à ótima relação peso-potência. Foi fabricado na unidade da Autoar do município de Tigre, na grande Buenos Aires, até 1963 somente, ano em que a empresa fechou definitivamente. No total, foram produzidas 2.432 unidades.









 

 

https://en.wikipedia.org/wiki/NSU_Prinz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros Táxis de Lisboa

UTIC

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968