NSU Prinz
Mais uma vez, este modelo foi produzido sob licença de uma empresa alemã, já tradicional fabricante de veículos. Chama a atenção que tantas empresas alemãs tenham licenciado modelos na Argentina, justamente numa década em que a indústria americana crescia exponencialmente. Mas é fato que todo o segmento automobilístico se expandia no mundo todo, muito na esteira de atender à demanda do pós-guerra, quando a demanda foi reprimida e todas as indústrias acabaram voltando sua produção para abastecer, de alguma forma, as frentes de batalha.
O NSU Prinz,
foi produzido, a rigor, nos anos 1960. O apelido dele era “galerita”, por causa
do seu design (foto NSU Prinz). Relembrando, então: o NSU
Prinz foi lançado em 1960 pela Automotores Argentinos (Autoar) depois de
assinar um acordo com a alemã NSU Motoren Werke AG em Neckarsulm. A licença era
para produzir um pequeno sedã de duas portas e quatro lugares. Mais uma vez,
este era o tipo de veículo visto como mais indicado para o pós-guerra.
A Autoar
apresentou duas versões: NSU Prinz e NSU Prinz 30. Ambos dividiam uma
plataforma mecânica muito semelhante mas divergiam nas potências: um tinha 20
cv e outro 30 cv, respectivamente, além de alguns detalhes de design da
carroceria.
O motor era
traseiro e transversal, dois cilindros e 583 cm³. Alcançava uma velocidade
máxima de 117 km/h. O câmbio era de quatro machas, e a tração era traseira.
O NSU Prinz
foi o carro mais ágil de sua categoria devido à ótima relação peso-potência.
Foi fabricado na unidade da Autoar do município de Tigre, na grande Buenos
Aires, até 1963 somente, ano em que a empresa fechou definitivamente. No total,
foram produzidas 2.432 unidades.
Comentários
Postar um comentário