CAMION ELÉTRICO WALKER MODELO 15 1909


A baixa velocidade e o alcance limitado não eram problemas para os veículos elétricos em serviço urbano nos primeiros anos do século XX. As frotas de automóveis elétricos forneciam um transporte silencioso, inodoro e simples para senhoras e senhores, e quase a mesma quantidade encontrou aplicação comercial como equipamento de combate a incêndios, autocarros e frotas de camiões de entrega.

Além de serem silenciosos, as suas vantagens em frotas eram a construção simples, a manutenção direta, a longevidade e a operação simples para condutores inexperientes com as complexidades da energia de combustão interna. O alcance não era um problema e o carregamento era simplificado nas garagens da frota.

Em 1922, a Marshall Field operava uma frota de 276 camiões de entrega elétricos em Chicago, e eram igualmente populares em Nova Iorque, Boston e outras cidades. Um dos principais fabricantes foi a Walker Vehicle Co. em Chicago, uma empresa que produziu veículos elétricos até ao início da Segunda Guerra Mundial, incluindo uma série de camiões de entrega híbridos a gás e elétricos bem-sucedidos muito antes dos designers do Prius, Tesla e Volt.

Esta carrinha modelo 15 de 1909 é típica. Diz-se que fazia parte da frota operada pela loja de departamentos Hearn's, na cidade de Nova Iorque, quando era novo e, mais tarde, foi utilizado pela Holland Laundry.








Restaurado pelo conceituado colecionador James E. Cousens, tem acabamentos em castanho, enquanto o interior é bem feito em estofos pretos no banco do condutor e madeira envernizada no interior do habitáculo e da zona de carga. Com rodas de disco com padrão de raios gravado e pneus de borracha sólida, tem uma capacidade de carga de 1.500 libras.

Quando alimentado por um conjunto completo de baterias, é capaz de atingir até 15 mph com um alcance entre cargas de até 40 milhas. Mecanicamente, o design é único e empregado com sucesso em todos os veículos elétricos Walker, incluindo o híbrido "Dynamotive", até à Segunda Guerra Mundial.

O motor elétrico de 3 1/2 cv está incorporado no alojamento do eixo traseiro com um diferencial integral. As engrenagens planetárias dentro dos cubos das rodas traseiras reduzem a rotação e aumentam o binário para velocidades de condução.

Funcionará sem carga com apenas quatro baterias industriais e a carroçaria oferece oportunidades atraentes para o tratamento individual com cores de destaque nas estruturas dos painéis e áreas abundantes para letras e gráficos elegantes para comunicar a identidade empresarial e a consciência de carbono do proprietário.

Funciona e conduz como deve ser, uma relíquia formidável de uma época em que os veículos elétricos eram apenas práticos e úteis e tinham poucas conotações de correção política.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros Táxis de Lisboa

UTIC

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968