CAMION ELÉTRICO WALKER MODELO 15 1909
A baixa
velocidade e o alcance limitado não eram problemas para os veículos elétricos
em serviço urbano nos primeiros anos do século XX. As frotas de automóveis
elétricos forneciam um transporte silencioso, inodoro e simples para senhoras e
senhores, e quase a mesma quantidade encontrou aplicação comercial como
equipamento de combate a incêndios, autocarros e frotas de camiões de entrega.
Além de serem
silenciosos, as suas vantagens em frotas eram a construção simples, a
manutenção direta, a longevidade e a operação simples para condutores
inexperientes com as complexidades da energia de combustão interna. O alcance
não era um problema e o carregamento era simplificado nas garagens da frota.
Em 1922, a
Marshall Field operava uma frota de 276 camiões de entrega elétricos em
Chicago, e eram igualmente populares em Nova Iorque, Boston e outras cidades.
Um dos principais fabricantes foi a Walker Vehicle Co. em Chicago, uma empresa
que produziu veículos elétricos até ao início da Segunda Guerra Mundial,
incluindo uma série de camiões de entrega híbridos a gás e elétricos
bem-sucedidos muito antes dos designers do Prius, Tesla e Volt.
Esta carrinha modelo 15 de 1909 é típica. Diz-se que fazia parte da frota operada pela loja de departamentos Hearn's, na cidade de Nova Iorque, quando era novo e, mais tarde, foi utilizado pela Holland Laundry.
Restaurado
pelo conceituado colecionador James E. Cousens, tem acabamentos em castanho,
enquanto o interior é bem feito em estofos pretos no banco do condutor e
madeira envernizada no interior do habitáculo e da zona de carga. Com rodas de
disco com padrão de raios gravado e pneus de borracha sólida, tem uma
capacidade de carga de 1.500 libras.
Quando
alimentado por um conjunto completo de baterias, é capaz de atingir até 15 mph
com um alcance entre cargas de até 40 milhas. Mecanicamente, o design é único e
empregado com sucesso em todos os veículos elétricos Walker, incluindo o
híbrido "Dynamotive", até à Segunda Guerra Mundial.
O motor
elétrico de 3 1/2 cv está incorporado no alojamento do eixo traseiro com um
diferencial integral. As engrenagens planetárias dentro dos cubos das rodas
traseiras reduzem a rotação e aumentam o binário para velocidades de condução.
Funcionará
sem carga com apenas quatro baterias industriais e a carroçaria oferece
oportunidades atraentes para o tratamento individual com cores de destaque nas
estruturas dos painéis e áreas abundantes para letras e gráficos elegantes para
comunicar a identidade empresarial e a consciência de carbono do proprietário.
Funciona e
conduz como deve ser, uma relíquia formidável de uma época em que os veículos
elétricos eram apenas práticos e úteis e tinham poucas conotações de correção
política.
Comentários
Postar um comentário