Darracq 12HP Open Tourer


 

Marca Darracq

 

Ano 1902

 

País França

 

Potência 12 cv

 

Cilindros 2

 

Deslocamento 2360 cc

 

Engrenagens 3

 

Peso 710kg

 

máx. Velocidade 65km/h

 

Número do chassi 3190

 

Número do motor 3190

Alexandre Darracq ingressou no clube dos construtores no final do século XIX, com a fabricação das bem-sucedidas motos Gladiator, que competiam bem no mercado francês de 1890. 

A primeira experiência de Darracq com o mundo motorizado, porém, foi em 1894, com um modelo Millet. Seu principal objetivo desde o início era construir um carro de qualidade em número suficiente para reduzir seus custos de produção.

Depois de algumas experiências com veículos elétricos e motocicletas equipadas com motores radiais, Darracq obteve uma licença para produzir uma variante do triciclo Léon Bollée em 1898. Embora seu conceito fosse uma melhoria substancial em relação ao popular, mas pouco sofisticado, triciclo “Voiturette” de Bollée, esse tipo de veículo era tecnicamente obsoleto para a época.

O sucesso de Alexandre Darracq viria dois anos depois, com a adoção de um projeto licenciado pela Renault, que contava com motor vertical na frente, câmbio de três marchas e eixo de transmissão para transmitir a força às rodas traseiras.

Ao contrário do modelo dos irmãos Renault, a versão de Darracq usava válvulas de admissão de pinhão deslizante normais. Também tinha curso variável, o que permitia maior flexibilidade de uso.

A produção do quadriciclo começou na fábrica de Suresnes, perto de Paris, em 1900, e em um ano foram vendidas 1.200 unidades do carro, que dirigia bem apesar do barulho e era relativamente barato.

O próprio Darracq era bastante avesso a dirigir, embora tivesse aulas para isso. Ele via o automóvel como um mero objeto de lazer. Mas o sucesso comercial levou Darracq a investir nas corridas, com vitórias em 1905 e 1906 na Vanderbilt Cup, disputada nos Estados Unidos. Ele também manteve recordes de velocidade em 1904 e 1905.

Com ambições de conquistar o mundo, a Darracq abriu uma fábrica na cidade de Portello, perto de Milão. Ainda assim, na Itália, ele logo formou uma nova empresa, chamada Anonima Lombardo Fabbrica Automobili (ALFA). Essa empresa foi adquirida em 1914 por Nicola Romeo e renomeada como os agora famosos carros Alfa Romeo.

Datado de 1902, o Darracq de carroçaria Open Tourer, em exposição no Museu do Caramulo, é uma das mais importantes unidades da marca Darracq. Foi exatamente com esse modelo que o fabricante francês se lançou de vez no cenário da fabricação de automóveis.

Este carro extraordinário é único no mundo. Sua arquitetura de motor possui dois cilindros separados que são conectados de forma que pareçam dois motores monocilíndricos.

A viatura chegou a Portugal em Outubro de 1902, pelo Porto da Figueira da Foz, onde foi expedida como máquina agrícola porque ainda não existiam tarifas alfandegárias para automóveis.

O seu primeiro proprietário foi Francisco Augusto Pereira Gonçalves, pai do médico Armando Augusto Leal Gonçalves, que a adquiriu por 2.050$. Foi a primeira viatura a ser matriculada em Coimbra, obtendo os códigos de matrícula n.º 1 para o proprietário e n.º 2 para o filho.

Francisco Pereira Gonçalves contribuiu inadvertidamente para o design do carro, ao modificar o radiador para melhorar a refrigeração. Suas modificações foram adotadas pela fábrica em 1904, que além de melhorar a refrigeração, também beneficiavam a estética do carro.

O carro já viu muitas longas aventuras. Com Coimbra como ponto de partida, já visitou a Serra da Estrela, a Serra da Pampilhosa, Tancos, Castelo de Vide e, em diversas ocasiões, o Caramulo.

Em 1903 o automóvel entrou para a história como protagonista do primeiro acidente automobilístico de Coimbra, perto do Sansão. A colisão causou danos no valor de 15$80, num processo que acabou na justiça.

O Darracq foi posteriormente abandonado numa quinta perto de Tentúgal e, em 1952, dois médicos do Caramulo, Trajano Pinheiro e Carlos Madeira Lopes, compraram-no como prenda de aniversário para João de Lacerda.

Restaurado nas oficinas do Eng. José Jorge Canelas, embarcou numa nova vida com grandes sucessos na clássica prova Londres-Brighton de 1974, 79 e 86.

Em 1978, completou o Rallye du Luxembourg e, mais recentemente, em 2 de outubro de 1994, participou do Rallye des Ancêtres dans les Hauts de Seine, reservado apenas para carros fabricados antes de 1904.







 

Darracq 12HP Open Tourer (1902)

A entrada de Alexandre Darracq para o clube dos construtores deu-se ainda no Século XIX, com o fabrico das bem-sucedidas bicicletas Gladiator, com as quais ele competia no mercado francês em 1890. Em 1896 decidiu vender o negócio rentável para fundar a Alexandre Darracq et Cie, uma empresa dedicada à construção de componentes para bicicletas, mas também de “carruagens sem cavalos”. Datado de 1902, o Darracq com carroçaria do tipo Open Tourer, foi exatamente com este modelo que o construtor francês se impôs. é um dos veículos mais importantes da marca, pois foi precisamente com este modelo que estabeleceu a marca





Museu do Caramulo

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