Falcon 900B

 


Aeronave foi confiscada no Brasil em 2021 com meia tonelada de cocaína escondida na fuselagem

A Força Aérea Portuguesa (FAP) incorporou um novo jato executivo à Esquadra 504 Linces, um grupo aéreo cujas funções incluem o transporte de autoridades portuguesas, incluindo o presidente do país.

Porém, o que mais chama a atenção é a origem inusitada da aeronave, uma Dassault Falcon 900B que havia sido confiscada no Brasil em fevereiro de 2021 após a descoberta de meia tonelada de cocaína escondida em seu interior.

O jato executivo sofreu uma pane quando estava para decolar do Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, rumo a Portugal. Após vistoria de mecânicos, foram encontrados mais de 500 kg de cocaína em embalagens escondidas na fuselagem do avião.

Uma investigação da Polícia Federal brasileira apurou na época que se tratava de uma tentativa de tráfico internacional de drogas com o Falcon 900B feita por um ex-major da polícia preso em Lisboa em junho do ano passado.

Operando ao lado de um Falcon 50

“Esta nova aeronave aumenta a capacidade de transporte estratégico da Força Aérea em missões de transporte de pacientes a longas distâncias. A aeronave agora recebida está em fase de prontidão operacional, prevendo-se que em breve comece a ser operada pelos Linces”, refere a FAP em comunicado divulgado a 26 de fevereiro.

Tendo voado com várias operadoras por quase 30 anos, a aeronave era propriedade do fundo de investimentos português Parvalorem, que por sua vez adquiriu o jato em 2022 da empresa Omni Aviação e Tecnologia, também de Portugal.

No mês passado, o avião foi adquirido pelo Ministério da Defesa português, que o repassou ao grupo de transportes especiais FAP para integrar o Falcon 50, jato executivo de menor porte, também da Dassault.





Os passageiros

16
Os passageiros

Variação

4,000
Milhas náuticas

Velocidade de cruzeiro

500
Knots

Limite

51,000
pés

Queima De Combustível

347
Gf




principais fatos

  • O Dassault Falcon 900B é um grande jato fabricado pela Dassault entre 1985 e 2000.
  • O Dassault Falcon 900B é movido por três motores Honeywell TFE 731-5BR-1C, resultando em uma queima de combustível de 347 galões por hora por hora.
  • Capaz de navegar em até 500 knots, Dassault Falcon 900B pode voar sem escalas por até 4000 milhas náuticas.
  • A aeronave pode transportar até 16 passageiros.
  • O Dassault Falcon 900B tem um preço estimado de afretamento por hora de $ 6500, com um novo preço de lista de $ 26 milhões no momento da fabricação.

 



Visão geral e histórico

O Falcon O 900 foi projetado como uma versão maior, mais rápida e mais longa do modelo 50. É 5.5 pés mais longo com uma cauda mais alta e asa mais longa e comporta 544 galões adicionais de combustível, permitindo-lhe ir 700 milhas náuticas mais adiante.

Em 1991, o modelo de produção padrão fez a transição do 900 para o 900B, que incluía motores mais potentes para maior alcance, liberação de aproximação de visibilidade de Categoria II e a capacidade de operar em pistas de pouso despreparadas que seu antecessor não conseguia. A produção anterior de 900s pode ser adaptada ao padrão 900B.

Em outubro de 2016, 94% do Falcon As aeronaves 900 / 900B foram adquiridas de seus atuais proprietários, sendo os outros 6% novos. 10% estão atualmente à venda com a maioria deles (61%) sob um contrato de corretagem exclusivo. Quando à venda, a média de dias no mercado é 483.

O Falcon 900 começou a produção em 1987 e cessou a produção em 1999. Um total de 177 Falcon 900 aeronaves foram fabricadas com apenas uma em operação




Dassault Falcon Desempenho 900B

O 900B tem três motores turbofan AlliedSignal TFE731-5BR, cada um com 4,750 libras de empuxo. O intervalo de inspeção é de 4,200 horas. A aeronave pode viajar 3,995 milhas náuticas a até Mach 84. Seu cruzeiro de alta velocidade é 474 knots e 51,000 pés é seu teto de vôo, um feito raro.

Além disso, o 900B é projetado com asas de aerofólio - o mesmo que o Falcon 50 séries, mas com um aumento de 1.5 pé. As melhorias no músculo do 900 incluem um aumento de 5.5% no empuxo de decolagem, um aumento de 6.5% no empuxo em altitude e um aumento de 2% no TSFC (consumo de combustível específico do empuxo). O resultado é um aumento no alcance: 4,583 milhas náuticas. O 900B também pode desfrutar de melhor visibilidade de aproximação (Categoria II) e operação em tiras não preparadas que seu antecessor não pode.




Dassault Falcon 900B Interiores

O 900B possui uma grande cabine, adequada para acomodações de alcance intercontinental. Normalmente acomoda 8-12 em um arranjo executivo. A espaçosa cabine mede 6.2 pés de altura (totalmente em pé), 7.7 pés de largura e 39 pés de comprimento. As comodidades incluem um lavatório e uma cozinha privativos de tamanho normal.

Um layout de cabine tradicional apresenta uma cozinha em frente à entrada principal, um pequeno armário dianteiro, um clube avançado - quatro grupos de assentos executivos maiores bifurcados com mesas laterais dobráveis, em seguida, quatro assentos mais estreitos dispostos em torno de uma mesa de conferência hi-lo do outro lado do corredor de um credenza / centro de entretenimento. Atrás dele, através de uma porta de bolso opcional, há um divã de três lugares, voltado para o lado, com uma cabeceira que se transforma em uma cama do outro lado do corredor de uma estação de trabalho executiva.

Atrás dele fica o lavatório com outro pequeno guarda-roupa e, através do lavatório, os passageiros podem acessar o compartimento de bagagem aquecido de 127 pés cúbicos durante o vôo. A porta de bagagem externa incorpora um degrau para facilitar o carregamento.















Cabine do piloto

Dassault escolheu um piloto / diretor de voo Honeywell SPZ 8000 e EFIS (Electronic Flight Instrument System), sistema de gerenciamento de voo dual Honeywell FMZ 605, plataformas de inércia a laser, computadores de dados aéreos AZ 810 e receptores com / nav da série Collins Pro Line ARINC 429.








Dassault Falcon Custo de fretamento 900B

Este jato é um dos confortáveis ​​jatos disponíveis para voos charter de e para Nova York, com ampla gama de disponibilidade em vários dos principais mercados de aviação. O custo para fretar este jato começa em torno de US $ 5,600 por hora. As taxas de fretamento por hora não incluem todos os impostos, combustível e outras taxas. Os custos de fretamento variam de acordo com o ano da marca / modelo, programação, rota, total de passageiros e bagagem e outros fatores.


https://newsavia.com/fap-anuncia-integracao-de-um-falcon-900-na-frota-da-esquadra-504-linces/


https://cienciatecnologiafoco.blogspot.com/2021/02/dassault-falcon-900b.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas