Vespa Classica

 

  • VESPA 98

1946

Em abril de 1946, este incrível modo de transporte novo, funcional e inovador foi apresentado ao público em geral pela primeira vez em num clube de golfe em Roma. O escudo foi gravado com um novo logótipo que substituiu o emblema anterior da aeronave Piaggio. A Vespa foi um sucesso imediato e ganhou grande interesse nos media, bem como curiosidade pública, surpresa e até ceticismo. As primeiras vendas da Vespa, que foram feitas através de uma pequena rede de revendedores, foram ao preço do modelo padrão de 55 mil liras, e a versão deluxe vendida por 66 mil liras.

 

  • VESPA 98 CORSA CIRCUITO

1947

A Vespa 98 Corsa foi construída especificamente para mostrar ao mundo a capacidade da pequena scooter de ser competitiva em corridas. O grande enxame de Vespas, que crescia nas ruas e praças da Itália, motivou Enrico Piaggio a produzir um veículo agressivo, que poderia ser um vencedor em pista. O primeiro a conduzir a Vespa 98 no circuito foi Giuseppe Cau, que triunfou no Monte Mario Hill Climb em 1947. A Vespa 98 Corsa (Circuito) foi construída para a velocidade e representou uma inovação. O corpo foi construído à mão com uma armação de aço. Os travões a tambor, equipado com aberturas de ar traseiras para o refrigeração. A caixa de velocidades era de três velocidades, o que permitia o controle do acelerador e a refrigeração era através de uma ventilação forçada a ar. A cor original era o vermelho, por isso esse modelo ficou também conhecido como a pequena "bola de fogo".

 

  • VESPA 98 II SERIE

1947

16.500 modelos da segunda série da Vespa 98 foram produzidos. Este modelo ofereceu melhorias significativas em relação ao seu antecessor tanto em termos de estética como nas especificações técnicas. Para aém disso, agora apresentava uma roda sobressalente para o caso do piloto ter um furo, o que era altamente provável devido às horríveis condições da estrada de pós-guerra; Este elemento altamente funcional tornou-se numa das características de design mais reconhecidas da Vespa. A Vespa 98 foi introduzida com um farol novo e melhorado e numa cor prata metálica que lembrava o negócio de aeronaves Piaggio. As revistas informaram que haveria uma lista de espera de 8 meses para obter uma Vespa 98 e, por esse motivo, floresceu um mercado negro próspero, na qual a Vespa foi vendida duas vezes o preço inicial, chegando mesmo a um preço de 125 mil liras!

 

  • VESPA 125 CORSA “ALLOY FRAME”

1949

Em 1949, a Vespa foi construída pela primeira vez com um chassi de corrida, fabricada a partir da mesma liga de alumínio utilizada para a construção de aeronaves e montado com rebites, rodas de liga leve e tecnologia altamente avançada para os anos 40.
O tanque de combustível e a posição de direção deram ao piloto uma maior autonomia, o que resultou na otimização da alta velocidade. A Vespa 125cc Corsa participou em muitas competições e celebrou muitas vitórias de prestígio em 1950, com os pilotos Giuseppe Cau e Dino Mazzoncini a alcançarem o primeiro e segundo lugar no Grande Prêmio de Bolonha. No mesmo ano, Cau também ganhou no Circuito de Perugia montando a Vespa 125 na corrida nº 38. No mundo inteiro, apenas seis cópias deste modelo, juntamente com alguns protótipos foram produzidos pela Piaggio.

 

  • VESPA125

1949

Em 1948 a Piaggio lançou uma nova Vespa. Entre 1946 e 1947 1183 Vespas 125cc foram vendidas e comercializadas fora de Itália(especialmente na Suíça). No final de 1947, Enrico Piaggio decidiu parar completamente a produção da Vespa 98cc e apenas continuar com as 125cc para os mercados italiano e internacional. Algumas outras adaptações do modelo incluíram o braço da suspensão dianteira, a tampa do motor que foi levantada para permitir um acesso mais fácil ao motor e a outros componentes mecânicos. As próximas séries da Vespa de 1949, que está hoje em exibição no Museu Piaggio, ficaram ainda melhor com o novo sistema de refrigeração e os controles de velocidade renovados.

 

  • VESPA CIRCUITO 125

1949

No final dos anos quarenta, os principais fabricantes de motociclos consideraram a melhor maneira de anunciar os seus veículos para participar em várias corridas. O objetivo era levar a indústria do motociclismo ao público em geral com a esperança de criar novos potenciais clientes. Também as scooters da Piaggio participaram em corridas numa série de circuitos; isso foi para a publicidade de motociclos, mas o circuito 125 também provou ser uma arena útil para testar novas soluções, o que levou a adaptações dos modelos padrão. As scooters Vespa foram completamente artesanais e construídas por especialistas dentro da Piaggio. Foram usadas em corridas por muitos pilotos importantes, como Dino Mazzoncini e Giuseppe Cau. Giuseppe Cau ganhou os tempos na corrida da Catania Etna em 1950, chegou ao primeiro na classe (125cc) e no 3 ° lugar na classificação geral após a Guzzi e a Benelli.

 

  • VESPA MONTLHERY

1950

Para promover a imagem desportiva da Vespa, Piaggio deslocou o foco dos espectadores para quebrar novos recordes. A 7 de abril de 1950, no circuito francês de Montlhery, durante 10 horas de testes e três pilotos que alternaram durante a corrida, a Vespa ganhou no tempo recorde mundial (velocidade média de 134 km / h) a corrida de 100 milhas (velocidade média de 129,7 km / h ), 500 milhas de corrida (velocidade média de 123,9 km / h) e 1.000 km de corrida (velocidade média 124,3 km / h). Durante as 10 horas, as Vespas cobriram 1.049 quilómetros. Com um veículo muito parecido com a Vespa 125 "circuito" com moldura de liga de 1949, Mazzoncini obteve resultados brilhantes na corrida de circuitos, entre os quais houve a vitória na classe de scooter class Circuit de Génova, houve um desafio entre Vespa e Lambretta .

 

  • VESPA SILURO (TORPEDO)

1951

Em 1951 a Vespa quebrou o recorde mais prestigiado: o quilómetro voador. No dia 9 de fevereiro, entre o 10º e o 11º quilómetro da rodovia de Roma (perto de Ostia), um motor Vespa com dois pistões opostos (potência: 17,2 Cv e 9500 rpm), projetado por Corradino D'Ascanio e liderado por Dino Mazzoncini, correm o quilómetro voador com um tempo recorde de 21 segundos e 4 centésimos de segundo com uma velocidade média de 171,1 km / h

 

  • VESPA 125

1951

Muito parecido com a tendência de 1948, as vendas de 1951 tiveram um aumento devido à tecnologia e à estética aprimoradas. O modelo de 1951 tornou-se famoso pelo no cinema no romântico e inesquecível filme "Férias em Roma", que contou a história de amor de Audrey Hepburn e Gregory Peck em Roma.

 

  • VESPA 125 “SIX DAYS”

1951

Esteticamente muito semelhante à Vespa 125, a "Sei giorni" foi alterada devido ao tanque de combustível que passou a ter um escudo envolvente e da lateral que passou a acomodar um carburador maior. O nome veio da participação no Vigésimo Sexto Internacional Seis Dias em 1951, no qual foram conquistadas nove medalhas de ouro. O Piaggio Racing Team foi composto por: Biasci, Cau, Crabs, Mazzoncini, Merlo, Nesti, Opesso, Riva, Romano e Vivaldi. A Vespa 125 "seis dias" também ganhou o troféu da Federação Italiana de Motociclos em 1951, que viu três pilotos dominar as Vespas italianas (Giuseppe Cau, Miro Riva, Bruno Romano).

 

  • VESPA 125 U

1953

Apenas 7.000 cópias da scooter Vespa U foram produzidas desde sempre, tornando-se este num dos modelos mais procurados pelos coleccionadores. Nascida em 1953 como o modelo económico - a letra "U" significa utilidade - foi projetada para contrariar a concorrência da Lambretta e foi vendida no mercado por 110 dólares. Pela primeira vez, o farol foi montado no alto do guiador em vez de no guarda-lamas dianteiro.

 

  • VESPA 150 SIDE-CAR

1955

A Vespa sidecar foi criada entre o final de 1948 e o início de 1949. A Vespa com side-car permitiu uma viagem estável e confortável em longas distâncias. O sidecar foi feito de chapa de aço e foi montado à mão e acoplada à Vespa com um único tubo. Congratulou-se com o excelente desempenho, mesmo no terreno nevado e em encostas íngremes, o modelo de side-car ditou-se pelo conforto, capacidade adicional graças a um pequeno baú na parte traseira e a conveniência adicional para passeios mais longos.

 

  • VESPA 150 GS

1955

A GS 150 foi um marco na história da scooter, não só para Vespa, mas para todo o mercado. É lembrada muito depois como a mais bonita scooter já produzida no mundo. Nos anos 50, o mercado também mudou e a Vespa tornou-se um símbolo para que os jovens se emancipassem. Pela primeira vez, um veículo para o mercado de massa foi criado com um motor mais silencioso e performances deslumbrantes. A Vespa 150 GS possuía credenciais desportivas resultado direto da experiência da equipa de corrida da Piaggio. O motor teve uma entrada direta no cilindro e era capaz de debitar 8 cv a 7500 rpm, a caixa de velocidades tinha quatro velocidades. O assento alongado e as grandes rodas de 10 polegadas alteraram fundamentalmente a linha Vespa. Uma versão pré-série deste modelo está agora em exibição no Museu Piaggio.

 

  • VESPA 150

1956

Em 1956, dez anos após o nascimento do primeiro modelo, a fábrica da Pontedera alcançou a milionésima unidade de vespa vendida. O sucesso da Vespa superou todas as expectativas: a lendária scooter era então disponível em três versões: 125cc, 150cc e GS 150cc. A Vespa 150 proporcionou um desempenho melhorado e também se destacou devido ao farol montado no guiador. O preço de lançamento da Vespa 150 em 1956 foi de 148 mil liras.

 

  • VESPA 150 T.A.P.

1956

O Ministério da Defesa francês, nos anos cinquenta, encomendado pela licenciada Piaggio France (ACMA) solicitou o desenvolvimento de um veículo para uso militar. O resultado foi uma Vespa muito especial da qual havia apenas cerca de 600 produzidas de 1956 a 1959. Usada pela Legião Estrangeira e pelo Corpo de Paraquedistas, a Vespa TAP foi equipada com uma arma de 75mm, capacidade de munição adicional, duas latas de combustível e um carrinho pequeno. Foi produzida em duas cores de camuflagem: verde e areia. Apesar do peso de 115 kg, a Vespa TAP pode atingir uma velocidade de 66 km / h, com uma autonomia de 200 km.

 

  • VESPA 400

1957

No pico do sucesso da Vespa, Piaggio decidiu aceder ao mundo das quatro rodas. Foi sempre um objetivo de Corradino D'Ascanio projetar a pequena Vespa 400, um carro com um motor de dois tempos na parte traseira. Foi lançado em 1957 e a Piaggio produziu 30 mil unidades deste modelo.

 

  • VESPA 125 (VNA2)

1958

Produzida em duas cores, cinza e bege, a Vespa 125cc de 1958 marcou uma nova era. Esta foi a primeira Vespa com um corpo que foi feito pela conjunção de duas metades de chapa metálica. Este tipo de armação teve vantagens consideráveis em termos de produção industrial e, a partir de 1958, começou a ser usado em todos os modelos. Com o novo design, um novo motor compacto também foi integrado.

 

  • VESPA 150 GS VS5

1959

A lendária Vespa 150 Gran Sport estabeleceu-se em 1955 com o modelo VS1. Este modelo foi adaptado e a versão VS5 foi equipada com um ventilador de velocímetro especial e uma luz de cauda totalmente cromada com luz de travões integrada. Possui também um sistema de travagem melhorado e a crista da Piaggio no guarda-lamas dianteiro. O modelo Vespa 150 GS (VS5) mantém o registo do número de unidades construídas (80 000) e foi produzido entre 1958 e 1961.

 

  • VESPA 150 (VBA)

1961

A Vespa 150 (VBA) foi apresentada em 1958 com algumas mudanças. A cor era semelhante aos seus predecessores (azul metálico), no entanto, os painéis laterais, onde decorados com algumas aberturas de ar de alumínio e a luz traseira, eram maiores e totalmente cromados. Este modelo tornou-se um grande sucesso graças à sua elegância e funcionalidade e estreou-se durante os Jogos Olímpicos de Roma em 1960.

 

  • VESPA DALÌ

1962

O modelo Super Sprint 90 foi, sem dúvida, o mais original projetado pela Vespa. O escudo foi reduzido de tamanho e os objetos da caixa superior colocados entre o assento e o guiador. A roda sobressalente, como a Vespa GS 1955, foi alojada no centro da plataforma de apoio para os pés. Os 90 SS, como a Vespa 50, estão entre os modelos mais procurados e são objectos de colecção.

 

  • VESPA 50

1963

A Vespa tornou-se altamente popular entre os jovens pilotos, que escolheu por ser tão manejável e esteticamente agradável. Para atrair um público mais amplo a Piaggio introduziu a Vespa 50, que foi promovida com o slogan "Jovens, Modernos e ... sem documentos". Era uma Vespa que, de acordo com as regras do Código da Estrada em 1963, poderia ser conduzida sem placas e sem licença a partir dos 14 anos. A Vespa 50 foi a última scooter projetada por Corradino D'Ascanio e a 50cc é um marco na história da Vespa: de 1964 ao presente, mais de 3 milhões de modelos de 50cc foram produzidas.

 

  • VESPA 90 SUPER SPRINT

1966

A Vespa 90 foi introduzida em 1963 ao mesmo tempo que a 50cc. Vendida apenas numa cor (azul claro), foi produzida apenas para o mercado italiano (numa quantidade de 24.000 unidades). Este veículo foi muito apreciado pelo seu custo baixo, baixo consumo de energia, um visual mais atraente e desempenhos mais adequados para transportar um segundo passageiro.

 

  • VESPA ALPHA

1967

Este veículo foi usado no filme "Dick Smart, Agent 2007" com Richard Wyler, Margaret Lee e Rosanna Tapados. Esta é uma Vespa 180 Super Sport transformado pela Piaggio e pelo Inglês Alpha Willis. Esta scooter no filme era capaz de correr na estrada, voando como um helicóptero, para além de ser também um submarino.

 

  • VESPA 125 PRIMAVERA

1967

Derivado do 125 VMA1, a Vespa 125 "Primavera" desde o seu lançamento foi um sucesso imediato. Desempenho, agilidade e um motor poderoso onde todos os atributos que fizeram da Vespa Primavera um sucesso nos anos sessenta. A Primavera foi destinada aos jovens tendo a Piaggio desenvolvendo um slogan "Com uma Vespa tu podes ser" para seu lançamento. Foi pensado para jovens de 16 anos com o gosto pelo desporto e que viviam ao ar livre e que portanto não queriam estar atrasados para socializar com amigos devido ao tráfego da cidade. A principal característica desta scooter foi o chassi mais longo, o que tornou ainda mais fácil o transporte de um segundo passageiro.

 

  • VESPA 180 RALLY

1968

Após o sucesso da Vespa Super Sport 180, a Piaggio desenvolveu uma nova especificação 180cc, com motor e chassi completamente novo, bem como mudanças estéticas no guiador e no assento. A Vespa Rally 180 continua a ser um dos modelos mais bem-sucedidos e foi produzido de 1968 a 1973, com um total de mais de 26 mil veículos construídos.

 

  • VESPA 50 WITH PEDALS

1970

A Vespa 50, foi comercializada em França e sofreu uma transformação, para se adaptar às regulamentações francesas. Esta nova scooter teve que ser adaptada pela Piaggio para permitir a montagem dos pedais, já que a lei francesa afirmou que os pedais devem estar presentes em todos os veículos de duas rodas. Este item particular atraiu a curiosidade do público e tornou esse modelo colecionável.

 

  • VESPA 50 SPECIAL

1973

Comercializado desde 1969, a Vespa 50 Special foi predominantemente apresentada para o mercado juvenil com mudanças estéticas no guiador, farol e luz traseira. Em 1969, a Vespa 50 Elestart também foi lançada. Manteve-se o mesmo design que a special, mas teve de se fazer uma adaptação técnica inovadora: a ignição elétrica. De 1969 a 1973 a Piaggio lançou uma das suas campanhas mais famosas: "Quem "Vespas" come maçãs ", que se referia ao sucesso do Vespa 50 special.

 

  • VESPA 125 ET3

1976

Comissionado especificamente para o mercado de exportação, a Vespa ET3 125 teve as mesmas características da ET3 italiana, juntamente com o assento, a cobertura do ventilador e a gama de cores. Foi particularmente popular no Japão, onde permaneceu em venda até meados dos anos noventa.

 

  • VESPA PRIMAVERA ET3

1976

A Vespa ET3 Primavera foi um sucesso particular com 144 mil unidades produzidas. O tamanho pequeno do corpo, semelhante ao Vespa 50cc, garantiu uma manobrabilidade ágil e uma excelente forma de condução. Foi desenvolvida nos anos 70 para o mercado juvenil e incluiu detalhes como um assento de jeans.

 

  • VESPA RALLY 200

1976

Após o grande sucesso da Vespa 180, em 1972, a Piaggio desenvolveu um modelo que foi alimentado pela primeira vez por um motor de 200 cc. A resposta a este novo produto foi incrível, com as pessoas à espera meses para receber a entrega de um. Esteticamente, a Vespa Rally 200 é imediatamente reconhecível pelos gráficos brancos no chassi, bem como a caixa, e no momento em que possuía o motor mais poderoso com ignição eletrónica. Mais de 41,700 modelos Vespa Rally 200, foram produzidas de 1972 a 1979.

 

  • GIANT VESPA

1977

Representativa da Vespa PX foi construída para a apresentação da "Nova Linha" em Paris em 1977, e depois alterada para o lançamento da Vespa T5 anos depois. A Vespa gigante foi decorada pelo artista Stefano Tonelli com graffiti urbano; estas imagens estão em exibição no museu Piaggio ao lado do modelo que agora foi restaurado para a sua cor vermelha original.

 

  • VESPA 100 SPORT

1978

Derivado da Vespa 90, o modelo 100 Sport foi desenvolvido devido à legislação para ciclomotores no mercado americano. As luzes traseiras, em particular, são maiores. O aumento de capacidade de 90 a 100 cc foi conseguido aumentando o diâmetro do cilindro.

 

  • VESPA P125X

1978

Apresentado no Milan Show em 1977 como a nova Vespa PX 125, este modelo tornou-se famosos entre os jovens. As linhas quadradas e o chassi maior tornaram a PX instantaneamente reconhecível. Havia um velocímetro no guiador, que foi completamente redesenhado, tendo sido um modelo foi altamente inovador devido à sua suspensão dianteira atualizada com amortecedor telescópico.

 

  • VESPA 50 S

1985

Para satisfazer a procura de alguns países, a Piaggio desenvolveu um modelo mais rápido de 50 cc. O motor produzia uma maior potência que o modelo base, apesar de ter o mesmo binário.

 

  • VESPA 125 T5 POLE POSITION

1985

Desenvolvida em 1985 como uma Vespa completamente nova e redesenhada, a 125 T5 Pole Position foi equipada com um novo motor que proporcionou um desempenho aprimorado. As linhas agressivas, o escudo, o pára-brisa e o painel digital melhoraram o seu caráter desportivo. Nesta altura a Piaggio teve a difícil tarefa de competir com uma concorrência activa e feroz do Japão.

 








































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