Vespa Classica
- VESPA 98
1946
Em abril de 1946, este incrível modo de transporte novo, funcional e
inovador foi apresentado ao público em geral pela primeira vez em num clube de
golfe em Roma. O escudo foi gravado com um novo logótipo que substituiu o
emblema anterior da aeronave Piaggio. A Vespa foi um sucesso imediato e ganhou
grande interesse nos media, bem como curiosidade pública, surpresa e até
ceticismo. As primeiras vendas da Vespa, que foram feitas através de uma
pequena rede de revendedores, foram ao preço do modelo padrão de 55 mil liras,
e a versão deluxe vendida por 66 mil liras.
- VESPA 98 CORSA CIRCUITO
1947
A Vespa 98 Corsa foi
construída especificamente para mostrar ao mundo a capacidade da pequena
scooter de ser competitiva em corridas. O grande enxame de Vespas, que crescia
nas ruas e praças da Itália, motivou Enrico Piaggio a produzir um veículo
agressivo, que poderia ser um vencedor em pista. O primeiro a conduzir a Vespa
98 no circuito foi Giuseppe Cau, que triunfou no Monte Mario Hill Climb em
1947. A Vespa 98 Corsa (Circuito) foi construída para a velocidade e
representou uma inovação. O corpo foi construído à mão com uma armação de aço.
Os travões a tambor, equipado com aberturas de ar traseiras para o refrigeração.
A caixa de velocidades era de três velocidades, o que permitia o controle do
acelerador e a refrigeração era através de uma ventilação forçada a ar. A cor
original era o vermelho, por isso esse modelo ficou também conhecido como a
pequena "bola de fogo".
- VESPA 98 II SERIE
1947
16.500 modelos da segunda série da Vespa 98 foram produzidos. Este modelo
ofereceu melhorias significativas em relação ao seu antecessor tanto em termos
de estética como nas especificações técnicas. Para aém disso, agora apresentava
uma roda sobressalente para o caso do piloto ter um furo, o que era altamente
provável devido às horríveis condições da estrada de pós-guerra; Este elemento
altamente funcional tornou-se numa das características de design mais
reconhecidas da Vespa. A Vespa 98 foi introduzida com um farol novo e melhorado
e numa cor prata metálica que lembrava o negócio de aeronaves Piaggio. As
revistas informaram que haveria uma lista de espera de 8 meses para obter uma
Vespa 98 e, por esse motivo, floresceu um mercado negro próspero, na qual a
Vespa foi vendida duas vezes o preço inicial, chegando mesmo a um preço de 125
mil liras!
- VESPA 125 CORSA “ALLOY FRAME”
1949
Em 1949, a Vespa foi
construída pela primeira vez com um chassi de corrida, fabricada a partir da
mesma liga de alumínio utilizada para a construção de aeronaves e montado com
rebites, rodas de liga leve e tecnologia altamente avançada para os anos 40.
O tanque de combustível e a posição de direção deram ao piloto uma maior
autonomia, o que resultou na otimização da alta velocidade. A Vespa 125cc Corsa
participou em muitas competições e celebrou muitas vitórias de prestígio em
1950, com os pilotos Giuseppe Cau e Dino Mazzoncini a alcançarem o primeiro e
segundo lugar no Grande Prêmio de Bolonha. No mesmo ano, Cau também ganhou no
Circuito de Perugia montando a Vespa 125 na corrida nº 38. No mundo inteiro,
apenas seis cópias deste modelo, juntamente com alguns protótipos foram
produzidos pela Piaggio.
- VESPA125
1949
Em 1948 a Piaggio lançou uma nova Vespa. Entre 1946 e 1947 1183 Vespas
125cc foram vendidas e comercializadas fora de Itália(especialmente na Suíça).
No final de 1947, Enrico Piaggio decidiu parar completamente a produção da
Vespa 98cc e apenas continuar com as 125cc para os mercados italiano e
internacional. Algumas outras adaptações do modelo incluíram o braço da
suspensão dianteira, a tampa do motor que foi levantada para permitir um acesso
mais fácil ao motor e a outros componentes mecânicos. As próximas séries da
Vespa de 1949, que está hoje em exibição no Museu Piaggio, ficaram ainda melhor
com o novo sistema de refrigeração e os controles de velocidade renovados.
- VESPA CIRCUITO 125
1949
No final dos anos
quarenta, os principais fabricantes de motociclos consideraram a melhor maneira
de anunciar os seus veículos para participar em várias corridas. O objetivo era
levar a indústria do motociclismo ao público em geral com a esperança de criar
novos potenciais clientes. Também as scooters da Piaggio participaram em
corridas numa série de circuitos; isso foi para a publicidade de motociclos,
mas o circuito 125 também provou ser uma arena útil para testar novas soluções,
o que levou a adaptações dos modelos padrão. As scooters Vespa foram
completamente artesanais e construídas por especialistas dentro da Piaggio.
Foram usadas em corridas por muitos pilotos importantes, como Dino Mazzoncini e
Giuseppe Cau. Giuseppe Cau ganhou os tempos na corrida da Catania Etna em 1950,
chegou ao primeiro na classe (125cc) e no 3 ° lugar na classificação geral após
a Guzzi e a Benelli.
- VESPA MONTLHERY
1950
Para promover a imagem desportiva da Vespa, Piaggio deslocou o foco dos
espectadores para quebrar novos recordes. A 7 de abril de 1950, no circuito
francês de Montlhery, durante 10 horas de testes e três pilotos que alternaram
durante a corrida, a Vespa ganhou no tempo recorde mundial (velocidade média de
134 km / h) a corrida de 100 milhas (velocidade média de 129,7 km / h ), 500
milhas de corrida (velocidade média de 123,9 km / h) e 1.000 km de corrida
(velocidade média 124,3 km / h). Durante as 10 horas, as Vespas cobriram 1.049
quilómetros. Com um veículo muito parecido com a Vespa 125 "circuito"
com moldura de liga de 1949, Mazzoncini obteve resultados brilhantes na corrida
de circuitos, entre os quais houve a vitória na classe de scooter class Circuit
de Génova, houve um desafio entre Vespa e Lambretta .
- VESPA SILURO (TORPEDO)
1951
Em 1951 a Vespa
quebrou o recorde mais prestigiado: o quilómetro voador. No dia 9 de fevereiro,
entre o 10º e o 11º quilómetro da rodovia de Roma (perto de Ostia), um motor
Vespa com dois pistões opostos (potência: 17,2 Cv e 9500 rpm), projetado por
Corradino D'Ascanio e liderado por Dino Mazzoncini, correm o quilómetro voador
com um tempo recorde de 21 segundos e 4 centésimos de segundo com uma
velocidade média de 171,1 km / h
- VESPA 125
1951
Muito parecido com a tendência de 1948, as vendas de 1951 tiveram um
aumento devido à tecnologia e à estética aprimoradas. O modelo de 1951
tornou-se famoso pelo no cinema no romântico e inesquecível filme "Férias
em Roma", que contou a história de amor de Audrey Hepburn e Gregory Peck
em Roma.
- VESPA 125 “SIX DAYS”
1951
Esteticamente muito
semelhante à Vespa 125, a "Sei giorni" foi alterada devido ao tanque
de combustível que passou a ter um escudo envolvente e da lateral que passou a
acomodar um carburador maior. O nome veio da participação no Vigésimo Sexto
Internacional Seis Dias em 1951, no qual foram conquistadas nove medalhas de
ouro. O Piaggio Racing Team foi composto por: Biasci, Cau, Crabs, Mazzoncini,
Merlo, Nesti, Opesso, Riva, Romano e Vivaldi. A Vespa 125 "seis dias"
também ganhou o troféu da Federação Italiana de Motociclos em 1951, que viu
três pilotos dominar as Vespas italianas (Giuseppe Cau, Miro Riva, Bruno
Romano).
- VESPA 125 U
1953
Apenas 7.000 cópias da scooter Vespa U foram produzidas desde sempre,
tornando-se este num dos modelos mais procurados pelos coleccionadores. Nascida
em 1953 como o modelo económico - a letra "U" significa utilidade -
foi projetada para contrariar a concorrência da Lambretta e foi vendida no
mercado por 110 dólares. Pela primeira vez, o farol foi montado no alto do
guiador em vez de no guarda-lamas dianteiro.
- VESPA 150 SIDE-CAR
1955
A Vespa sidecar foi
criada entre o final de 1948 e o início de 1949. A Vespa com side-car permitiu
uma viagem estável e confortável em longas distâncias. O sidecar foi feito de
chapa de aço e foi montado à mão e acoplada à Vespa com um único tubo. Congratulou-se
com o excelente desempenho, mesmo no terreno nevado e em encostas íngremes, o
modelo de side-car ditou-se pelo conforto, capacidade adicional graças a um
pequeno baú na parte traseira e a conveniência adicional para passeios mais
longos.
- VESPA 150 GS
1955
A GS 150 foi um marco na história da scooter, não só para Vespa, mas para
todo o mercado. É lembrada muito depois como a mais bonita scooter já produzida
no mundo. Nos anos 50, o mercado também mudou e a Vespa tornou-se um símbolo
para que os jovens se emancipassem. Pela primeira vez, um veículo para o
mercado de massa foi criado com um motor mais silencioso e performances
deslumbrantes. A Vespa 150 GS possuía credenciais desportivas resultado direto
da experiência da equipa de corrida da Piaggio. O motor teve uma entrada direta
no cilindro e era capaz de debitar 8 cv a 7500 rpm, a caixa de velocidades
tinha quatro velocidades. O assento alongado e as grandes rodas de 10 polegadas
alteraram fundamentalmente a linha Vespa. Uma versão pré-série deste modelo
está agora em exibição no Museu Piaggio.
- VESPA 150
1956
Em 1956, dez anos após
o nascimento do primeiro modelo, a fábrica da Pontedera alcançou a milionésima
unidade de vespa vendida. O sucesso da Vespa superou todas as expectativas: a
lendária scooter era então disponível em três versões: 125cc, 150cc e GS 150cc.
A Vespa 150 proporcionou um desempenho melhorado e também se destacou devido ao
farol montado no guiador. O preço de lançamento da Vespa 150 em 1956 foi de 148
mil liras.
- VESPA 150 T.A.P.
1956
O Ministério da Defesa francês, nos anos cinquenta, encomendado pela
licenciada Piaggio France (ACMA) solicitou o desenvolvimento de um veículo para
uso militar. O resultado foi uma Vespa muito especial da qual havia apenas
cerca de 600 produzidas de 1956 a 1959. Usada pela Legião Estrangeira e pelo
Corpo de Paraquedistas, a Vespa TAP foi equipada com uma arma de 75mm,
capacidade de munição adicional, duas latas de combustível e um carrinho
pequeno. Foi produzida em duas cores de camuflagem: verde e areia. Apesar do
peso de 115 kg, a Vespa TAP pode atingir uma velocidade de 66 km / h, com uma
autonomia de 200 km.
- VESPA 400
1957
No pico do sucesso da
Vespa, Piaggio decidiu aceder ao mundo das quatro rodas. Foi sempre um objetivo
de Corradino D'Ascanio projetar a pequena Vespa 400, um carro com um motor de
dois tempos na parte traseira. Foi lançado em 1957 e a Piaggio produziu 30 mil
unidades deste modelo.
- VESPA 125 (VNA2)
1958
Produzida em duas cores, cinza e bege, a Vespa 125cc de 1958 marcou uma
nova era. Esta foi a primeira Vespa com um corpo que foi feito pela conjunção
de duas metades de chapa metálica. Este tipo de armação teve vantagens
consideráveis em termos de produção industrial e, a partir de 1958, começou a
ser usado em todos os modelos. Com o novo design, um novo motor compacto também
foi integrado.
- VESPA 150 GS VS5
1959
A lendária Vespa 150
Gran Sport estabeleceu-se em 1955 com o modelo VS1. Este modelo foi adaptado e
a versão VS5 foi equipada com um ventilador de velocímetro especial e uma luz
de cauda totalmente cromada com luz de travões integrada. Possui também um
sistema de travagem melhorado e a crista da Piaggio no guarda-lamas dianteiro.
O modelo Vespa 150 GS (VS5) mantém o registo do número de unidades construídas
(80 000) e foi produzido entre 1958 e 1961.
- VESPA 150 (VBA)
1961
A Vespa 150 (VBA) foi apresentada em 1958 com algumas mudanças. A cor era
semelhante aos seus predecessores (azul metálico), no entanto, os painéis
laterais, onde decorados com algumas aberturas de ar de alumínio e a luz
traseira, eram maiores e totalmente cromados. Este modelo tornou-se um grande
sucesso graças à sua elegância e funcionalidade e estreou-se durante os Jogos
Olímpicos de Roma em 1960.
- VESPA DALÌ
1962
O modelo Super Sprint
90 foi, sem dúvida, o mais original projetado pela Vespa. O escudo foi reduzido
de tamanho e os objetos da caixa superior colocados entre o assento e o
guiador. A roda sobressalente, como a Vespa GS 1955, foi alojada no centro da
plataforma de apoio para os pés. Os 90 SS, como a Vespa 50, estão entre os
modelos mais procurados e são objectos de colecção.
- VESPA 50
1963
A Vespa tornou-se altamente popular entre os jovens pilotos, que escolheu
por ser tão manejável e esteticamente agradável. Para atrair um público mais
amplo a Piaggio introduziu a Vespa 50, que foi promovida com o slogan
"Jovens, Modernos e ... sem documentos". Era uma Vespa que, de acordo
com as regras do Código da Estrada em 1963, poderia ser conduzida sem placas e
sem licença a partir dos 14 anos. A Vespa 50 foi a última scooter projetada por
Corradino D'Ascanio e a 50cc é um marco na história da Vespa: de 1964 ao
presente, mais de 3 milhões de modelos de 50cc foram produzidas.
- VESPA 90 SUPER SPRINT
1966
A Vespa 90 foi
introduzida em 1963 ao mesmo tempo que a 50cc. Vendida apenas numa cor (azul
claro), foi produzida apenas para o mercado italiano (numa quantidade de 24.000
unidades). Este veículo foi muito apreciado pelo seu custo baixo, baixo consumo
de energia, um visual mais atraente e desempenhos mais adequados para
transportar um segundo passageiro.
- VESPA ALPHA
1967
Este veículo foi usado no filme "Dick Smart, Agent 2007" com
Richard Wyler, Margaret Lee e Rosanna Tapados. Esta é uma Vespa 180 Super Sport
transformado pela Piaggio e pelo Inglês Alpha Willis. Esta scooter no filme era
capaz de correr na estrada, voando como um helicóptero, para além de ser também
um submarino.
- VESPA 125 PRIMAVERA
1967
Derivado do 125 VMA1,
a Vespa 125 "Primavera" desde o seu lançamento foi um sucesso
imediato. Desempenho, agilidade e um motor poderoso onde todos os atributos que
fizeram da Vespa Primavera um sucesso nos anos sessenta. A Primavera foi
destinada aos jovens tendo a Piaggio desenvolvendo um slogan "Com uma
Vespa tu podes ser" para seu lançamento. Foi pensado para jovens de 16
anos com o gosto pelo desporto e que viviam ao ar livre e que portanto não
queriam estar atrasados para socializar com amigos devido ao tráfego da cidade.
A principal característica desta scooter foi o chassi mais longo, o que tornou
ainda mais fácil o transporte de um segundo passageiro.
- VESPA 180 RALLY
1968
Após o sucesso da Vespa Super Sport 180, a Piaggio desenvolveu uma nova
especificação 180cc, com motor e chassi completamente novo, bem como mudanças
estéticas no guiador e no assento. A Vespa Rally 180 continua a ser um dos
modelos mais bem-sucedidos e foi produzido de 1968 a 1973, com um total de mais
de 26 mil veículos construídos.
- VESPA 50 WITH PEDALS
1970
A Vespa 50, foi
comercializada em França e sofreu uma transformação, para se adaptar às
regulamentações francesas. Esta nova scooter teve que ser adaptada pela Piaggio
para permitir a montagem dos pedais, já que a lei francesa afirmou que os
pedais devem estar presentes em todos os veículos de duas rodas. Este item
particular atraiu a curiosidade do público e tornou esse modelo colecionável.
- VESPA 50 SPECIAL
1973
Comercializado desde 1969, a Vespa 50 Special foi predominantemente
apresentada para o mercado juvenil com mudanças estéticas no guiador, farol e
luz traseira. Em 1969, a Vespa 50 Elestart também foi lançada. Manteve-se o
mesmo design que a special, mas teve de se fazer uma adaptação técnica
inovadora: a ignição elétrica. De 1969 a 1973 a Piaggio lançou uma das suas
campanhas mais famosas: "Quem "Vespas" come maçãs ", que se
referia ao sucesso do Vespa 50 special.
- VESPA 125 ET3
1976
Comissionado
especificamente para o mercado de exportação, a Vespa ET3 125 teve as mesmas
características da ET3 italiana, juntamente com o assento, a cobertura do
ventilador e a gama de cores. Foi particularmente popular no Japão, onde
permaneceu em venda até meados dos anos noventa.
- VESPA PRIMAVERA ET3
1976
A Vespa ET3 Primavera foi um sucesso particular com 144 mil unidades
produzidas. O tamanho pequeno do corpo, semelhante ao Vespa 50cc, garantiu uma
manobrabilidade ágil e uma excelente forma de condução. Foi desenvolvida nos
anos 70 para o mercado juvenil e incluiu detalhes como um assento de jeans.
- VESPA RALLY 200
1976
Após o grande sucesso
da Vespa 180, em 1972, a Piaggio desenvolveu um modelo que foi alimentado pela
primeira vez por um motor de 200 cc. A resposta a este novo produto foi
incrível, com as pessoas à espera meses para receber a entrega de um.
Esteticamente, a Vespa Rally 200 é imediatamente reconhecível pelos gráficos
brancos no chassi, bem como a caixa, e no momento em que possuía o motor mais
poderoso com ignição eletrónica. Mais de 41,700 modelos Vespa Rally 200, foram
produzidas de 1972 a 1979.
- GIANT VESPA
1977
Representativa da Vespa PX foi construída para a apresentação da "Nova
Linha" em Paris em 1977, e depois alterada para o lançamento da Vespa T5
anos depois. A Vespa gigante foi decorada pelo artista Stefano Tonelli com
graffiti urbano; estas imagens estão em exibição no museu Piaggio ao lado do
modelo que agora foi restaurado para a sua cor vermelha original.
- VESPA 100 SPORT
1978
Derivado da Vespa 90,
o modelo 100 Sport foi desenvolvido devido à legislação para ciclomotores no
mercado americano. As luzes traseiras, em particular, são maiores. O aumento de
capacidade de 90 a 100 cc foi conseguido aumentando o diâmetro do cilindro.
- VESPA P125X
1978
Apresentado no Milan Show em 1977 como a nova Vespa PX 125, este modelo
tornou-se famosos entre os jovens. As linhas quadradas e o chassi maior
tornaram a PX instantaneamente reconhecível. Havia um velocímetro no guiador,
que foi completamente redesenhado, tendo sido um modelo foi altamente inovador
devido à sua suspensão dianteira atualizada com amortecedor telescópico.
- VESPA 50 S
1985
Para satisfazer a
procura de alguns países, a Piaggio desenvolveu um modelo mais rápido de 50 cc.
O motor produzia uma maior potência que o modelo base, apesar de ter o mesmo
binário.
- VESPA 125 T5 POLE
POSITION
1985
Desenvolvida em 1985 como uma Vespa completamente nova e redesenhada, a 125
T5 Pole Position foi equipada com um novo motor que proporcionou um desempenho
aprimorado. As linhas agressivas, o escudo, o pára-brisa e o painel digital
melhoraram o seu caráter desportivo. Nesta altura a Piaggio teve a difícil
tarefa de competir com uma concorrência activa e feroz do Japão.
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