EDFOR Grand Sport


Ano de produção : 1936/37, provavelmente três ou quatro peças na Ferreirinha e Irmão no Porto (P)
Motor : Válvula lateral Ford V8 com capacidade de 3.620 cc



 Em 1908, "Garage Americana" em Lisboa e "Albino Moura & C" no Porto venderam os primeiros veículos Ford. Em 11.1.1932 é fundado o Ford Lusitana. Sede da nova e posteriormente renomeada sociedade Ford Motor Iberica foi o Hotel Meridien, em Lisboa. Permaneceu Ford até 1963, entretanto, os modelos de Lincoln e os tratores de Fordson foram expulsos no país. O concessionário mais antigo da Ford é hoje "Garage Lopes" em Viseu, fundado em 1910 como uma empresa de aluguer de automóveis. 1924 tornou-se a primeira concessionária autorizada oficial da Ford em Portugal. Os veículos ainda eram importados dos EUA.
O industrial e piloto português Eduardo Ferreirinha começou cedo a converter-se com o seu irmão Ford V8 Monoposto. Além disso, ele foi considerado um bom designer e até possuía algumas patentes. Em 1936, Ferreirinha, junto com seu sócio, diretor de cinema e piloto amador Manoel de Oliveira, busca um novo desafio e constrói o esportivo EDFOR (Ed para "Eduardo" e Ford, claro, para a Ford). O EDFOR não é apenas o primeiro, mas também o carro mais bonito construído em Portugal.
O EDFOR Grand Sport estava cheio de inovações. Assim, o corpo aerodinâmico do carro esportivo aberto rápido de dois lugares e cerca de 160 km / h é feito inteiramente de alumínio. Mesmo o único chassi pesado de 150 kg (peso total 970 kg) é totalmente fundido em uma liga de alumínio! O eixo dianteiro é equipado com suspensão independente, molas helicoidais e amortecedores ajustáveis da Andre Telecontrol. O chassi era, portanto, adequado para corrida e podia ser facilmente adaptado às diferentes rotas.
O motor da válvula lateral V8 foi recuperado em torno de 100 hp com pistões especiais. A transmissão de três velocidades é traduzido de forma que se pode atingir 85 km / hora na primeira engrenagem, a segunda gama de até 130 km / h. Vários componentes vieram de outros tipos de veículos, então a grade com o emblema vermelho da EDFOR lembra o Ford Ten inglês.
O EDFOR foi a atração no salão do automóvel no Porto em 1937. Muitos apontaram para uma produção em série planejada de volta (mesmo um filme foi feito sobre a produção planejada), ao qual ele nunca veio pela eclosão da Segunda Guerra Mundial. No entanto, os carros conseguiram inclusive em competições internacionais até 1952 alguns sucessos. Estes incluíram uma vitória classe no Pedras Salgadas Rally 1939, a vitória total no Rally de Lisboa em 1947 e "Rampa da Pena" 1951.
A EDFOR está agora no norte da Alemanha e foi restaurado aqui, uma cópia pode ser admirada em um museu Português.
Desde 1961, os carros tiveram que ser instalados no país para evitar impostos de importação caros. A Ford Lusitania iniciou em 1964 a construção da Anglia na fábrica da Azambuja, perto de Lisboa, na primeira linha de montagem de automóveis do país. 363 trabalhadores montaram 15 veículos por dia, depois a produção foi aumentada para 60 unidades. Corria Cortina , Taunus , Escort , Capri, Cônsul, Granada , Orion,  Transit , pick-up P100 na Cortina, depois na base da Sierra e até caminhões e tratores pesados da fita. Após o encerramento em 2000, o local foi adquirido apenas pela fábrica da Opel.
Juntamente com a Volkswagen Ford construiu na fábrica Auto Europa Setubal, em Lisboa, de 1995 a 2006, o mini-Van Galaxy. Perto está a fábrica de Palmela para a produção de auto-rádios, que hoje pertence à Visteon.




Características

Ano de fabrico: 1937
Motor: Ford V8 preparado. 3620cc
Peso total: 970Kg
Vel. Máximo: 160 km / h
Nº de exemplares: 4








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