Citroën AK
O Citroën AK é uma derivação do modelo Citroën
2CV voltado ao segmento de utilitários de serviço com as mesmas
especificações do 2CV.
O projecto
remonta aos anos 30, mas só em 1948, após a II Guerra Mundial, é que o mundo
viria a conhecer o Citroën 2CV – uma pequena viatura, económica, de grande
difusão e fiável. O caderno de encargos que se estabeleceu é bastante simples:
deveria transportar 2 pessoas e 50 kg de bagagens, atingir os 60 km/h,
consumindo o mínimo de gasolina, passar por bons e maus caminhos, ser
confortável ao ponto de transportar um cesto de ovos pelo campo sem os partir…
Depressa se transformou num carro extremamente popular, transversal a classes e
profissões e chegando aos vários cantos do mundo. Muitos acharam-no o carro
ideal para a aventura. As travessias de continentes, de desertos, as longas
viagens, voltas ao mundo provaram que essa era uma boa aposta. Nenhum automóvel
terá suscitado na sua história tanto entusiasmo como o 2CV. Os inúmeros clubes
por todo o mundo testemunham o amor por esse carro sem idade, fora de modas,
incomparável, insubstituível e imortal! Foi em Junho de 1990 que saiu da
fábrica de Mangualde, em Portugal, o último 2CV…
A nossa
carrinha Citroën 2CV AK400, terá saído da fábrica de Mangualde em 1968. É a
versão comercial do 2CV e está igualmente equipada com o motor de 602cc a
gasolina. Foi resgatada da sucata e reconstruída no ano de 2002. Com apenas
24cv de potência e uma aerodinâmica débil, dificilmente excede os 90km/h.
Detrás do
seu ar frágil, o carismático veículo mantém ainda assim as marcas e as
experiências de tantos anos e tantas estradas. É um carro simples e
despretensioso, que adaptámos pelas nossas próprias mãos ao longo de anos. Não
há ar condicionado, nem sequer auto-rádio. Mas no interior do compartimento de
carga instalamos armários, mesa e cama.
O espaço
é exíguo mas responde eficazmente às necessidades dos viajantes, uma vez que a
AK nos servirá de carro, mas também de casa e de companhia.
No início de 1950, logo após a guerra, o governo francês
decidiu promover e incentivar a compra de veículos comerciais.
Citroën, em seguida, tomou a decisão de apoiar o 2CV recém-nascidos uma luz van, a ideia é boa e tem a duração de 65 anos!
Outubro 1950, os visitantes do Salão Automóvel de Paris pode admirar uma variação sobre o tema 2CV, o modelo introduzido dois anos antes sempre a mesma sala é ladeada por uma pequena veículo comercial que tem a parte dianteira e a parte traseira do 2CV uma pequena caixa " ondulado ", vem a UA ou seja, do tipo A, Utilitaire.
O pequeno motor é o mesmo que o sedan, mas a alteração é diferente, a fim de remediar este
a falta de pontenza transportável devido ao aumento de peso sobre o AU que atinge até 250 kg.
Com a evolução do sedan também vem a da van ea UA se torna AZU, mais tarderecebe um motor mais potente, de 425 cc e se tornou o carro favorito por pequenos artesãos e agricultores.
Nos anos 60 começam a ficar sob os concorrentes e Citroën aumenta sua Azu, em 1963
vem o AK 350 com um motor mais potente de qualquer uma reforma cosmética externa ou interna
Também como pode ser visto a partir do mesmo nome de aumento da capacidade de carga devido ao aumento comprimento do corpo.
Em 1970, outra nova evoluzionei vem il'AKS 400 ainda mais grande e espaçoso, sempre com
a frente derivado do sedan 2CV.
O AKS 400 será então substituído dall'Acadiane em 1978, foram vendidos no total 1.246.335 espécimes.
Para comemorar 65 anos do 2CV Van e 20 anos do Berlingo, a Citroën oferece dois modelos de sucesso um olhar original, denominado especialmente para Colette! A famosa loja de 213 rue Saint Honoré em Paris para a ocasião adota uma mini-frota de um de cada modelo especialmente adaptado com os códigos intemporais da van ea cor emblemática da loja: # 2CVcolette.Portées sua valores comuns novidade e diferença, as duas marcas francesas se encontram em declaração mútua genuína: André ♥ Colette!
Por
ocasião do 65 anos do 2CV Van e 20 anos do Berlingo, a Citroën decidiu combinar
os dois veículos em um mini-frota personalizado para Colette, a famosa loja de
213 rue Saint Honoré, em Paris. Esta
colaboração de duas marcas francesas, unindo o gosto pela novidade e diferença
dá origem a veículos únicos:
- Os
códigos intemporais da van estão lá, com o efeito ondulado para o Berlingo. A
cópia foi escolhido versão elétrica transformada para viajar em torno de Paris
e garantir as entregas da loja conceito em toda a operação.
- A
loja sinal azul, foi adotado pelo logotipo Citroën, que encontra a oportunidade
para um olhar retro. Com um aceno
de cabeça, Colette Estréia também um logotipo do vintage. É
o artista visual Steve Pitocco que assina dirigir com uma técnica de pintura à
mão na tradição dos primeiros utilitários.
-
Reinterpretação dos dois veículos é assinado pelo escritório de estilo de
Citroën, cujo diretor, Alexandre Malval supervisionou cada detalhe da
transformação "velho para o novo" para o 2CV Van e "novo
velho" * para o Berlingo.
As
vans pioneira e líder de mercado corrente na Europa e se reuniram em uma
mini-frota descobrir até final de abril:
- A entrega Berlingo elétrico para Colette.
- O 2CV van, posicionado em frente ao 213 rue Saint Honoré boutique em Paris.
- Em redes sociais de ambas as marcas que também compartilham uma hashtag: # 2CVcolette.
Este duplo aniversário foi orquestrada com a ajuda da agência L'Ecurie.
Prove uma transformação veículo:
MdarePcresnu-1990 Ashley Torgerson https://wakelet.com/wake/MHpGTVJi1Zc5WKhdPMh0Y
ResponderExcluirdacosfupo