Aviões



O Avião:
    Como já foi referido anteriormente o primeiro voo alcançado pelo homem foi conseguido por Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d'Arlades numa aeronave mais leve que o ar, o balão. No entanto a partir desse feito o principal objectivo do homem foi em conseguir voar em máquinas mais pesadas que o ar, os futuros aviões. Apesar da grande motivação de muitos inventores esta evolução mostrou se lenta. A 28 de Agosto de 1883 John Joseph Montgomery tornou se a primeira pessoa a voar num a aeronave mais pesada que o ar que não era no entanto auto proporcionada, conhecida hoje como planador. Foi apenas no inicio do Sec XX que surgiram as primeiras máquinas mais pesadas que o ar e que conseguiram produzir potencia, no entanto a atribuição do primeiro voo então de um avião está envolto em grande polémica. O caso mais conhecido e reconhecido é o dos irmãos Wright e do seu Flyer 1 pela Fedaration Aeronautique Internationale em 1903. Apesar de ser um voo bastante polémico, pois supostamente este avião não descolou sozinho, foi catapultado mas acabou por voar. Este era construído utilizando materiais como abeto vermelho, madeira forte e leve e ainda musselina (tecido leve e transparente) que foi utilizado para cobrir as superfícies. Também as hélices eram artesanais tendo sido esculpido directamente na madeira. O avião possuía ainda um motor a gasolina no qual a ignição era iniciada através de pedais e corrente de bicicleta. Este avião tinha uma curiosidade engraçada para além de muitas: é que a orientação era contraria a que conhecemos hoje, a cauda estava direccionada para a frente.
    O primeiro voo da história também é atribuído a Santos Drumond, brasileiro que construiu o 14Bis em 1906 e este sim era auto proporcionado tendo voado cerca de 60 metros a 3 metros de altura. Ao contrário do voo dos irmãos Wright este teve lugar em público tendo ficado registado por testemunhas e jornalistas. Estes são os casos mais famosos no que remonta aos primórdios da aviação.
    Foi durante a primeira guerra mundial que se notou a grande utilidade dos aviões (que era visto por muitos como um “brinquedo”) não só sendo utilizado para transporte mas também equipados com armas letais e destrutivos podiam infligir bastantes danos aos inimigos como o caso do famoso “Barão Vermelho” alemão. A Partir da primeira Guerra mundial este ramo ficou sujeito a grandes e rápidas evoluções e grandes feitos históricos como a primeira travessia transatlântica, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho (ver Historia Aviação Portuguesa). Só para se notar a evolução gigantesca da aviação em duas décadas, em 1930 já estava em desenvolvimento a turbina a jacto.
    Já na década de 40 na Segunda guerra mundial os aviões tiveram um papel fundamental para o desenrolar do conflito e ganharam grande popularidade para este tipo de eventos por conseguir destruir tudo no solo, e ao mesmo tempo lá não se encontrar, sendo mais difícil de abater. A Partir daí o avião tornou -se um dos mais importantes veículos militares.
    Em Outubro de 1947, o americano Chuck Yeager, no seu Bell X-1, foi a primeira pessoa a ultrapassar a barreira do som. O recorde mundial de velocidade para um avião de asa fixa tripulada é de 7 297 km/h, Mach 6,1, da aeronave X-15.
    Durante o bloqueio de Berlim, aviões, tanto militares como civis, continuaram a abastecer Berlim Ocidental com mantimentos, em 1948, quando os acessos por estradas e linhas de comboio à cidade foram completamente bloqueados foi bloqueado por ordem da União Soviética.
    O primeiro jacto comercial, o De Havilland Comet, foi introduzido em 1952, e o primeiro jacto comercial de sucesso, o Boeing 707, ainda nos anos 50. O Boeing 707 iria desenvolver-se posteriormente no Boeing 737, a linha de aviões de passageiros mais usada do mundo, no Boeing 727, outro avião de passageiros bastante usado, e no Boeing 747, o maior avião comercial do mundo até 2005, quando foi superado pelo Airbus A380.

O Avião:
    Como já foi referido anteriormente o primeiro voo alcançado pelo homem foi conseguido por Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d'Arlades numa aeronave mais leve que o ar, o balão. No entanto a partir desse feito o principal objectivo do homem foi em conseguir voar em máquinas mais pesadas que o ar, os futuros aviões. Apesar da grande motivação de muitos inventores esta evolução mostrou se lenta. A 28 de Agosto de 1883 John Joseph Montgomery tornou se a primeira pessoa a voar num a aeronave mais pesada que o ar que não era no entanto auto proporcionada, conhecida hoje como planador. Foi apenas no inicio do Sec XX que surgiram as primeiras máquinas mais pesadas que o ar e que conseguiram produzir potencia, no entanto a atribuição do primeiro voo então de um avião está envolto em grande polémica. O caso mais conhecido e reconhecido é o dos irmãos Wright e do seu Flyer 1 pela Fedaration Aeronautique Internationale em 1903. Apesar de ser um voo bastante polémico, pois supostamente este avião não descolou sozinho, foi catapultado mas acabou por voar. Este era construído utilizando materiais como abeto vermelho, madeira forte e leve e ainda musselina (tecido leve e transparente) que foi utilizado para cobrir as superfícies. Também as hélices eram artesanais tendo sido esculpido directamente na madeira. O avião possuía ainda um motor a gasolina no qual a ignição era iniciada através de pedais e corrente de bicicleta. Este avião tinha uma curiosidade engraçada para além de muitas: é que a orientação era contraria a que conhecemos hoje, a cauda estava direccionada para a frente.
    O primeiro voo da história também é atribuído a Santos Drumond, brasileiro que construiu o 14Bis em 1906 e este sim era auto proporcionado tendo voado cerca de 60 metros a 3 metros de altura. Ao contrário do voo dos irmãos Wright este teve lugar em público tendo ficado registado por testemunhas e jornalistas. Estes são os casos mais famosos no que remonta aos primórdios da aviação.
    Foi durante a primeira guerra mundial que se notou a grande utilidade dos aviões (que era visto por muitos como um “brinquedo”) não só sendo utilizado para transporte mas também equipados com armas letais e destrutivos podiam infligir bastantes danos aos inimigos como o caso do famoso “Barão Vermelho” alemão. A Partir da primeira Guerra mundial este ramo ficou sujeito a grandes e rápidas evoluções e grandes feitos históricos como a primeira travessia transatlântica, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho (ver Historia Aviação Portuguesa). Só para se notar a evolução gigantesca da aviação em duas décadas, em 1930 já estava em desenvolvimento a turbina a jacto.
    Já na década de 40 na Segunda guerra mundial os aviões tiveram um papel fundamental para o desenrolar do conflito e ganharam grande popularidade para este tipo de eventos por conseguir destruir tudo no solo, e ao mesmo tempo lá não se encontrar, sendo mais difícil de abater. A Partir daí o avião tornou -se um dos mais importantes veículos militares.
    Em Outubro de 1947, o americano Chuck Yeager, no seu Bell X-1, foi a primeira pessoa a ultrapassar a barreira do som. O recorde mundial de velocidade para um avião de asa fixa tripulada é de 7 297 km/h, Mach 6,1, da aeronave X-15.
    Durante o bloqueio de Berlim, aviões, tanto militares como civis, continuaram a abastecer Berlim Ocidental com mantimentos, em 1948, quando os acessos por estradas e linhas de comboio à cidade foram completamente bloqueados foi bloqueado por ordem da União Soviética.
    O primeiro jacto comercial, o De Havilland Comet, foi introduzido em 1952, e o primeiro jacto comercial de sucesso, o Boeing 707, ainda nos anos 50. O Boeing 707 iria desenvolver-se posteriormente no Boeing 737, a linha de aviões de passageiros mais usada do mundo, no Boeing 727, outro avião de passageiros bastante usado, e no Boeing 747, o maior avião comercial do mundo até 2005, quando foi superado pelo Airbus A380.
 

Fonte: aeronauticaap

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