Os 70 anos de história do Volkswagen Transporter
•
Transporter comemora 70 anos de produção, a maior duração de qualquer veículo
comercial
•
Recapitulamos todas as seis gerações e exploramos algumas fotografias
divertidas de arquivo
• Mais de 13
milhões de exemplares do VW Transporter foram construídos desde 1950
O Volkswagen
Transporter comemora o seu 70º aniversário em 2020, por isso revimos o arquivo
para traçar a história desta carrinha extremamente popular, com as suas
credenciais icónicas de autocaravana.
Como o VW
Transporter tem estado em produção constante durante estes 70 anos, é também o
ciclo de produção mais longo de qualquer veículo comercial. Uma grande proeza.
Para
assinalar a ocasião, a Volkswagen lançou uma seleção de fotos de arquivo, e
encontrará muito mais na galeria acima. Vamos então fazer uma viagem ao
passado.
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Factos sobre
o VW Transporter
Houve seis
gerações do Volkswagen Transporter, após o início da produção a 8 de março de
1950.
Nos 70 anos
que decorreram desde então, foram construídos mais de 13 milhões de exemplares.
Outros nomes
familiares para o Transporter incluem Type 2 (o Beetle era o Type 1), Bulli,
Kombi, Samba e Microbus – embora também seja famoso por ser a base de um
Camper, hoje conhecido como California.
Também
disponível como furgão, transporte de passageiros, minibus e chassis-cabine,
constitui também a base do Caravelle (conhecido como Multivan na Alemanha) e do
Transporter Shuttle.
Os números T
– T1, T2, T3, T4, T5 e T6 – embora hoje bem conhecidos, só foram aplicados
retrospetivamente quando o modelo T4 foi introduzido pela primeira vez em 1990.
Desenvolvimento
do Volkswagen Transporter
A ideia do
primeiro Volkswagen Transporter surgiu de um importador holandês chamado Pon
Bon, que avistou um transportador de peças quando visitou a fábrica do Beetle
em 1946 e pensou que a ideia poderia ser adaptada para se tornar um veículo
comercial de produção. Os seus primeiros esboços sérios surgiram em 1947.
Os conceitos
inovadores incluíam colocar o condutor mesmo à frente do veículo (uma
característica de design que ficou conhecida como “controlo avançado”),
enquanto o motor era colocado logo atrás – como no carro VW Beetle que o doou –
a conduzir as rodas traseiras. O formato foi também desenvolvido em túnel de
vento, para reduzir o consumo de combustível e tornar o funcionamento mais
barato.
O primeiro
protótipo construído à mão (o Type 29) foi produzido em apenas três meses,
utilizando um chassis em escada no lugar do piso do Beetle que foi inicialmente
proposto (este revelou-se demasiado fraco para acomodar uma carga útil
decente).
A produção
total foi aprovada em 1949, tendo a produção da primeira geração (T1) começado
oficialmente em março de 1950.
Volkswagen
Transporter T1: 1950-1967
Embora
utilizasse o motor e a caixa de velocidades do VW Beetle, o Transporter
ostentava uma impressionante carga útil de 750 kg quando foi lançado em 1950
como furgão, carrinha de passageiros (kombi) e autocarro de oito lugares.
Em 1951, a
VW adicionou o Samba multi-janelas, que se tornou uma espécie de ícone,
enquanto 1952 viu uma pick-up juntar-se à gama. Com o seu distinto design de
pára-brisas de duas peças, o T1 passou a ser chamado de ‘splittie’ pelos fãs de
todo o mundo.
O seu
sucesso pode ter apanhado a VW de surpresa – demorou apenas quatro anos para
vender 100.000 exemplares, e a produção foi transferida de Wolfsburg para uma
fábrica construída especificamente em Hanover em 1956. Esta também atingiu
rapidamente a capacidade, pelo que foram adicionadas novas linhas de produção
no Brasil.
Em 1964, já
tinham sido construídos um milhão de Transporters e a VW tinha a reputação de
ter a maior frota marítima privada do mundo, com mais de 80 navios a
transportar os seus veículos para todo o mundo.
Até ao final
da produção do T1, em 1967, tinham sido construídos 1,9 milhões de unidades, e
este tinha-se tornado uma espécie de ícone cultural no movimento flower-power –
levando a que também fosse conhecido como o autocarro hippie.
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