Os 70 anos de história do Volkswagen Transporter
•
Transporter comemora 70 anos de produção, a maior duração de qualquer veículo
comercial
•
Recapitulamos todas as seis gerações e exploramos algumas fotografias
divertidas de arquivo
• Mais de 13
milhões de exemplares do VW Transporter foram construídos desde 1950
O Volkswagen
Transporter comemora o seu 70º aniversário em 2020, por isso revimos o arquivo
para traçar a história desta carrinha extremamente popular, com as suas
credenciais icónicas de autocaravana.
Como o VW
Transporter tem estado em produção constante durante estes 70 anos, é também o
ciclo de produção mais longo de qualquer veículo comercial. Uma grande proeza.
Para
assinalar a ocasião, a Volkswagen lançou uma seleção de fotos de arquivo, e
encontrará muito mais na galeria acima. Vamos então fazer uma viagem ao
passado.
>>
Subscreva a newsletter Parkers Vans and Pickups e receba as últimas notícias,
conselhos e avaliações diretamente na sua caixa de entrada
Factos sobre
o VW Transporter
Houve seis
gerações do Volkswagen Transporter, após o início da produção a 8 de março de
1950.
Nos 70 anos
que decorreram desde então, foram construídos mais de 13 milhões de exemplares.
Outros nomes
familiares para o Transporter incluem Type 2 (o Beetle era o Type 1), Bulli,
Kombi, Samba e Microbus – embora também seja famoso por ser a base de um
Camper, hoje conhecido como California.
Também
disponível como furgão, transporte de passageiros, minibus e chassis-cabine,
constitui também a base do Caravelle (conhecido como Multivan na Alemanha) e do
Transporter Shuttle.
Os números T
– T1, T2, T3, T4, T5 e T6 – embora hoje bem conhecidos, só foram aplicados
retrospetivamente quando o modelo T4 foi introduzido pela primeira vez em 1990.
Desenvolvimento
do Volkswagen Transporter
A ideia do
primeiro Volkswagen Transporter surgiu de um importador holandês chamado Pon
Bon, que avistou um transportador de peças quando visitou a fábrica do Beetle
em 1946 e pensou que a ideia poderia ser adaptada para se tornar um veículo
comercial de produção. Os seus primeiros esboços sérios surgiram em 1947.
Os conceitos
inovadores incluíam colocar o condutor mesmo à frente do veículo (uma
característica de design que ficou conhecida como “controlo avançado”),
enquanto o motor era colocado logo atrás – como no carro VW Beetle que o doou –
a conduzir as rodas traseiras. O formato foi também desenvolvido em túnel de
vento, para reduzir o consumo de combustível e tornar o funcionamento mais
barato.
O primeiro
protótipo construído à mão (o Type 29) foi produzido em apenas três meses,
utilizando um chassis em escada no lugar do piso do Beetle que foi inicialmente
proposto (este revelou-se demasiado fraco para acomodar uma carga útil
decente).
A produção
total foi aprovada em 1949, tendo a produção da primeira geração (T1) começado
oficialmente em março de 1950.
Volkswagen
Transporter T1: 1950-1967
Embora
utilizasse o motor e a caixa de velocidades do VW Beetle, o Transporter
ostentava uma impressionante carga útil de 750 kg quando foi lançado em 1950
como furgão, carrinha de passageiros (kombi) e autocarro de oito lugares.
Em 1951, a
VW adicionou o Samba multi-janelas, que se tornou uma espécie de ícone,
enquanto 1952 viu uma pick-up juntar-se à gama. Com o seu distinto design de
pára-brisas de duas peças, o T1 passou a ser chamado de ‘splittie’ pelos fãs de
todo o mundo.
O seu
sucesso pode ter apanhado a VW de surpresa – demorou apenas quatro anos para
vender 100.000 exemplares, e a produção foi transferida de Wolfsburg para uma
fábrica construída especificamente em Hanover em 1956. Esta também atingiu
rapidamente a capacidade, pelo que foram adicionadas novas linhas de produção
no Brasil.
Em 1964, já
tinham sido construídos um milhão de Transporters e a VW tinha a reputação de
ter a maior frota marítima privada do mundo, com mais de 80 navios a
transportar os seus veículos para todo o mundo.
Até ao final
da produção do T1, em 1967, tinham sido construídos 1,9 milhões de unidades, e
este tinha-se tornado uma espécie de ícone cultural no movimento flower-power –
levando a que também fosse conhecido como o autocarro hippie.
Volkswagen
T 1 foto, família com automóvel VW T1, transportador, fotografia vintage
.jpg)
.jpeg)
.webp)
.jpg)
.webp)
.jpg)
.webp)
.jpg)
.webp)
.jpg)
.webp)
.jpg)
.webp)
.jpg)
.webp)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.webp)
Comentários
Postar um comentário