Os 70 anos de história do Volkswagen Transporter


 

• Transporter comemora 70 anos de produção, a maior duração de qualquer veículo comercial

• Recapitulamos todas as seis gerações e exploramos algumas fotografias divertidas de arquivo

• Mais de 13 milhões de exemplares do VW Transporter foram construídos desde 1950

O Volkswagen Transporter comemora o seu 70º aniversário em 2020, por isso revimos o arquivo para traçar a história desta carrinha extremamente popular, com as suas credenciais icónicas de autocaravana.

Como o VW Transporter tem estado em produção constante durante estes 70 anos, é também o ciclo de produção mais longo de qualquer veículo comercial. Uma grande proeza.

Para assinalar a ocasião, a Volkswagen lançou uma seleção de fotos de arquivo, e encontrará muito mais na galeria acima. Vamos então fazer uma viagem ao passado.

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Factos sobre o VW Transporter

Houve seis gerações do Volkswagen Transporter, após o início da produção a 8 de março de 1950.

Nos 70 anos que decorreram desde então, foram construídos mais de 13 milhões de exemplares.

Outros nomes familiares para o Transporter incluem Type 2 (o Beetle era o Type 1), Bulli, Kombi, Samba e Microbus – embora também seja famoso por ser a base de um Camper, hoje conhecido como California.

Também disponível como furgão, transporte de passageiros, minibus e chassis-cabine, constitui também a base do Caravelle (conhecido como Multivan na Alemanha) e do Transporter Shuttle.

Os números T – T1, T2, T3, T4, T5 e T6 – embora hoje bem conhecidos, só foram aplicados retrospetivamente quando o modelo T4 foi introduzido pela primeira vez em 1990.

Desenvolvimento do Volkswagen Transporter

A ideia do primeiro Volkswagen Transporter surgiu de um importador holandês chamado Pon Bon, que avistou um transportador de peças quando visitou a fábrica do Beetle em 1946 e pensou que a ideia poderia ser adaptada para se tornar um veículo comercial de produção. Os seus primeiros esboços sérios surgiram em 1947.

Os conceitos inovadores incluíam colocar o condutor mesmo à frente do veículo (uma característica de design que ficou conhecida como “controlo avançado”), enquanto o motor era colocado logo atrás – como no carro VW Beetle que o doou – a conduzir as rodas traseiras. O formato foi também desenvolvido em túnel de vento, para reduzir o consumo de combustível e tornar o funcionamento mais barato.

O primeiro protótipo construído à mão (o Type 29) foi produzido em apenas três meses, utilizando um chassis em escada no lugar do piso do Beetle que foi inicialmente proposto (este revelou-se demasiado fraco para acomodar uma carga útil decente).

A produção total foi aprovada em 1949, tendo a produção da primeira geração (T1) começado oficialmente em março de 1950.

Volkswagen Transporter T1: 1950-1967

Embora utilizasse o motor e a caixa de velocidades do VW Beetle, o Transporter ostentava uma impressionante carga útil de 750 kg quando foi lançado em 1950 como furgão, carrinha de passageiros (kombi) e autocarro de oito lugares.

Em 1951, a VW adicionou o Samba multi-janelas, que se tornou uma espécie de ícone, enquanto 1952 viu uma pick-up juntar-se à gama. Com o seu distinto design de pára-brisas de duas peças, o T1 passou a ser chamado de ‘splittie’ pelos fãs de todo o mundo.

O seu sucesso pode ter apanhado a VW de surpresa – demorou apenas quatro anos para vender 100.000 exemplares, e a produção foi transferida de Wolfsburg para uma fábrica construída especificamente em Hanover em 1956. Esta também atingiu rapidamente a capacidade, pelo que foram adicionadas novas linhas de produção no Brasil.

Em 1964, já tinham sido construídos um milhão de Transporters e a VW tinha a reputação de ter a maior frota marítima privada do mundo, com mais de 80 navios a transportar os seus veículos para todo o mundo.

Até ao final da produção do T1, em 1967, tinham sido construídos 1,9 milhões de unidades, e este tinha-se tornado uma espécie de ícone cultural no movimento flower-power – levando a que também fosse conhecido como o autocarro hippie.

























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