Moto Peugeot 495cc modelo 515 de 1938
A Peugeot exibiu a sua primeira bicicleta motorizada na exposição de Paris de 1898. Apresentava um motor De Dion-Bouton montado perpendicularmente na roda traseira, mas nunca foi colocado em fabricação em série.
Nesse mesmo ano, a De Dion-Bouton fabricou um triciclo
motorizado para a Peugeot que estava equipado com um motor de 239.5cc. Em 1900,
os triciclos foram substituídos por Quadriciclos que foram produzidos até 1903.
A primeira moto real da Peugeot foi produzida em 1901. Era essencialmente uma
estrutura de bicicleta equipada com um motor ZL suíço de 1.5cv, 198cc montado
sob o tubo da estrutura frontal à frente da manivela pedal. O último passeio
até a roda traseira foi com o cinto.
Entre 1901 e 1939, a Peugeot apresentou um total de 61
modelos de motocicletas que variam de 100cc a 745cc. A primeira Ilha de Man TT
em 1907 foi uma de um Norton promovido por um Peugeot V-twin. A Peugeot também
construiu o primeiro eixo duplo de cabeça, desmodrómico, quatro válvulas, gêmeo
paralelo em 1914. Em 1933, a empresa mostrou duas motocicletas monocilindrada,
495cc, de quatro tempos datilografadas 515 e 517. Em 1934, um peso leve de 515
quebrou nove recordes mundiais incluindo estabelecer um novo recorde mundial de
24 horas e um novo recorde de 3.000 km em Montlhéry a velocidades médias de
118,7kph (73,8 mph) e 118,1kph (73,4 mph), respectivamente.
O 515 apresenta um motor de construção unidade com
condução helicoidal para o eixo de cames longitudinal e magneto. A bomba de
óleo é movida por engrenagens enquanto o dínamo, a transmissão primária e o
arranque de arranque são movidos por cadeia. Possui uma caixa de velocidades de
mudança manual, uma estrutura traseira rígida e garfos frontais de viga com
ligação de liderança. Os silenciadores são de um elegante design Art Deco feito
de alumínio fundido.
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