Dornier Do X
O Dornier Do X, em alemão também conhecido como
"Flugschiff" ("Navio Voador") foi um hidroavião alemão. Foi
o maior, mais pesado e mais potente de seu tipo fabricado, apenas 3 unidades foram
produzidas.
História
Foi concebido pelo designer alemão Claudius Dornier, que
havia desenhado ou sucedido Dornier J Wal. A partir do início da década de
1920, a primeira cópia foi concluída em meados de 1929 e foi feita pela
primeira vez em 12 de julho, com sucesso.
Sua fabricação foi financiada pelo governo alemão. Para
contornar as imposições do Tratado de Versalhes (1919) que proibia a Alemanha
de fabricar aeronaves, ele foi fabricado no Lago de Constança, na Suíça.
Esteve nos Açores, onde amerissou na baía da Horta (1929) e
no Brasil (1931), país visitado por uma estratégia de propaganda do fabricante.
Embora popular entre o público, na ausência de interesse
comercial, ou grande consumo de combustível, algumas deficiências no projeto e
uma série de acidentes não são fatais, levando à descontinuidade da produção.
Das três unidades produzidas, duas (X2 e X3) foram vendidas
para a Itália, onde foram batizadas de "Umberto Maddalena" (X2) e
"Alessandro Guidoni" (X3). Este país teve uso militar pela Regia
Aeronautica e, posteriormente, aproveitou a possibilidade da "Societá
Anonima Navigazione Aerea" (SANA) utilizá-los para o transporte de
passageiros. O destino final dessas aeronaves não é conhecido com certeza.[2]
O X1 (D-1929), que permanece na Alemanha, foi exposto no
Deutsches Technikmuseum em Berlim.
Em 1943, durante as incursões aéreas aliadas a Berlim, no
contexto da Segunda Guerra Mundial, este museu foi atingido, perdendo-se este
exemplar.
Caracteristicas
A aeronave tem 41 metros de compressão por 48 metros de
envergadura e 10 metros de altura. Possuía doze motores radiais Bristol
Jupiter, fabricados sob licença da Siemens, com 524 HP cada, montados em tandem
sobre seis naceles duplas, tendo, asim, seis hélices de tração e seis hélices
motrizes. A fuselagem era em duralumínio, e os puxadores, com superfície de 450
metros quadrados, tinham estruturas de alumínio e aço, revestidas em tecido de
alumínio pintado. O peso máximo de descarga era de 56 toneladas e a velocidade
de cruzeiro era de 109 MPH.
Tem capacidade para 66 passageiros com total ou conforto,
em voos transoceânicos, ou até 100, em distâncias mais curtas.
Os primeiros voos demonstraram que os motores Júpiter
refrigerados a ar tendiam a superaquecer e eram incapazes de erguer a aeronave
acima de 1.400 pesos em velocidade de cruzeiro, altitude insuficiente para
efetuar voos de travessia do Oceano Atlântico, a partir de 1930, substituindo o
Dornier - utilizado por 12" Motores americanos Curtiss Conqueror",
com 12 cilindros em "V" e refrigeração líquida, eliminando assim
problemas de superaquecimento. Com 610 HP cada, esses motores poderiam fazer o
avião levantar até 1.650 pés, o suficiente para cruzar o Atlântico com
segurança.
Navio Voador com
12 motores, sobrevoou o Rio em 1931.
Flagrante obtido durante a escala no Rio de
Janeiro do histórico vôo experimental alemão por 45.000 quilômetros da África
às Américas do Sul e do Norte, em 1931. Fabricado pela Dornier alemã, o
protótipo DO-X era o maior avião do mundo e jamais entrou em operação
comercial, apesar de ter sido testado pela Lufthansa. Tinha três andares com
cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar. Um navio
voador de luxo, com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina. O avião
parece ter "apenas" seis motores porque as héliçes são duplas, isto
é, para cada um que você vê acima da asa, tem outro na parte de trás. Não creio
que tenha existido outro avião com tantos propulsores. A tripulação era de 14
pessoas e a lotação, de 70 passageiros. Sua velocidade de cruzeiro era de 175
km/h, autonomia de 2.300 km e levava 23 mil litros de combustível. Media 40
metros de comprimento e 10 m de largura. Como o projeto não teve prosseguimento
comercial, este famoso DO-X 1929 foi desativado em 1934 e levado para o Museu
da Aviação em Berlin, onde terminou destruído num bombardeio durante a 2ª
Guerra Mundial, em 1945.
Comentários
Postar um comentário