MERCEDES-BENZ 240 D - 1974
MERCEDES 240 D 3.0: PRIMEIRO CARRO A DIESEL COM 5 CILINDROS
O
Mercedes-Benz 240 D 3.0 W115, carro desenhado por Paul Bracq, não foi o
primeiro carro a ter um motor de cinco cilindros, mas sim o primeiro modelo de produção
em série a oferecer esta motorização. Antes deste modelo nascido há 40 anos, os
blocos de cinco cilindros vinham sendo usados com sucesso em caminhões, bombas
e outros sistemas fixos.
A Mercedes,
como em muitas outras situações, tomou a liderança e aplicou um bloco de cinco
cilindros ao Mercedes W115. O motor diesel do 240 D permitia uma aceleração de
0-100 km/h em 19,9 segundos e uma velocidade máxima de 148 km/h. A versão
automática fazia o mesmo em 20,8 segundos com uma velocidade máxima de 143 km/h.
Números que
hoje nos fazem sorrir, mas que na época colocaram o 240 D 3.0 no topo do
segmento dos modelos alimentados a diesel. “Com o seu refinado caráter, suave
funcionamento e economia – 10,8 l/100 km – o mais recente modelo diesel da
Mercedes irá seduzir novos e antigos clientes” dizia o comunicado para a
imprensa. “Com o 240 D 3.0, dirigir um diesel passou a ser mais interessante”
concluiu.
O mais
curioso é que sem olhar para o turbo, que viria a revolucionar os motores
diesel, a Mercedes encarou os cinco cilindros como a forma de superar as
limitações de potência dos motores de quatro cilindros. Para os técnicos da
Mercedes-Benz, era preciso mais cilindrada e por isso aumentar o número de
cilindros era fundamental. Foi assim que nasceu o OM617, o bloco de cinco
cilindros, menor que um seis em linha que na época era mais pesado, mais caro e
complicado de produzir. A base era a do OM616, um 4 cilindros de 2.4 litros.
Outra
inovação para a época residia na forma de ligar e desligar o motor. Graças a um
sistema pneumático, desaparecia o botão de aquecimento da resistência e o botão
que desligava o motor, sendo tudo feito a partir da chave colocada no cilindro
de ignição: colocar a chave, esperar que a resistência aquecesse e depois ligar
à chave.
O sucesso do
Mercedes 240 D 3.0 traduziu-se na produção entre 1974 e 1976 de 53.690
unidades.
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