MERCEDES-BENZ 240 D - 1974

 MERCEDES 240 D 3.0: PRIMEIRO CARRO A DIESEL COM 5 CILINDROS

O Mercedes-Benz 240 D 3.0 W115, carro desenhado por Paul Bracq, não foi o primeiro carro a ter um motor de cinco cilindros, mas sim o primeiro modelo de produção em série a oferecer esta motorização. Antes deste modelo nascido há 40 anos, os blocos de cinco cilindros vinham sendo usados com sucesso em caminhões, bombas e outros sistemas fixos.

A Mercedes, como em muitas outras situações, tomou a liderança e aplicou um bloco de cinco cilindros ao Mercedes W115. O motor diesel do 240 D permitia uma aceleração de 0-100 km/h em 19,9 segundos e uma velocidade máxima de 148 km/h. A versão automática fazia o mesmo em 20,8 segundos com uma velocidade máxima de 143 km/h.

Números que hoje nos fazem sorrir, mas que na época colocaram o 240 D 3.0 no topo do segmento dos modelos alimentados a diesel. “Com o seu refinado caráter, suave funcionamento e economia – 10,8 l/100 km – o mais recente modelo diesel da Mercedes irá seduzir novos e antigos clientes” dizia o comunicado para a imprensa. “Com o 240 D 3.0, dirigir um diesel passou a ser mais interessante” concluiu.

O mais curioso é que sem olhar para o turbo, que viria a revolucionar os motores diesel, a Mercedes encarou os cinco cilindros como a forma de superar as limitações de potência dos motores de quatro cilindros. Para os técnicos da Mercedes-Benz, era preciso mais cilindrada e por isso aumentar o número de cilindros era fundamental. Foi assim que nasceu o OM617, o bloco de cinco cilindros, menor que um seis em linha que na época era mais pesado, mais caro e complicado de produzir. A base era a do OM616, um 4 cilindros de 2.4 litros.

Outra inovação para a época residia na forma de ligar e desligar o motor. Graças a um sistema pneumático, desaparecia o botão de aquecimento da resistência e o botão que desligava o motor, sendo tudo feito a partir da chave colocada no cilindro de ignição: colocar a chave, esperar que a resistência aquecesse e depois ligar à chave.

O sucesso do Mercedes 240 D 3.0 traduziu-se na produção entre 1974 e 1976 de 53.690 unidades.
















 

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