LANCIA FULVIA BERLINA 2C, 1966
Lancia & Co. foi fundada no ano de 1906 em Torino, Itália.
Vincenzo Lancia fundou sua empresa em cooperação
com seu amigo e colega Claudio Fogolin. Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin
trabalharam como técnicos e piloto de carros de corrida (teste) na empresa de
automóveis Fiat.
O primeiro protótipo Lancia foi completamente
danificado por um incêndio na fábrica, então o primeiro automóvel Lancia foi
apresentado um ano depois; em 1908.
O primeiro Lancia foi o "tipo 51" que
foi denominado Alpha (O "A" no alfabeto grego). Nas décadas
seguintes, Lancia nomearia muitos carros com maiúsculas do alfabeto grego. O
Lancia Alpha foi equipado com um pequeno motor de quatro cilindros
inteligentemente construído com uma capacidade de 58 bhp. Aqueles dias de
enorme capacidade!
Os automóveis Lancia eram conhecidos por serem
extremamente rápidos e característicos por design. Entre os anos de 1910 e
1920, a Lancia construiu principalmente tourers rápidos de classe média. A
empresa foi um inovador ativo e sempre à frente com soluções técnicas e
mecânicas.
Um dia Vincenzo Lancia encontrou-se em um navio
em um mar monstruoso. Vendo o casco dos navios lutando contra as ondas
demoníacas, ele declarou; um carro deve ser tão firme e forte como o casco de
um navio ... Esta experiência molhada e a ideia do casco do navio inspiraram
Vincenzo a desenvolver um carro com uma estrutura de carroceria unitária ...
Este carro, o Lancia Lambda, foi apresentado ao público no ano de 1922. Este
foi o primeiro carro construído com uma estrutura de carroceria unitária;
carroceria e chassi finalmente fundidos ...
Mecanicamente, o Lancia Lambda também estava
muito à frente dos concorrentes contemporâneos. O carro apresenta um motor V4
exclusivo com duas árvores de cames à cabeça, suspensão dianteira independente
e travões a toda a volta.
O Lancia Lambda foi exaustivamente testado nos
Alpes.
O carro leve com carroceria rígida e motor
potente, à prova de ser abençoado com excelentes capacidades de aderência à
estrada!
O Lambda foi construído com várias variantes de
carroceria até 1931, quando foi sucedido pelo Lancia Dilambda.
A Dilambda foi um retrocesso no conceito; o
carro foi construído com um chassi separado novamente. Naquela época, era comum
comprar um chassi com rodízio no qual empresas especializadas criavam a
carroceria para os clientes. O Lambda veio muito cedo, a indústria não estava
pronta então o Lancia voltou a ficar em comum com o Dilambda ... O Dilambda
estava equipado com um motor de oito cilindros. Até 1936, a Lancia construiu os
modelos Augusta, Astura, Arteria en Ardea. Esses carros foram montados por
famosos especialistas italianos em carroceria.
No ano de 1936 a estrutura unitária da
carroceria foi introduzida novamente (14 anos após a introdução do Lancia
Lambda) com a apresentação do belo Lancia Aprilia.
O Lancia Aprilia apresentava suspensão independente
em toda a volta (!), Freios hidráulicos (!), Freios a tambor colocados perto do
diferencial na parte traseira (!) E um motor V4 de alumínio (!).
Além de projetar e produzir carros de estrada, a
Lancia também estava muito envolvida na construção de carros de corrida ... Os
carros de corrida Lancia eram frequentemente equipados com novas construções
inovadoras que tinham que provar seu valor nas pistas de corrida.
Entre outros, o famoso piloto de corridas
Emmanuel Fangio dirigiu para Lancia nos anos cinquenta do século XX. Ele também
dirigiu a corrida Pan-americana em 1953.
Nos anos cinquenta do século XX, a Lancia
construiu os seus automóveis mais bonitos de sempre. Esses carros estavam muito
à frente da concorrência com sua estrutura de carroceria unitária, motores V4 e
V6 com árvores de cames suspensas e todas as inovações que a Lancia desenvolveu
para os modelos seguintes.
O Lancia Appia Série 1 e
II (1953-1959) era um carro compacto com um design bonito e mecanicamente menos
complexo do que os outros modelos Lancia contemporâneos. Entre 1956 e 1962,
vários especiais impressionantes foram construídos, por Pinin Farina, Zagato e
Vignale, com base no Appia.
No ano de 1950 o Lancia Aurelia foi apresentado
ao público. O Aurelia estava disponível como modelo sedã (B10, B21, B22, B12),
a partir de 1953 também como modelo 2 + 2 coupé (B20-2500 GT) e a partir de
1954 como modelos Spider e Conversível (B24).
O Aurelia B20-2500 GT e o Aurelia B20 Spider são
os destaques absolutos na história da Lancia e ambos foram projetados por Pinin
Farina!
A série Aurelia foi substituída pela série
Lancia Flaminia no ano de 1957.
Com a série Flaminia, a Lancia apresentou um
automóvel muito luxuoso de gama alta. O Flaminia foi outra vitrine de inovação
da Lancia e os carros apresentavam belos designs. Por causa dos caros
componentes técnicos e mecânicos, o Lancia Flaminia era um automóvel muito
caro.
A série Lancia Flaminia apresentava: suspensão
independente em toda a volta, eixo traseiro De Dion com caixa de câmbio integrada
(transmissão), freios a disco em toda a volta e 2775 cc de alumínio. Motor V6.
Identificamos os seguintes modelos de Lancia Flaminia:
O Flaminia Berlina (1957-1970), o Lancia
Flaminia Coupe (1958-1967), o Lancia Flaminia GT / GTL (1958-1967) e o Lancia Flaminia
Sport e Super sport Zagato (1958-1967)
Todos os modelos Flaminia juntos um pouco mais
de 10.000 já foram construídos.
No ano de 1960, um novo modelo nasceu; o Lancia
Flavia.
O Lancia Flavia foi posicionado entre as séries
de modelos Lancia Appia e Lancia Flaminia. Com a apresentação da série de
modelos Flavia, a Lancia apresentou o seu primeiro carro com tração dianteira.
A decisão de usar tração dianteira foi feita do ponto de vista econômico; a
construção poderia ser menos complexa e consideravelmente mais barata. O Flavia
também foi equipado com um eixo traseiro de viga menos complexo. O sistema de
freio era de última geração novamente; discos em toda a volta com sistema de
freio de circuito duplo Em 1965 foi introduzida a injeção de combustível para a
série de modelos Flavia.
Identificamos os seguintes modelos Lancia
Flavia:
Lancia Flavia Berlina (1960-1966), o Lancia
Flavia Coupe (1962-1968), o Lancia Flavia Conversível (1962-1969) e o Lancia
Flavia Sport Zagato (1963-1967).
No ano de 1969 a situação financeira da Lancia
era muito ruim. Os automóveis caros e avançados geraram lucro insuficiente para
sobreviver, não havia chance de Lancia sobreviver por conta própria, então a
marca foi assumida pela FIAT.
No ano de 1969 o Lancia Flavia Berlina e Coupe
tornaram-se disponíveis com carroceria ligeiramente redesenhada e um novo
motor; o motor V4 Fulvia. O Flavia modernizado foi construído até o ano de
1974.
No ano de 1963 o Lancia Fulvia foi apresentado
ao público. O modelo Berlina apresenta grande semelhança com o Lancia Flavia
Berlina. O Lancia Fulvia foi alimentado com o motor V4 menor acionando as rodas
dianteiras. A série Lancia Fulvia foi equipada com suspensão independente e
freios a disco em todas as direções. No ano de 1965, o show stopper da série
Fulvia foi apresentado; o cupê Lancia Fulvia ... a versão HF deste carro ganhou
muitos, muitos eventos internacionais de rally.
O Lancia Fulvia também estava disponível como um
modelo Zagato Sport.
No ano de 1970, o único Lancia Stratos viu a luz
do dia. Um modelo futurístico projetado por Bertone que foi escolhido pela
Lancia para competir nos campeonatos internacionais de rally. O Stratos provou
fazer muito sucesso, assim como o Fulvia HF.
Entre os anos de 1972 e 1984 foram apresentados
os seguintes modelos Lancia:
O Lancia Beta (Berlina,
Coupe, Spider, HPE e Montecarlo), o sucessor de Stratos, Lancia Rally 037 e o
salão Lancia Gamma.
http://www.amicistoricalancia.it/?q=node/22
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