1910 Renault 35 CV Tipo AIB Open-Drive Limousine
Introduzido para 1906, o tipo
IA de quatro cilindros de 7.4 litros foi o maior carro de produção da Renault
até à data. A gama de 35 CV Type IA contou com os amortecedores hidráulicos
recentemente patenteados de Louis Renaulicos, endoando-a com uma viagem muito
mais suave do que muitos de seus contemporâneos, mantendo a tradicional touca
de carvão " da empresa e radiador montado na traseira.
A
Renault exportou muitos chassis de luxo para
os EUA nos primeiros anos do século XIX, abrindo um showroom na Fifth Avenue de
Nova Iorque em 1909. A agência americana da empresa descreveu orgulhosamente a
Renault em seus anúncios como " o carro que irá durar para sempre. Este
tipo AIB em particular foi fornecido novo para Nova Iorque, onde o elegante,
estilo europeu, de coachwork de limusine aberto foi equipado pelo Moore e
Munger Co. A placa desta última ainda está fixa no corpo, e o carro também
carrega uma placa indicando que era o número de veículo motor registrado
'69875' no estado da Califórnia.
De 1936 a 1975, esta Renault foi
exibida no Museu Henry Ford em Dearborn. Posteriormente, o carro foi trazido
para o Reino Unido pelo conhecido colecionador / traficante, Peter Harper, que
o vendeu a um Sr. C P Radcliffe. Uma carta no arquivo datada de 1983 de Randy
Mason do Museum Ford para Mr. Radcliffe afirma que o carro foi comprado por
Henry Ford em 1936 da coleção T C Wohlbruck em San José, Califórnia. A Renault
estava em exibição do museu e quando se acredita que era um 'bom, baixa
quilometragem, carro não restaurado' e o Museu Henry Ford preservou-o como tal.
O livro do Ford Museum registra este Renault como número de veículo '44'. É
descrito como: " Renault " 50 " Limousine. Como novo, 1910.
Descrições e fotos de bonhams
& flickr & all-andorra & outros
Comentários
Postar um comentário