Citroën M35
O motor rotativo montado
longitudinalmente tinha uma capacidade nominal de 995 cc, fornecendo 49 cv (37
kW; 50 cv) e 50 lb-pés de torque. [1] De acordo com os números da fábrica, o
carro teve um desempenho aproximadamente igual ao de um Morris 1300. Ele pode
acelerar de 0 a 100 km / h em 19 segundos, 10 segundos mais rápido que um Ami
8, e chegar ao topo velocidade de cerca de 90 mph (140 km / h). O M35 também
usou um tanque de combustível maior de 43 galões (43 litros) para melhorar o
alcance, já que o tanque de combustível no padrão Ami 8 foi considerado pequeno
demais. O motor era tão suave que a Citroën acionou um alarme audível que
disparou quando o carro se aproximou da linha vermelha de 7.000 rpm. O motor
era fornecido por uma empresa formada em 1967 pela NSU e pela Citroën, chamada
Comotor.
O M35 era um veículo experimental e não
foi oficialmente vendido - em vez disso, foi fornecido a clientes leais da
Citroën para obter seus comentários sobre a usabilidade do design. Devido ao
seu estado experimental, cada carro apresentava um banner na parte inferior da
janela traseira que dizia em francês “Este protótipo Citroën M35 equipado com
um motor de pistão rotativo está passando por testes de longo prazo nas mãos de
um cliente da Citroën”. Muitos aspectos do M35 chegaram à produção regular. O
motor rotativo foi considerado satisfatório e uma versão de rotor duplo foi
utilizada no GS Birotor em 1974; a caixa de engrenagens usada no M35 era a
caixa de câmbio do GS 1015 (embora com um padrão de mudança normal); Algumas
peças de suspensão entraram na linha GS quando foi introduzida em 1970 e os
assentos reclinados logo acima da cintura foram encontrados em ninguém menos
que o SM
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