Acção sobre o carro e similares antigos incluído aviação são temas lúdicos que contribuíra de forma importante e concretizada os objetivos deste blogue
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Automobilia de Aveiro, o maior e mais
antigo certame de Portugal dedicado ao coleccionismo da temática dos
transportes de outros tempos. Destaques: - Os automóveis de fabrico português - Camiões reboque - Motos antigas artesanais - Exposição da 2ª Guerra Mundial - A família automóvel Renault - 70 anos Land Rover - Passeios gratuitos na cidade em autocarros
antigos.
A não perder, de 18 a 20 de Maio 2018 no Parque de
Feiras e Exposições de Aveiro
Mais algum conhecimento desta viatura que foi a mais popular em todo o mundo Ficha Técnica Motores VW 1300 Tipo de Construção: Motor de combustão interna de 4 cilindros e a 4 tempos, montado na traseira Disposicao dos cilindros: Diâmetro: Curso do Pistão: Cilindrada: Compressão: opostos 2 a 2 na horizontal 77mm 69mm 1285cm³ 6,6:1 Potência Máxima: 38 CV a 4000rpm (método DIN) 46HP a 4500rpm (método SAE) Torque: 9,1mKgf a 2600rpm (método SAE) Lubrificação: por pressão, com bomba de engrenagens e radiador de óleo Cárter: 2.5 litros de Óleo API SF Combustível: Gasolina Carburador: Solex H30 PIC de aspiração descendente Arrefecimento: A ar, por ventoinha Embreagem: Monodisco acionado a seco Transmissão: 4 velocidade
A história UTIC são as iniciais da União de Transportadores para Importação e Comércio. Fundada em 1944, em Lisboa, a UTIC foi formada pelas principais empresas rodoviárias de transporte de passageiros com o objectivo de obter peças a preços competitivos para os seus autocarros, principalmente pneus, atendendo ao período conturbado que o país e o resto do mundo. Após a Guerra, a UTIC passou a importar chassis directamente aos fabricantes, sendo as carroçarias construídas pelos seus membros. A primeira grande série de chassis importados foram Macks de origem americana, entre 1947 e 1948., seguindo-se 30 Guy Arab III 6LW, em versão de exportação com com volante à direita e que também foi utilizado em grandes quantidades na Holanda e na Bélgica. De modo a responder às necessidades das empresas rodoviária, a UTIC optou por passar a construir as suas próprias carroçarias. Para tal inaugurou em Lisboa - Cabo Ruivo uma fábrica. Posteriormente construiu uma outra nos arredores do
Génese da Aviação Militar .. Aeronave: Avro 500 "República" Período:(1912-1912) Unidade:Companhia de Aerosteiros do exército Quantidade:1 A 8 de Outubro de 1912, foi desembarcado em Lisboa um biplano Avro 500, baptizado "República", com um motor Gnome de 50 CV, aquirido em Inglaterra por 900 libras, por subscrição aberta pelo Partido Republicano Português. Foram efectuados 12 voos em Portugal pelo piloto inglês Copland Perry, pois não haviam pilotos portugueses, antes do avião ser entregue Companhia de Aerosteiros do Exercito. Já nesta unidade do exercito fez mais dois voos, segundo dos quais em outubro de 1912 terminou com uma aterragem forçada no Tejo. O avião foi então desmontado, encaixotado e enviado para Vila Nova da Rainha, não havendo noticia de ter voltado a voar. . Aeronave: Maurice-Farman MF-4 "Casta Suzana" Período:(1912-1916) Unidade:Companhia de Aerosteiros do exército Quantidade:1 O Maurice-
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