1913 Maxwell Model 25 Touring

 CHASSIS NO. 11968

ENGINE NO. 12226

Motor com válvula lateral de 4 cilindros e 25 hp

Carburador de atualização simples, ignição magnética

Transmissão de engrenagem deslizante de 3 velocidades

Eixos Vivos e Molas Semi Elípticas

Freios a tambor mecânicos da roda traseira

 

O MAXWELL

 Financiado pelo fabricante de chapas de Detroit Benjamin Briscoe e pelo plutocrata da costa leste JP Morgan, o ex-Oldsmobile e engenheiro do norte Jonathan D. Maxwell construiu seu primeiro carro - um projeto avançado de dois cilindros com refrigeração a água, válvulas de admissão mecânicas, transmissão planetária de 2 velocidades, transmissão do eixo e volante do lado direito - em 1904. O gêmeo provou ser um enorme sucesso; um modelo de 4 cilindros juntou-se à linha em 1906 e a Maxwell se expandiu de sua base em Tarrytown, Nova York, abrindo fábricas em Auburn, Indiana e Rhode Island. A engenharia de som foi complementada por uma série de manchetes publicitárias que ajudaram a impulsionar as vendas, nenhuma delas mais bem-sucedida do que uma viagem transcontinental de Nova York a São Francisco realizada por uma equipe de quatro motoristas em 1909.

No ano seguinte, a empresa vendeu mais de 20.000 carros, um total superado apenas por Ford e Buick. A partir desse ponto alto, Maxwell entrou em declínio. Os ambiciosos planos de expansão de Briscoe foram desastrosos; a maioria das fábricas foi vendida e Jonathan Maxwell transferiu a produção para Detroit. Atingido fortemente pela depressão pós-Primeira Guerra Mundial, Maxwell fundiu-se - sem sucesso - com Chalmers e adquiriu um novo presidente na pessoa de Walter Percy Chrysler, cuja nova marca iria renascer das cinzas de Maxwell-Chalmers.

 

A MOTOCARA OFERECIDA

Este Maxwell foi adquirido como parte de uma coleção modesta de carros da era de latão em meados dos anos 1950. Naquela época, o carro era usado regularmente e foi executado no Glidden Tour em 1952, entre outros eventos. Instalado há alguns anos, e nos últimos anos tendo sido feito para funcionar, o Maxwell é melhor descrito como bem envelhecido cosmeticamente, mas mesmo assim completo com lâmpadas, teto e velocímetro, bem como opções de buzina, sino e apito.

Um exemplo do modelo com volante à esquerda, ele forneceria uma entrada útil para eventos do Horseless Carriage Club, onde encontraria boa companhia entre o número de exemplos sobreviventes e, sem dúvida, suporte de orientação ou conselho de manutenção, se necessário.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros Táxis de Lisboa

UTIC

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968