O primeiro automóvel a chegar a Portugal



1895: chega a Portugal o primeiro automóvel, um veículo da marca Panhard & Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez. Com uma cilindrada de 1290 cc, potência de 4cv de 750 rotações por minuto, o automóvel atingia uma velocidade máxima de 20 km por hora.



A entrada desta estranha “mercadoria” na Alfândega de Lisboa levanta desde logo a dúvida sobre que taxa aduaneira aplicar: seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adota-se esta última definição.
Depois da montagem das várias componentes numa oficina de carruagens da baixa lisboeta e da colocação em marcha do seu motor de explosão, o Panhard & Levassor enceta a primeira viagem dirigindo-se para Palmela.
À entrada da vila, surge um burro no meio da estrada e daí recusa-se a arredar com a sua típica teimosia. O choque é inevitável e do atropelamento resulta a morte do burro. O dono vê-se então recompensado da sua significativa perda com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época.
A chegada do Panhard & Levassor ao seu destino, Santiago do Cacém, causou enorme sensação e pasmo entre os habitantes da pacata localidade.
Na sequência de uma sucessão de trocas de veículos entre proprietários, o Panhard & Levassor foi anos mais tarde descoberto por Alfredo Duro num barracão da Garagem Auto-Palace no Porto onde tinha sido deixado. Em 1954, os herdeiros de João Garrido, proprietário da Garagem Auto-Palace, doam o carro ao Automóvel Club de Portugal com a condição de não sair da cidade do Porto. O Panhard & Levassor foi, entretanto, recuperado segundo as suas características originais.
Destaca-se hoje na exposição permanente do Museu dos Transportes e Comunicações “O automóvel no espaço e no tempo” onde cerca de três dezenas de veículos clássicos ilustram uma viagem pela história do automóvel desde o seu surgimento, em 1886, até à contemporaneidade.
O Museu dos Transportes e Comunicações abre de terça a sexta, das 10h às 13h (entrada até às 12h) e das 14h às 18h (entrada até às 17h), e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h (entrada até às 18h).





Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros Táxis de Lisboa

UTIC

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968